sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BRASIL 2016 - Com o dobro de carros nas ruas, CTB completa 18 anos


O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alcança a maioridade nesta sexta-feira, 22. No período, o CTB ajudou o País a diminuir a proporção de mortes em decorrência a acidentes de trânsito, embora o próprio Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) considera os números alarmantes.

Em todo o País, dados do Denatran mostram que, desde que o CTB entrou em vigor até hoje, a frota de automóveis em circulação no País cresceu 275%, enquanto as mortes decorrentes de acidentes de trânsito aumentaram 40%. O órgão ainda informa que se não fosse o código, a quantidade de vítimas poderia ser maior.

O especialista em trânsito Rodrigo Paschoaoto define o CTB como “muito bom”, embora ele acredite que sejam necessárias mudanças pontuais, principalmente envolvendo as punições aos infratores, como um rigor maior para aqueles que desrespeitam o farol vermelho nos semáforos e a informação da multa aos motoristas.

Para ele, o fato da maioria dos acidentes serem causados por desrespeito a sinalização exige uma punição maior, como ocorre com os motoristas que dirigem embriagados ou sem carteira de habilitação.
revide.com

FORTALEZA 2016 - Em assembleia, Guarda Municipal deflagra greve em Fortaleza


Os Guardas Municipais de Fortaleza decretaram, nesta quinta-feira (21) estado de greve em decisão acertada na assembleia realizada nesta manhã. A nota publicada pelo Sindiguardas diz que a decisão é motivada pela falta de respostas às demandas apresentadas à Prefeitura.

O estado de greve segue até o próximo dia 5 de fevereiro, quando uma nova assembleia está marcada para decidir se deflagra a greve. Caso a decisão seja mantida, a greve segue durante o carnaval.

Reivindicações
A categoria reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho, com o fornecimento de novos fardamentos, equipamentos de proteção individual (EPI's) e o pagamento da Vantagem Pecuniária Reajustável (VPR) para os guardas empossados em 2015.
cearanews7

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CEARÁ 2016 - Bica do Ipu volta a jorrar e encanta moradores e turistas

"Véu de Noiva" cai de uma altura de 130 metros do Riacho Ipuçaba.


Depois de anos seca, a Bica do Ipu voltou a jorrar água no paredão rochoso da Serra da Ibiapaba, no Ceará. Chamada de Véu de Noiva, a Bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba, no município cearense de Ipu.

Segundo a Funceme, as chuvas que banharam o município dos últimos dias foram responsáveis pela retorno da queda d'água, ainda que as precipitações no município tenham ficado abaixo da média histórica. Até esta quinta-feira (21), a chuva acumulada no mês de janeiro em Ipu foi de 72,2 milímetros, cerca de 35% abaixo da média histórica de 111 milímetros. Nas últimas 24 horas, a chuva na cidade é de 31 milímetros

Chuvas no Ceará
Choveu em 146 dos 184 municípios do Ceará até o início da tarde desta quinta-feira (21), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Crateús, no sertão cearense, de 166 milímetros. Na capital, a chuva foi de 95 milímetros.

Segundo a Funceme, a chuva foi intensa também nos municípios de Amontada (155mm), Trairi (150mm), Granja (116,7mm), Arneiroz (112,3mm), Barroquinha (112mm), Ipaporanga (110mm) e Senador Sá (110mm). Segundo a Funceme, a previsão para esta sexta-feira (22) e de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.
G1 CE

CEARÁ 2016 - Fortaleza registra maior chuva do ano

A maior chuva de 2016 em Fortaleza foi registrada na madrugada desta quinta-feira, 21. Entre a madrugada e a manhã, foram acumulados 95 mm recebidos no posto pluviométrico do Pici, porção próximo ao maior acumulado de 2015. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que a precipitação é comum em janeiro.

Em 2015, a maior chuva de Fortaleza foi registrada no dia 4 de janeiro, quando foram acumulados 132 mm no posto da Água Fria. Em seguida, os maiores volumes acumulados em 24 horas foram registrados nos dias 9 e 23 de março, com 100 e 93 mm, respectivamente.

Segundo Davi, podemos esperar mais chuvas no Ceará nos próximos três dias. “Mas não é possível precisar quais os municípios vão ter os maiores registros”, destaca.

