Destaque para a venda financiada de motos novas, com 4,7 mil unidades comercializadas
Em fevereiro de 2014 foram financiados 15.624 veículos no Ceará, um aumento de 12,5% na comparação com os 13.883 veículos financiados no mesmo mês do ano anterior. O levantamento é da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Do total de veículos financiados no estado no mês de fevereiro deste ano, foram comprados 7.835 carros de passeio, 324 caminhões, 2.143 comerciais leves, 5.201 motos, 94 ônibus e 27 outros tipos de veículos.
Na comparação entre bimestres, os dois primeiros meses deste ano (33.021 unidades) apresentaram uma alta de 5,6% em relação à somatória dos veículos financiados nos mesmos meses de 2013 (31.271).
Na região Nordeste, que engloba também Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, foram realizados 93.034 mil financiamentos em fevereiro.
Em todo o Brasil, o financiamento de veículos somou 505 mil unidades em fevereiro, uma alta de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de 2014, foram financiados 1,1 milhão de veículos, aumento de 3% em comparação ao ano anterior. O levantamento contempla veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e autofinanciamento (consórcio).
Os números de financiamentos de veículos são extraídos do SNG, uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.
sábado, 22 de março de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
CEARÁ - Crença em São José tem explicação científica
A crença do sertanejo em São José não é só uma mera observação dos sinais da natureza. Também tem uma explicação científica. Todos os anos é assim: muitos fiéis rezam para o Nordeste ter um bom inverno. Chuva significa fartura, principalmente para o sertanejo. Este ano as preces foram ouvidas.
O que os cearenses querem saber é se hoje, Dia de São José vai chover. A crença é que caso isso ocorra, a promessa é de muita água durenta o ano. Ao contrário, vem a estiagem. Chuvas no dia 19 de março tem explicações científicas, mas nem sempre elas vêm exatamente no Dia de São José. Vem do Equinócio. Mas não é apenas o Equinócio que define as chuvas no dia 19 de março. Outros fatores meteorológicos são determinantes.
"Acredito que a fé e a crença que no Dia de São José chove ou não tem também relação com o que o corpo humano sente.
Afinal, no dia 20 de março, o sol está sob a Linha do Equador. E isso aquece rios e lagos e nessa data acontece o maior aquecimento do sol e chove mesmo", afirmou Dermeval Carneiro, astrônomo.
Explicações científicas, posicionamento do eixo terrestre, incidencia solar. Tudo isso pode não fazer muita diferença quando o assunto é a crença na boa vontade de São José.
terça-feira, 18 de março de 2014
TELEFONIA - Anatel começa a mapear celulares piratas; aparelhos serão bloqueados (SERÁ O FIM DO CELULAR XING-LING?)
Usuários brasileiros com smartphones não homologados devem começar a procurar alternativas a partir desta segunda-feira (17). Começou a funcionar o Siga, um sistema feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com as operadoras de telefonia móvel do país, para identificar e bloquear produtos cuja venda não é autorizada em território nacional.
Nesta primeira fase do projeto, que deve durar cerca de seis meses, ainda não serão feitos bloqueios de aparelhos. O passo inicial é a identificação deles para a criação de um banco de dados com os códigos IMEI de cada gadget. Depois de realizar este mapeamento completo, será feita uma análise de rede. Os alvos para bloqueios são os produtos com IMEIs clonados, alterados ou não homologados, que afetem a qualidade da rede.
Entretanto, não são somente celulares que podem ser atingidos pela medida. Todos os aparelhos que utilizam chips de operadoras de telefonia móvel para acesso à rede, como tablets e máquinas de cartões de crédito, também serão identificados e, caso estejam fora das regras, podem ser bloqueados. Aparelhos homologados, mas em versões do exterior que não sejam as mesmas das vendidas no Brasil, são outros que podem entrar na mira.
Como funciona o Siga
A cada ligação ou acesso à Internet de um celular, a operadora precisa autenticar a conexão, identificando os aparelhos pelos seus IMEIs. Um banco será criado com estes dados e, futuramente, comparados a base de IMEIs de aparelhos homologados. Quem não estiver na lista corre o risco de ser bloqueado.
VIA:ANATEL
COPA 2014 - Revista francesa detona Copa no Brasil: 'Viva a bagunça!'
