sábado, 28 de setembro de 2013

DA SÉRIE: ASSALTOS NO INTERIOR DO CEARÁ


Três agências bancárias foram atacadas no Ceará em menos pouco mais de 12 horas. Os assaltos ocorreram entre o fim da noite de quinta-feira última e o começo da tarde de ontem, nas cidades de Apuiarés, Meruoca e Catarina. Até a noite passada, nenhum dos bandidos envolvidos nos crimes havia sido preso.

O primeiro crime aconteceu por volta das 23h45, na cidade de Apuiarés (128Km de Fortaleza), quando uma quadrilha numerosa e armada com fuzis e pistolas invadiu a cidade e explodiu os caixas do Bradesco, conseguindo levar todo o dinheiro que haviam nos equipamentos. Os caixas haviam sido abastecidos por um carro-forte na tarde de quinta-feira.

Repetição

Segundo a Polícia, os criminosos se dividiram na hora da ação e parte do bando foi até a sede do Destacamento da PM, onde passou a atirar para impedir que os policiais de plantão tentasse impedir o ataque ao banco.

Este foi o segundo ataque ao mesmo banco, em Apuiarés. No dia 21 de junho, uma ação semelhante foi registrada naquela cidade. O delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) esteve em Apuiarés e informou que já tem pista do bando

"São pessoas que já foram presas e já estão novamente soltas. Mas já temos pistas e vamos prendê-las novamente", disse Almeida ainda em Apuiarés.

A Polícia Militar fez um cerco na região, com o apoio dos destacamentos de Pentecoste, General Sampaio e do 4º BPM (Canindé), mas não conseguiu, ainda, localizar os assaltantes.

Segundo caso

Cerca de três horas após o caso em Apuiarés, outro bando, também fortemente armado, invadiu a cidade de Meruoca, na Zona Norte do Estado (277Km de Fortaleza) e praticou ação semelhante, atacando o Destacamento da PM e, ao mesmo tempo, colocando explosivos na agência do Banco do Brasil.

Segundo a PM, os bandidos chegaram à cidade de Meruoca em uma caminhonete Hilux e dois Corollas, além de uma motocicleta. "Eles metralharam a nossa viatura e outra parte colocou os explosivos nos dois bancos, no Bradesco e no Banco do Brasil, mas só houve explosão no Banco do Brasil. Ouvi, pelo menos, umas três explosões", contou um PM à Reportagem ainda na madrugada de ontem.

Depois de roubar todo o dinheiro dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, os assaltantes fugiram de Meruoca nos três automóveis e na moto. Um dos carros, porém, foi abandonado e incendiado na estrada que dá acesso ao Distrito de Anil.

Terceiro ataque

Já no começo da tarde de ontem, o ´alvo´ dos criminosos foi a agência do Bradesco da cidade de Catarina, na Região dos Inhamuns (398Km de Fortaleza).

A agência foi invadida por quatro assaltantes que chegaram ali em três motocicletas. Uma viatura chegou ao local e se deparou com os bandidos, que fizeram o gerente e uma mulher de reféns. O bando atirou contra a viatura e um dos policiais ficou ferido pelos estilhaços dos disparos que atingiram o vidro do veículo. O grupo fugiu em direção ao município de Tauá (344 Km de Fortaleza) e abandonou os reféns no caminho.

O Comando Tático Rural (Cotar) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizavam diligências para encontrar a quadrilha, mas ninguém foi detido.
FONTE :..................................................