BRASIL 2016 - Impostos pagos por brasileiros superam R$ 140 bilhões neste início de ano


O valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos já supera R$ 140 bilhões, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A marca equivale ao montante pago em impostos, taxas e contribuições no país desde o primeiro dia do ano. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios.
O Impostômetro completou uma década no ano passado. O objetivo da ferramenta é conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.
Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível descobrir o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. Por exemplo, quantas cestas básicas é possível fornecer, quantos postos de saúde podem ser construídos.
No portal também é possível levantar os valores que as populações de cada estado e município brasileiro pagaram em tributos.
cearanews7

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

FORTALEZA 2016 - Roberto Cláudio anuncia wi-fi nos ônibus de Fortaleza a partir de fevereiro


O Prefeito Roberto Cláudio (PDT), anunciou, na terça-feira (19), a implantação de wi-fi gratuito nos ônibus de Fortaleza. A previsão é que o serviço comece a ser ofertado a partir de fevereiro deste ano, iniciando uma “politica progressiva de universalizar wi-fi em cada onibus da cidade de Fortaleza, fazer com que toda frota funcione com internet livre e gratuita”.
O gestor ainda anunciou a entrega de uma nova forta de 200 ônibus com ar-condicionado nesta semana. 
Atualmente, Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Passeio Público, Praça do Coração de Jesus e Parque das Crianças possuem rede gratuita de internet. Recentemente alguns terminais e o corredor expresso de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes também já contam com wifi.
Cadastro
Para usar o benefício é preciso realizar o cadastro através do site da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

CEARÁ 2016 - Funceme anuncia 65% de chances das chuvas ficarem abaixo da média no Estado de fevereiro a abril


O prognóstico climático, anunciado na manhã desta quarta-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), afirma que existe 65% da probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média no Estado – um aumento de apenas 1% em relação a 2015. O resultado mantém a tendência da quadra chuvosa dos últimos 4 anos para os meses de fevereiro a abril de 2016. 

Os dados foram apresentados no auditório do Palácio da Abolição pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio, com as presenças do secretário-chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, e do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Segundo Sávio, existe ainda a probabilidade de 25% para chuvas em torno da média e 10% para que elas fiquem acima da média do período no Ceará. "O cenário posto entre os meses de fevereiro a abril é muito influenciado pelos fenômenos do Oceano Pacífico. E, neste ano de 2016, a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, além dos resultados de modelos numéricos globais e estatísticos indicam uma persistência da situação que já estamos vivendo, de escassez de chuvas”, revelou o presidente.

“As chuvas ocasionais que estão caindo agora em janeiro continuam abastecendo os açudes e rios que atendem moradores de algumas cidades do Interior. Elas nos ajudam também a ampliar e intensificar as ações que já estão sendo desenvolvidas desde ano passado, numa preparação para os meses que estão por vir. Em 2015, o Governo do Estado realizou o maior programa de poços da história, executando quase 1.200 construções em área urbana e rural. Também estamos concluindo mais de 200 km de adutoras de montagem rápida e instalamos mais de 400 poços já existentes que estavam sem funcionar. Além de continuarmos com a Operação Carro Pipa, que é realizada pela Defesa Civil e pelo Exército Brasileiro, nas zonas rurais e urbanas com menos acesso à água”, destacou o secretário.
cearanews7

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SOBRAL 2016 - Ronda Escolar leva conscientização e prevenção ao distrito do Bonfim


Para conscientizar a comunidade escolar, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania, realizou na última sexta-feira (15), reunião com professores, coordenadores, diretores e pais de alunos, na Escola José Arimateia, no Distrito do Bonfim.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Sobral, Francisco Rodrigues, a ação, que foi motivada pelo início das aulas, “teve como intuito informar as atribuições do Programa Ronda Escolar para toda a comunidade escolar do Bonfim e, desse modo, aproximar a escola da comunidade e da administração municipal”, informou.

Com o objetivo de se aproximar da comunidade sobralense, o ‘Ronda Escolar’ leva para as escolas municipais palestras voltadas a temas como protagonismo juvenil, educação no trânsito e conscientização sobre o uso indevido de drogas ilícitas. O Programa Ronda é coordenado pela Secretaria de Cidadania e Segurança em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral.

blogsobral

SAÚDE 2016 - Além de recorde nas doações, Hemoce inova em tecnologia e serviços


O balanço do ano de 2015 para o Hemoce foi positivo. Além do crescimento de 4,8% no número de doações em relação a 2014, houve inovações tecnológicas e implantação de novos serviços. Em todo o Ceará, foram registradas 110.355 doações de sangue pela Hemorrede Estadual entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Mais do que as 105.279 doações recebidas em 2014. Esse número representa um recorde nos 32 anos de funcionamento do órgão.