Desta vez é
verdade. Um mês depois da polêmica gerada por um texto falso atribuído à revista France
Football que criticava
fortemente a organização da Copa do Mundo no Brasil, o site
da revista esportiva francesa "So Foot" publicou uma extensa
reportagem sobre a preparação do Brasil para o Mundial. O texto, carregado de
sarcasmo e humor ácido,
mostra a que veio já no título: "Viva
a Bagunça Brasileira!" (Vive
Le Bordel Brésilien!). Em francês, a palavra bordel serve tanto para designar
casas de prostituição quanto uma grande bagunça.
A reportagem divide as cidades-sede em três
grupos: as que realmente deveriam estar sediando a Copa e que valem a viagem, mas que nem
por isso estão livres de problemas (Les villes où ça devrait le faire), as
sedes em que inevitavelmente a Copa será uma bagunça ("Les villes dans
lesquelles ce sera forcément le bordel"), e aquelas onde o melhor mesmo é
deixar para ver os jogos pela televisão (Les villes dans lesquelles ce sera
forcément le bordel).
No primeiro grupo, estão
Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Nessas cidades, a revista
identifica problemas menores, como problemas de conexão com a internet e falhas
nos telões no estádio do Beira-Rio, na capital gaúcha. Já sobre
Brasília, a reportagem destaca o alto custo de construção do Estádio Nacional
Mané Garrincha, em uma cidade que não possui clubes de expressão no cenário
nacional.
Sobre São Paulo, a reportagem afirma ser a cidade "irmã
da Cidade do México e prima do Cairo (capital do Egito)", centros urbanos
conhecidos mundialmente pelo trânsito caótico. Já Salvador teria um trânsito
difícil na hora do rush. "Considerando que o estádio [Arena Fonte Nova]
fica em uma região central da cidade, vai haver sofrimento".
Sobrou até para o
"jeitinho brasileiro": "Joseph Blatter, então, agora se mostra
chocado: 'Nenhum país teve tanto tempo para se preparar quanto o Brasil', e ele
está certo. Errado ele estava em 2007 [quando o Brasil foi escolhido como sede
da Copa], ao impor ao país um "padrão Fifa" que estava distante
demais de sua realidade, e que culturalmente não sabe dizer não. Mas sabe
dizer, porém, quando já tarde demais, "desculpe, mas teremos que fazer
alguns arranjos".
A reportagem foi publicada no dia 3 de março. No
dia seguinte, a revista publicou novo texto sobre o Brasil e a Copa, desta vez
destacando as manifestações que varreram o país em junho do ano passado,
durante a Copa das Confederações, apontando que o povo brasileiro está
insatisfeito com o alto custo da preparação do país para a Copa,
majoritariamente custeados pelos cofres públicos.
VIA : BOL
INFO - Brasileiro gasta mais de 12 horas por mês com Facebook
O Facebook divulgou alguns dados sobre o uso do site pelos brasileiros, revelando que, mensalmente, o internauta daqui passa em média 12 horas e 13 minutos na rede social. Isso equivale a algo em torno de 1,68% do mês.
A cada dia, 53 milhões de internautas acessam o Facebook no Brasil, sendo que 30 milhões o fazem por aparelhos móveis. São 83 milhões de acessos mensais – 58 milhões via mobile.
"A curva dos usuários que acessam o Facebook por plataformas móveis está crescendo, enquanto a dos que vêm pelo desktop está caindo", relata Leonardo Tristão, diretor-geral da empresa.
É uma tendência que se alinha ao que tem ocorrido no resto do mundo. O Facebook é acessado diariamente por 722 milhões de pessoas, das quais 556 milhões chegam a ele por celulares e tablets.
Por mais que tenham surgido pesquisas indicando uma queda no uso da rede social entre os mais jovens, aqui no Brasil quem tem entre 15 e 24 anos está dentro do principal público, com cerca de 30% de presença. Depois vêm as faixas de 25-34 anos, 35-44, 45-54 e quem tem mais de 55.
A maioria dos acessos é feita por homens, que têm 50,6% de presença. As mulheres, por sua vez, ficam com 49,4%. E o que esse pessoal mais faz por lá é curtir fotos (82%), em seguida está a leitura de atualizações de status (74%).
E você, leitor conectado, quanto tempo gasta navegando pela rede social?
Assinar:
Postagens (Atom)