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BRASIL - Vacina brasileira contra dengue será testada em outubro



São Paulo – O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa.
A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010.
A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.
Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.
Porém, como os Estados Unidos não são uma região endêmica para a dengue, nenhum voluntário que recebeu a imunização havia contraído a doença antes. No Brasil, os testes vão envolver também pessoas que já tiveram dengue.
O cientista disse que, com base em estudos publicados no Sudoeste Asiático e nos Estados Unidos, pacientes com histórico de dengue poderão receber a imunização sem risco à saúde. “No início do desenvolvimento da vacina lá [nos Estados Unidos], algumas pessoas receberam vacina monovalente, só de um tipo, e depois outra dose de um vírus diferente, para ver se quem já tinha o passado de dengue correria risco”, explicou.
Em uma primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado.
“Nós trabalhamos com a hipótese de que ela [vacina] será trabalhada em uma dose, mas nos primeiros 50 voluntários serão duas doses”, disse Precioso.“Os resultados de lá [Estados Unidos] demonstraram que a vacina já atua apenas com uma dose. Como ela vai ser, pela primeira vez, utilizada em uma região endêmica de dengue, vamos avaliar os dois esquemas [uma ou duas doses] e os dois tipos de população [já tiveram ou nunca tiveram dengue]”, acrescentou.
A terceira e última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do país, de várias idades. “Ela vai gerar o resultado de que nós precisamos para solicitar o registro na Anvisa e, a partir daí, a vacina estará disponível”. A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.
FONTE : M.S........................

DIREITOS - Lei Maria da Penha perde força e 15 mulheres são mortas por dia no País

Lei que completou 7 anos em agosto pouco interferiu nas taxas de mortalidade em dez anos, revela estudo do Ipea

Em dez anos, entre 2001 e 2011, ao menos 50 mil mulheres foram mortas no Brasil. O dado é do estudo "Violência contra a Mulher: feminicídios no Brasil" realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (Ipea) e divulgado nesta quarta-feira (25). Estima-se que ocorreram, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma a cada hora e meia.
Os números são alarmantes e revelariam, segundo o Ipea, o “tímido impacto” que a Lei Maria da Penha causou nos lares que são palcos da violência doméstica no País. As taxas de mortalidade por 100 mil mulheres (vítimas de agressões) foram 5,28 no período 2001-2006 (antes da lei) e 5,22 em 2007-2011. A Lei completou sete anos no último mês de agosto.
No ano de vigência da Lei, no entanto, houve uma mudança no percentural. Imediatamente após sua implantação a taxa de mortalidade no País alcançou o seu menor índice (desde o início do estudo) e chegou 4,74. No entanto, um ano depois os índices voltaram para 5,07. 
Ainda de acordo com o levantamento, ao menos um terço das mortes ocorreu dentro de casa por meio de arma de fogo (50%) e instrumento cortante (34%). Enforcamento ou sufocação foi registrado em 6% dos casos. Fora de casa, as vítimas são assassinadas em via pública (31%) ou em hospitais e estabelecimentos de saúde (25%). Além disso, os parceiros íntimos (40%) seriam os principais assassinos.

Mortes por Estado
As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram as taxas de feminicídios mais elevadas, respectivamente, 6,90, 6,86 e 6,42 óbitos por 100 mil mulheres. Os Estados com as maiores taxas foram: Espírito Santo (11,24), Bahia (9,08), Alagoas (8,84), Roraima (8,51) e Pernambuco (7,81). Por sua vez, taxas mais baixas foram observadas nos Estados do Piauí (2,71), Santa Catarina (3,28) e São Paulo (3,74).
Idade e raça
Segundo o estudo, mulheres jovens foram as principais vítimas: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% de 30 a 39 anos. Mais da metade dos óbitos (54%) foram de mulheres de 20 a 39 anos. No Brasil, 61% dos óbitos foram de mulheres negras (61%), que foram as principais vítimas em todas as regiões, exceto na região da Sul. Merece destaque a elevada proporção de óbitos de mulheres negras nas regiões Nordeste (87%), Norte (83%) e Centro-Oeste (68%).
FONTE :...................................

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Momento "limpa vista" para nós, homens e valendo também para os indecisos !!!

