sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

BRASIL - Horário de verão termina neste fim de semana

Fim de semana terá uma hora a mais em três regiões. A 0h de domingo, os relógios devem der atrasados em 1 hora

À 0h deste domingo, dia 16, acaba o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora pelos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O horário de verão começou no dia 20 de outubro de 2013 e tem como objetivo reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente entre as 18h e 20h.


Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CEARÁ - PREFEITO DE MASSAPÊ INAUGURA UM "POSTE" DE SAÚDE


A cidade de Massapê, localizada à 244 km da capital cearense,vai ficar na história. O prefeito da cidade, Antonio José, entregou a comunidade de Ipaguaçu Mirim, um "POSTE de saúde". O equipamento foi entregue com direito a festa, discurso e descerramento da placa.

A comitiva que foi até a localidade teria sido convidada para inaugurar um posto de saúde da família, mas ao descerrar a placa observaram que na verdade se tratava de um "poste de saúde". Resta saber se esse dai vai "dar a luz".

CEARÁ - Serviço ampliado do B.O. Eletrônico entra em vigência nesta sexta-feira (12)

A partir desta sexta-feira (12), a Delegacia Eletrônica amplia de três para 11 o número de tipificações criminais possíveis de registro através do Boletim de Ocorrência Eletrônico. De apenas três possibilidades (furto, perda de documento e desaparecimento de pessoa) a população passará a registrar 11 tipos de delitos através da internet. São eles: extravio de documentos, acidente de veículos (sem vítimas), furto (exceto de veículos, armas de fogo, munições e  explosivos), roubo a pessoa, roubo a residência (desde que sem lesão corporal), calúnia, difamação, injúria, desaparecimento de pessoas, dano ao patrimônio (público ou privado), e violação de domicílio.

A ampliação do serviço possibilitará maior comodidade para a população na hora de fazer o registro das ocorrências. Por outro lado, deverá ensejar a diminuição do movimento das delegacias, sobretudo durante os plantões. “Com isso, serão privilegiadas as lavraturas de flagrantes, possibilitando o retorno mais rápido das viaturas às suas respectivas áreas de atuação”, destacou o secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra.

O acesso aos novos serviços da Delegacia eletrônica pode ser feito através da página da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.ce.gov.br), pelas páginas oficiais da Polícia Civil, da Secretária da Segurança e do Governo do Estado. Para isso, basta clicar no link “BO Eletrônico”. “Temos a consciência de que, a partir dessa nova porta de entrada, teremos significativo aumento dos registros de ocorrência e, em segundo momento, reflexo disso nas nossas estatísticas”, destaca o secretário Bezerra.
 
Outra novidade que entra em vigor a partir de hoje é a possibilidade de registro de BOs Eletrônicos  pelos chamados “excluídos digitais”. São as pessoas que não tem hábito de usar a internet e não possuem contas de email. “Antes, para registrar a ocorrência, as pessoas tinham, necessariamente, de informar conta de email. A partir de agora, serão gerados uma senha e um protocolo com os quais o denunciante poderá, na própria página da Delegacia Eletrônica, acessar e imprimir o seu BO”, explica Bezerra.

O registro das ocorrências poderá ser feito ainda por outras pessoas em nome das vítimas. Para isso, existe o campo “Noticiante”, destinado às informações da pessoa que está prestando as informações. “Muitas vezes temos delitos cometidos contra menores de idade ou contra pessoas incapacitadas e até analfabetas. Nesses casos, uma outra pessoa poderá fazer o BO Eletrônico em nome da vítima, facilitando ainda mais o registro da ocorrência”, esclarece Bezerra.

Para dar resposta à ampliação do número de casos possíveis de registro via internet, a Delegacia Eletrônica ganhou reforço de pessoal e de equipamentos. “A ideia é atender à população com a maior brevidade possível. Lembrando que o BO Eletrônico, registrado de acordo com as normas legais, tem o mesmo valor de um documento lavrado da forma convencional, numa delegacia de Polícia Civil”, lembrou o secretário.

http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/
VIA: ceará.gov

BRASIL - Idosa descobre que carrega feto em seu abdômen há 44 anos


Uma idosa de 84 descobriu que carrega um feto em seu abdômen há 44 anos. A descoberta foi feita em uma Unidade de Saúde da Família de Natividade, no Tocantins, após um raio-x pedido por conta de mal estar.

De acordo com a ginecolosita Gesneria Saraiva Krakta, em entrevista ao portal G1, a mulher sentia fortes náuseas no dia em que descobriu o feto. A explicação é que a idosa, que não se identificou, teve uma gravidez ectópica (fora do útero) e, com o passar do tempo, após a morte do feto, o organismo se adaptou com sua presença.

Ainda de acordo com Gesneria, esse tipo de caso é tão raro que pode ser considerado sobrenatural. Ela afirma já ter visto casos semelhantes, mas nunca com tanto tempo de duração. A idosa passa bem e fará exames complementares que indicarão a possibilidade de ser realizada uma cirurgia de remoção.