“Nós agradecemos a todos que dedicaram algumas horas do dia para ajudar a quem precisa doando sangue. Foi um número que superou as expectativas e isso é a prova que a população cearense faz desse gesto de amor, um compromisso”, afirma a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos. Um dos períodos em que houve maior número de doações ocorreu durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que aconteceu de 23 a 29 de novembro. Durante a semana comemorativa, foram contabilizadas 3.439 doações nas unidades do Hemoce em apenas sete dias.

Além do crescimento nas doações de sangue, o Hemoce superou a meta de cadastro de doadores de medula óssea em 2015. Mais de 20 mil pessoas foram cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para registrar as informações de possíveis doadores. A cota estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 15 mil voluntários, anualmente. Desde 2000 o Hemoce já cadastrou 154.758 pessoas no Redome. Com isso aumenta as chances de compatibilidade entre doadores e pacientes do mundo inteiro que aguardam para realizar transplante de medula óssea.

Em 2015, foi realizado no Ceará o primeiro transplante de aplasia medular, o procedimento é resultado da parceria do Hemoce com o Hospital Universitário Walter Cantídio. A paciente transplantada foi uma mulher de 30 anos de idade, que mora na cidade de Pacatuba, a dona de casa já recebeu alta e passa bem. De acordo com o Hematologista Fernando Barroso, chefe da equipe de transplante do Hemoce e do HUWC, a doença provoca a falência da medula, ou seja, a produção das células do sangue deixa de existir e em alguns pacientes a única chance de sobrevivência é o transplante. A parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário acontece desde 2008 e iniciou com a realização de transplantes de medula óssea autólogo, quando a medula transplantada é do próprio paciente.

O Hemoce ajuda diariamente a salvar vidas de pessoas que depende das transfusões de sangue e transplante de medula óssea para sobreviver. O sangue doado na Hemorrede Estadual abastece 388 serviços de saúde entre hospitais, UPAs, policlínicas e clinicas de hemodiálise, atendendo cerca de 8 milhões de cearenses nos 184 municípios do Estado.


O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).



CEARÁ 2016 - Funceme registra chuvas em 163 municípios cearenses nesta terça-feira


Balanço atualizado da Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) registra chuvas em quase todo o Estado do Ceará nesta terça-feira (19). As precipitações aconteceram em 163 municípios cearenses. A maior delas foi registrada em Pacaruru, com 122 mm, seguido de Ipaporanga com 110 e São Gonçalo do Amarante com 89 mm.
Em Fortaleza as chuvas começaram ainda na madrugada, e até a manhã de hoje ja foram anotados 48,6 mm, o maio registro entre os municípios da Região Metropolitana.
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
Paracuru (Posto: Paracuru) : 122.0 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 110.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 104.0 mm
São Luís Do Curu (Posto: Sao Luis Do Curu) : 92.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 89.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 82.0 mm
Marco (Posto: Panacui) : 81.0 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 78.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 75.0 mm
São João Do Jaguaribe (Posto: Sao Joao Do Jaguaribe) : 75.0 

CEARÁ 2016 - UFC é a segunda instituição mais procurada do País no Sisu 2016



A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi, neste ano, a segunda instituição de ensino superior mais procurada do Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFC teve 160.474 inscrições, o que gerou uma relação de 25,5 candidatos por vaga, conforme balanço divulgado na tarde desta terça-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição do Sisu, a UFC ficou atrás somente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que obteve 195.634 inscrições, com uma relação de 31,2 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, veio a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 157.428 inscritos, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 155.540 inscrições, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com 153.929 inscritos. A instituição com maior concorrência do Brasil foi a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 56,3 candidatos por vaga.

Neste ano foram oferecidas, no Brasil, 228.071 vagas, um acréscimo de 10,9% sobre o ano passado. Em relação a 2010, o incremento chega a 376%. Em 2016, a UFC ofertou 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.
cearanews7