ESTA É A NOSSA TIGRESA SHEYLA MELL, CARA "LIMPA A VISTA" E APROVEITA PARA VOTAR NESSA NOSSA CEARENSE QUE CONCORRE AO CONCURSO MISS BUMBUM 2013 VAMOS LÁ OK !!!


FONTE:............................................................................................

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BRASIL - Fortaleza possui maior frota de veículos do Nordeste

Em dez anos, o número de veículos na Capital aumentou 83,3%, enquanto a população cresceu 14,5%

  Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza é a que possui a maior frota de veículos automotores. Ao todo, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), eram 848.297 mil, até o fim de 2012. Em dez anos, este quantitativo aumentou oito vezes, ou seja, 83,3%, enquanto a população da cidade teve uma variação de 14,5% em uma década. Nestas condições, comemora-se, hoje, o Dia Mundial Sem Carro, que tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre questões relacionadas à mobilidade urbana.

Para solucionar os engarrafamentos da cidade, especialistas acreditam que os transportes coletivos e intermodal devem ser priorizados.

Comparando com números mais atuais, ao longo de dez anos, Fortaleza aumentou sua frota em 108,4%. Se em 2003 a Capital possuÍa 422.490 mil veículos, hoje, até agosto, esta quantidade era de 880.486 mil. Em seis meses, de janeiro a junho de 2013, foram implementados 39.487 mil veículos, uma média mensal de 6.581 mil automóveis. A maior parte são carros e motocicletas. Somente automóveis, são 28,658. As motos correspondem a 17.186 mil.

Os números seguem uma tendência nacional. Nos últimos anos, o aumento do número de veículos automotores no Brasil também foi dez vezes maior do que o aumento da sua população: enquanto a população aumentou em 12,2% numa década, o aumento dos veículos motorizados foi de 138,6%.
Segundo o Denatran, o País terminou 2012 com mais de 50,2 milhões de automóveis e 19,9 milhões de motos. Para especialistas, como o arquiteto e urbanista Euler Sobreira, este aumento é resultado do modelo rodoviarista que caracteriza historicamente a política de mobilidade no Brasil.

Como resultado, para muitos cearenses, Fortaleza vive o caos da mobilidade urbana, com congestionamentos, acidentes e mortes, ônibus sempre lotados. "Motoristas despreparados e horas para percorrer pequenos trechos. É assim o meu dia para ir e voltar do trabalho", desabafou a diarista Maria Frota Dias, 56.

Como solução, todos apontam para a priorização do transporte coletivo em detrimento do carro individual, assim como a atenção ao transporte intermodal. "Precisamos trabalhar os outros modais, calçadas, bicicletas, a moto. Assim como o ônibus, os terminais, estacionamentos próximos a estes locais para que seja possível a população utilizá-los", diz Sobreira.

Outro ponto que vem sendo discutido como alternativa é o rodízio de veículos. Segundo o responsável pelo Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran) do Ministério Público, Antônio Gilvan Melo, este assunto já foi discutido por diversas vezes com as gestões municipais, "porém, nos sentimos de mãos amarradas, pois não podemos forçá-los a implementar, e também não observamos vontade destes gestores de fazer com que esta medida seja concretizada".

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Vitor Ciasca, afirmou que não há nenhum estudo sobre rodízio. "Não cogitamos essa possibilidade, pois outros projetos de mobilidade estão sendo priorizados, como as ciclofaixas ".

Plano
De acordo com a secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, o plano de mobilidade deverá contemplar uma atualização da Matriz OD, que é o estudo que contempla os principais fluxos entre origem e destino de deslocamentos. Este deverá abordar a integração entre os modais, propostas de expansão da malha viária fundamentada na ampliação da oferta de transporte público, além de conter o plano cicloviário (em elaboração), plano para transporte de cargas (em elaboração) e projeções no que se refere ao uso e ocupação do solo.

