sexta-feira, 29 de abril de 2016


SAÚDE - CEARÁ 2016 - Sobe para 84 os números de casos de microcefalia no Ceará

Subiu para 84 o número de casos confirmados de microcefalia e alterações do Sistema Nervoso Central (SNC) em bebês nascidos no Ceará. Ao todo, 456 casos foram notificados entre outubro do ano passado e a segunda-feira, 25, sendo constatado 12 deles a associação com o vírus zika.
134 casos foram descartados e 238 estão em investigação. Do total de notificados, 383 foram detectados no pós-parto e 73 durante a gestação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 26, no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Ocorreram 27 óbitos, sendo quatro casos de natimortos – quando o feto morre dentro do útero materno ou durante o trabalho de parto – e 23 casos que evoluíram para óbito após o nascimento.
Destes, 12 permanecem em investigação e 15 foram confirmados como advindos de infecção congênita, sendo 8 óbitos com identificação do vírus zika em tecido fetal.
Ao todo, 99 municípios notificaram casos suspeitos, enquanto 38 tiveram casos confirmados de má-formações.
Brasil
Até o dia 23 deste mês, foram confirmados 1.198 casos de microcefalia e outras alterações no Sistema Nervoso Central (SNC), sugestivos de infecção congênita em todo o País. Do total de casos confirmados, 194 tiveram confirmação laboratorial para o vírus zika.
Desde outubro do ano passado, foram notificados 7.228 casos suspeitos, sendo que 2.320 foram descartados e outros 3.710 estão em fase de investigação.
Os dados foram informados no boletim desta terça-feira, 26, do Ministério da Saúde, que reúne as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.
Os 1.198 casos confirmados ocorreram em 435 municípios, localizados em 22 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
No mesmo período, foram registrados 251 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do Sistema Nervoso Central (SNC) após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto).
Destes, 54 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 167 continuam em investigação e 30 foram descartados.
Orientações do Minsitério da Saúde
O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
redação opovoonline

TECNOLOGIA 2016 - Governo prevê desligamento de sinal analógico em cidades cearenses para julho de 2017



A relação de todos os municípios que terão o sinal analógico de televisão desligado em 2017 e receberão somente o sinal analógico foi divulgada hoje (28) pelo Ministério das Comunicações.

A maior parte das cidades fica em São Paulo, mas também há desligamentos previstos nos estados de Goiás, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em Fortaleza e na Região do Cariri, a data prevista para o desligamento é 26 de julho de 2017.

O cronograma do desligamento do sinal analógico nas principais regiões do país tinha sido divulgada no início do ano e a portaria publicada hoje detalha as cidades que serão afetadas no entorno dessas localidades.

Digitalização em 2016
Em outubro deste ano, o sinal analógico será desligado em Brasília e nas cidades do entorno (Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina). No ano que vem, será a vez de todas as capitais da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza e outras cidades do estado de São Paulo e da Região Nordeste. O sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO).

Data do desligamento: 26/07/2017:
Agrupamento: Fortaleza/CE Municípios do estado do Ceará: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
Agrupamento: Juazeiro do Norte/CE Municípios do estado do Ceará: Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
Agrupamento: Sobral/CE Municípios do estado do Ceará: Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú e Sobral.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

CEARÁ 2016 - Decon lança serviço via internet para reclamações


Registrar uma reclamação contra uma empresa e ter o problema solucionado sem precisar se deslocar até um órgão de defesa do consumidor. Isto é possível graças ao portal Consumidor.gov.br, um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo através da internet. Por ele, o consumidor se comunica diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram em receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Criado em 2014 pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), a plataforma é administrada no Ceará pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

A secretária-executiva do DECON, promotora de justiça Ann Celly Sampaio, explica que, apesar do Consumidor.gov.br não substituir o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam atendendo através dos seus canais tradicionais, a praticidade do portal é um grande diferencial no incentivo aos consumidores que querem reivindicar os seus direitos.

Além de servir como canal para solução de demandas, o portal também fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores.”
site mp/ce

CEARÁ - SAÚDE 2016 - Vacinação contra o vírus influenza A/H1N1 inicia sexta em todo o Ceará


A 18° Campanha Nacional de Vacinação inicia nesta sexta-feira, em todo o Ceará. A mobilização que integra a campanha deve seguir até 20 de maio.


Os grupos prioritários para receberam as vacinas são: crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, carcerária, funcionários do sistema prisional e adolescentes de jovens sob medidas socioeducativas.

Os sintomas da doença são caracterizados por febre súbita, dor de cabeça e musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Os casos mais graves apresentam dificuldade respiratória e risco de óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a vacina não garante a “proteção completa”, mas previne em idosos “aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes, além de reduxir em até 2 dias o tempo de hospitalização.’’

A campanha será oficialmente aberta nesta sexta-feira no Centro de Saúde no bairro Meireles. O evento contará com a presença do prefeito Roberto Claúdio e dos secretários de Saúde de Fortaleza e do Estado.

O “Dia D de Vacinação”, que ocorrerá no sábado, terá vacinação nos 101 postos de saúda capital, além de reforço em 94 minipostos (tendas montados em estabelecimentos comerciais) e dez equipes volantes.

segunda-feira, 25 de abril de 2016


FUTEBOL 2016 - Recorde quebrado! Vasco e Flamengo levam 44 mil à Arena da Amazônia

Clássico dos Milhões, válido pela semifinal do Carioca, neste domingo, teve 44.419 pessoas presentes e superou Suíça x Honduras, na Copa, que registrou 40.322




Não é à toa que Vasco x Flamengo é considerado o Clássico dos Milhões. Prova disso estava nas arquibancadas da Arena da Amazônia, neste domingo. O duelo válido pela semifinal do Campeonato Carioca, em que o Vasco venceu por 2 a 0, levou 44.419 presentes e bateu o recorde do público do estádio, que pertencia à época da Copa do Mundo, quando Honduras x Suíça receberam 40.322 pessoas, no dia 25 de junho de 2014. A renda do duelo carioca foi de R$ 3.531.240,00.

O estádio de Manaus, construído para a Copa do Mundo, não chegou a “bombar” desde a sua inauguração no mesmo, em 2014. A Arena da Amazônia, em pouco mais de dois anos de funcionamento, recebeu, incluindo os quatro jogos da Copa do Mundo, 30 partidas profissionais.

Para se ter ideia, dos seis maiores públicos, quatro foram da Copa do Mundo. Mas o Vasco, que tem um histórico de vários jogos no estádio amazonense, já tinha registrado o segundo maior público do estádio. Foi no duelo contra o Resende, em 2014, quando 40.189 pessoas compareceram ao local. Estados Unidos x Portugal, Camarões x Croácia e Inglaterra x Itália, pelo Mundial de 2014, também estão entre os maiores públicos.
Maiores públicos da Arena da Amazônia
24/04/2016 – Vasco x Flamengo: 44.419 (Campeonato Carioca)
25/06/14 - Honduras x Suíça:  40.322 (Copa do Mundo) 
03/04/14 - Resende x Vasco: 40 189 (Copa do Brasil) 
22/06/14 - EUA x Portugal: 40 123 (Copa do Mundo) 
18/06/14 - Camarões x Croácia: 39.982 (Copa do Mundo) 
14/06/14 - Inglaterra x Itália: 39.800 (Copa do Mundo) 
G1.COM