Nesta madrugada, choveu 34mm na Capital, conforme a Funceme. Foram 80mm, de 7h da quinta a 7h da sexta
Choveu em Fortaleza 80mm das 7h dessa quinta-feira, 16, às 7h desta sexta-feira, 17. Foi a terceira maior chuva no Estado no período. De 0h a 5h desta sexta-feira, a precipitação foi de 34mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Capital foi foi uma das 53 cidades onde houve precipitação no período das 7h da quinta às 7h desta sexta-feira no Ceará, levantou a Funceme.
As maiores chuvas no Estado aconteceram, conforme os dados da Funceme, em Guaramiranga, onde choveu 116,0mm, Pacoti (105,0mm), Aratuba (73,0mm), Redenção (33,2mm) Palmácia (32,0mm), Caucaia (25,6mm) e São Gonçalo Do Amarante (18,4mm).
FUNCEME
sexta-feira, 17 de julho de 2015
SAÚDE 2015 - Ceará registra mais de 32 mil casos confirmados de dengue
As mortes provocadas pelo mosquito Aedes aegypti já chegam a 29 neste ano
O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou 32.950 casos de dengue no Ceará, nesta sexta-feira, 17. As mortes provocadas pelo mosquito Aedes aegypti já chegam a 29 neste ano.
De acordo com a Sesa, 34 mortes suspeitas estão em investigação. O órgão registrou 77.008 casos suspeitos de dengue até o momento. Na análise comparativa em relação ao ano de 2014, observa-se aumento de 170% dos casos notificados no Ceará para o mesmo período.
As 29 mortes confirmadas por dengues foram registradas nos seguintes municípios: Fortaleza (14), Maracanaú (2), Beberibe (2), Aracati (1), Aquiraz (1), Barbalha (1), Caucaia (1), Crato (1), Itapiúna (1), Juazeiro do Norte (1), Limoeiro do Norte (1), Missão Velha (1), São Luis do Curu (1) e Varjota (1).
Segundo a Secretaria, dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 22,8%. Conforme os dados do boletim, a média da idade dos óbitos confirmados foi de 32 anos, variando de 5 meses a 74 anos. Os meses de abril e maio apresentaram o maior número de óbitos e casos graves confirmados respectivamente.
VIA:OPOVO
quinta-feira, 16 de julho de 2015
SAÚDE 2015 - Atenção homens! Brasil terá 70 mil novos casos de câncer de próstata em 2015
Ele é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens e, somente entre no ano de 2015, fará pelo menos 70 mil novas vítimas no Brasil. O câncer de próstata segue firme como um dos males que atormentam o sexo masculino e atinge 1 a cada 6 homens que chegam aos 50 anos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Secção Piauí, Giuliano Aita, explica que a idade continua sendo um dos principais ''fatores'' de risco. "Esse tipo de câncer é muito raro em homens antes dos 40 anos.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida".
Mas afinal, o que contribui para o aparecimento da doença? Segundo Aita, fatores genéticos entram em ação quando se trata de câncer de próstata, mas respondem por apenas 5% dos casos.
"Mudanças no estilo de vida do mundo moderno associados a uma maior incidência de obesidade e sedentarismo, além das dietas ricas em gordura animal e pobre em vegetais têm contribuído para uma crescente na incidência da doença", complementa Giuliano Aita.
O diagnóstico precoce é a melhor arma que o paciente pode ter para que tenha chances de cura. Segundo Aita, na fase inicial esse câncer é silencioso; o tumor pode demorar até 10 anos para crescer e se espalhar.
"Felizmente, as conquistas científicas na oncologia dedicada à próstata são inúmeras. Poucas áreas da medicina têm se beneficiado das conquistas da ciência como os tumores da próstata.
Do tratamento cirúrgico ao radioterápico, dos medicamentos e quimioterápicos usados aos cuidados nutricionais, os recursos são cada vez mais precisos e eficazes", reforça o especialista.
Para que o diagnóstico precoce seja feito, é essencial que os homens com mais de 40 anos façam exames de check-up regularmente.
Confirmado o diagnóstico, o estágio da doença e o tipo de tumor são determinantes para a escolha do tratamento.
"Procuramos individualizar o tratamento, levando em consideração não somente o estágio do tumor, mas também a condição clínica e a expectativa e anseios do paciente.
Assim, podemos optar pela observação vigilante e controle, cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou tratamentos hormonais ou paliativos", esclarece o urologista.
VIA:MEIONORTE
terça-feira, 14 de julho de 2015
SOBRAL 2015 - TV Full HD Digital no interior do Ceará
Depois da Nordeste TV (SBT), agora foi a vez da TV Verdes Mares, afiliada e Rede Globo no Ceará, abrir o sinal Full HD Digital para Sobral. Com a novidade, os telespectadores agora podem acompanhar toda a programação na palma da mão, até mesmo em smartphone com um aplicativo de TV ou GPS TV. Além de Sobral, Camocim, Tianguá, Itapipoca, Crateús, Aracati e Iguatu também foram beneficiados. Segundo a direção da emissora, em breve o sinal será aberto para os municípios de Quixadá e Icó.
VIA:sobralpress
Assinar:
Postagens (Atom)