FONTE: .................

domingo, 22 de setembro de 2013

DIREITOS - CALENDÁRIO PIS/PASEP 2013

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecido pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos regidos pelo Regime Jurídico Estatutário Federal, sendo administrado pelo Banco do Brasil.
ABONO SALARIAL
Após cinco anos de cadastro no PIS/PASEP (sendo o 1º ano, o ano de inscrição), os trabalhadores com carteira assinada durante pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano base e que receberam em média até dois salários mínimos e que tenha a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) informada corretamente e enviada corretamente até o prazo máximo definido pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego pelo empregador, têm direito a um Abono Salarial correspondente a um salário mínimo vigente anual ao trabalhador ou funcionário público.

CONFIRA O CALENDÁRIO, RESGATE SEU DINHEIRO ATÉ A DATA DISCRIMINADA E NÃO DEIXE SEU DIM DIM PARA O GOVERNO



FONTE; CX. EC. FED.

CEARÁ - MP ajuíza ações contra ex secretários municipais de Sobral

O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com com seis Ações Civis Públicas (ACPs) por ato de improbidade administrativa contra ex-secretários e servidores municipais de Sobral. Os motivos são diversos e incluem casos de problemas na prestação de contas dos gestores, fraude em licitação e nepotismo. As ações foram ajuizadas nessa quinta-feira, dia 19, e são assinadas pelos promotores de Justiça Irapuan da Silva Dionizio Junior e André Luís Tabosa de Oliveira, do Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral.

Veja a seguir o teor de cada ACP:
Antonio Carlos Campelo Costa, ex-secretário de Cultura e Turismo do Município, teve as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referentes ao exercício financeiro de 2009. Ele deixou de realizar licitação para a compra de produtos, o que viola o artigo 3º da Lei 8.666/93.

Pedro Josino Pontes, ex-secretário de Desenvolvimento Rural, está sendo processado porque teve as contas do ano de 2004 desaprovadas pelo TCM. O motivo é o fato de ele ter deixado de enviar as prestações de contas ao Tribunal.

Osmany Mendes Parente, ex-secretário de Agricultura e Pecuária de Sobral, também deixou de apresentar as prestações de contas ao TCM, mas referentes ao exercício financeiro de 2006.

Francisco Carlos Francelino de Mendonça, ex-secretário de Segurança e Cidadania, e sua cunhada, Emanuelle Tércia de Carvalho Albuquerque, estão sendo processados pelo fato de, em 2011, ela ter sido nomeada para o cargo comissionado de gerente de trânsito da Prefeitura. A conduta viola a Súmula 13 do Superior Tribunal Federal (STF) e caracteriza prática de nepotismo.

José Alberto Rodrigues de Andrade, ex-diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), é acusado de utilizar bens públicos e servidores municipais para a realização de uma obra de interesse próprio, o que viola a Lei 8.429/93, que dispõe, dentre outras coisas, sobre os atos de improbidade que causam prejuízo ao erário.

Ana Valéria Melo Queiroz, ex-servidora temporária da Prefeitura de Sobral, e membros da comissão de licitação (Maria do Socorro Ibiapina Cunha Alves, Edson Luís Lopes Andrade, Ana Valdélia Pinto de Vasconcelos Farias), pelo fato de ela ter participado e vencido dois processos licitatórios referentes às Secretarias de Saúde e Educação entre os anos de 2011 e 2012, através da empresa A.V. Melo Queiroz Ltda. Pelo fato de ser servidora, Ana Valéria Melo Queiroz estava impedida de participar da licitação.

Nas seis ações ajuizadas nessa quinta-feira, o Ministério Público pede que os acusados sejam condenados de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (nº 8.429), que inclui, dentre outras coisas, ressarcimento do prejuízo causado ao poder público, através da devolução dos vencimentos salariais recebidos pelos acionados; suspensão dos direitos políticos; proibição de contratar com o poder público;  e perda da função pública.

FONTE: M. P. E. C.

LIÇÕES DE BILL GATES

"Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam:

1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Seja legal com os CDF’s (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles."

fonte:..............