sábado, 18 de outubro de 2014

DENGUE - Ceará registra quase 15 mil casos de dengue em 2014

De acordo com boletim da Sesa, 14.908 casos foram registrados.
187 casos foram registrados com sinais de alarme e, 51, como dengue grave.

Em 2014, foram registrados 14.908 casos de dengue em 144 dos 184  municípios do Ceará, com 42 mortes. Do total, 187 casos foram registrados com sinais de alarme e 51 como dengue grave. Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina em 21,83% do total. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

De acordo com a Secretaria, houve um aumento de 32% dos casos graves confirmados em comparação com o mesmo período de 2013 e uma redução de 36% no número de óbitos no igual período do ano anterior. Dos casos graves confirmados no interior, 51,9% foram por dengue com sinais de alarme, quando há complicações, e, 57%,  por dengue grave, correspondente à hemorrágica.
Do total de cidades com maior números de casos registrados, destacam-se os municípios de  AracatiAraripeAlto SantoArneiroz,Brejo SantoCampos Sales,CanindéEusébio,General SampaioHidrolândiaIcó ,JaguaribaraJaguaribeJijoca de JericoacoaraLimoeiro do NorteNova OlindaPiquet CarneiroPentecostePereiro, Parambu, PorteirasQuixeréSantana do CaririTabuleiro do NorteTauáUmari e Ocara que têm incidência acima de 300 da doença a cada 100 mil habitantes.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ESTIAGEM - Após 10 dias sem chuvas, nível do Cantareira chega a 4,5%

O nível do Sistema Cantareira chegou a 4,5% nesta terça-feira (14), segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O índice bate novo recorde e é o pior da história.
Não chove na região dos reservatórios há 10 dias: em 4 de outubro a precipitação foi de 0,1 milímetro. No mês, choveu apenas 0,4 milímetro.
O Sistema Cantareira abastece 6,5 milhões de habitantes das zonas Norte e central e partes das zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul (na sua totalidade); e parcialmente Guarulhos, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cajamar e Santo André.
Sem previsão de chuvas
Segundo a meteorologista do Inmet Helena Balbino, não há previsão de chuvas para os próximos dias. Uma frente de instabilidade que chega à atmosfera nesta quarta (15) deve melhorar a qualidade do ar, mas não tem força para gerar precipitações. "A previsão é de que passe a ter um pouco mais de instabilidade na atmosfera que, se tivesse menos seca, provocaria chuva. Como não está, só terá mais umidade”, diz.
Helena explica que as temperaturas não devem baixar tão cedo. “Tem previsão de muito calor, tem um bloqueio atmosférico que está causando isso”, afirma.

HOJE É """15""" (não esqueça) DE OUTUBRO


terça-feira, 14 de outubro de 2014


TECNOLOGIA - Novo aplicativo da Anatel mostra a qualidade das operadoras em todo o país

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou hoje um aplicativo que tem um único intuito: permitir que usuários visualizem a qualidade das operadoras nacionais.
































O app possibilita que usuários vejam, no mapa, as antenas do serviço móvel licenciadas e ativas em cada município do Brasil. É possível também se informar quanto às tecnologias disponíveis e conferir referências de qualidade na prestação dos serviços de voz e dados de cada prestadora nesses municípios. A localização do usuário pode ser determinada pelo GPS do aparelho ou manualmente.
Obviamente, os dados variam bastante de acordo com o local/município. De acordo com a Anatel, os patamares de referência são:

Serviço de voz


  • Indicador de acesso à rede: mínimo de 95%.
  • Indicador de queda de rede: máximo de 2%.

Serviço de dados

  • Indicador de conexão à rede: mínimo de 98%.
  • Indicador de desconexão de rede: máximo de 5%.
Caso a operadora atinja esses patamares, o gráfico fica na cor verde; ao ficar próximo do patamar, o gráfico é amarelo; se pintar uma cor vermelha, é porque os números estão bem distantes dos ideais.
As informações apresentadas são disponibilizadas oficialmente pela Anatel. Para avaliação da qualidade na prestação do serviço móvel em cada município do país, a Agência trata indicadores de qualidade das antenas e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras.
O app ainda tem muito que evoluir, mas já é um bom começo para termos uma ideia da qualidade das operadoras em nossos municípios.
VIA:ANATEL

BRASIL - CURSOS 0800(grátis) - ANA abre inscrições para cursos gratuitos à distância sobre água - ESGOTADO


Estão abertas as inscrições para cinco mil vagas em cursos gratuitos à distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA), sobre temas da área de recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas. As matrículas podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos.

Já no período entre os dias 13 e 19, acontecerá o curso Sala de Situação: Fique por Dentro, que ensina sobre a Sala de Situação da ANA, que monitora eventos críticos, como cheias e secas. Esta capacitação tem quatro horas de carga e é aberta a todos os interessados no tema. Neste caso, todas as pessoas que se inscreverem poderão participar, sem limite de vagas. Após as inscrições, os alunos terão 24 horas para receberem por e-mail as orientações para realização da capacitação.

Três cursos terão atividades de 21 de outubro a 16 de novembro. Com carga de 40 horas, o curso Caminho das Águas visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos

O curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos. No caso da capacitação o curso deMonitoramento da Qualidade da Água, as atividades têm uma carga de 40 horas.

Para o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria estão previstas duas turmas, sendo que a primeira terá atividades entre 21 de outubro a dois de novembro e a segunda irá de três a 16 de novembro. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

Os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

http://eadana.hospedagemdesites.ws/
VIA:ANA

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

BRASIL - Brasil tinha 277,4 milhões de celulares em agosto



BRASÍLIA - O país contava até o final de agosto com 277,41 milhões de telefones móveis, o que representava 136,70 acessos por grupo de cem habitantes. Somente no Rio eram 24,6 milhões de celulares, 149,17 acessos por cem habitantes, enquanto São Paulo tinha 67,1 milhões, representando 152,36 acessos por cem habitantes. Em agosto, houve um acréscimo de 1,26 milhão de linhas em todo o Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Do total de celulares, 212,86 milhões ou 76,73%, eram pré-pagos e 64,55 milhões, ou 23,27%, eram pós-pagos.

A Anatel informou que não divulgou os números de acessos de banda larga 3G e 4G no país separadamente relativos ao mês de agosto porque modificou a forma de coletar os dados dos terminais M2M (máquina a máquina).

A empresa com mais clientes em agosto era a Vivo, 79,6 milhões, representando 28,85% do mercado do setor de telefonia móvel. A TIM estava em segundo lugar e tinha 74,7 milhões de consumidores ou 27,05% do mercado; logo depois a Claro, 69,3 milhões ou 25,10%; e a Oi com 51,1 milhões ou 18,56%.

As menores eram a Nextel, com 1,179 milhão de usuários e 0,43% de participação no mercado; seguida pela Algar (CTBC), que atua no Triângulo Mineiro, com 1,121 milhão clientes ou 0,41%. A única operadora virtual no mercado, a Porto Seguro (que aluga as redes da TIM), tinha no final de agosto 113 mil clientes e 0,04%; a Sercomtel, que presta serviço em Londrina e Tamarana, no Paraná, com 51 mil usuários ou 0,02%%; e a última, Terapar, com 880 clientes.


VIA:ANATEL