sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TECNOLOGIA - Ônibus 100% elétrico começa a operar em SP


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira (20), em Diadema (SP), da cerimônia que marcou o início das operações de transporte de passageiros do E-bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias. O veículo tem autonomia operacional de 200km, um sistema de recarga rápida, e vai fazer o transporte de passageiros das 10h às 16h no Corredor ABD, administrado pela concessionária Metra, no trecho Diadema – Brooklin.
O ônibus foi desenvolvido pela Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. A EMTU/SP e a concessionária Metra integram a parceria para operar, monitorar e avaliar o resultado dos testes, que começaram logo após o lançamento do veículo, em novembro de 2013.


“A parceria com a gigante japonesa Mitsubishi foi essencial para dar um passo importante para a oferta de um veículo inovador e que coloca a tecnologia brasileira em papel de destaque mundial”, afirmou Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.  
O veículo foi produzido com chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG. O ônibus articulado conta ainda com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros. Ele é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo. As baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferi-la para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das duas empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. 
VIA:CICLOVIVO

MESSAGE DO BLOG - DIRIGA COM PRUDÊNCIA NESTE CARNAVAL 2014


CONTROLE DA VELOCIDADE: Altas velocidades são uma das maiores causas de acidentes, já que o motorista não tem tempo de reagir a acontecimentos imprevisíveis. Além disso, quem anda rápido demais está infringindo o Código de Trânsito. A velocidade máxima permitida é indicada em cada via, através de placas. Quando não houver sinalização, você pode seguir a seguinte regra:

Na cidade:
         - 80 km/h nas vias de trânsito rápido

         - 60 km/h nas via arteriais
         - 40 km/h nas vias coletora
         - 30 km/h nas vias locais


Nas rodovias:
         - 110 km/h para automóveis e camionetas

         - 90 km/h para ônibus e microônibus
         - 80 km/h para os demais veículos

          MAS LEMBRE-SE: Nem sempre a velocidade ideal é a máxima permitida para a via. Use o seu bom senso e tente manter uma velocidade adequada às condições do veículo, da pista e do clima. Evite também dirigir em velocidade excessivamente baixa, que pode congestionar o tráfego. Evite freadas bruscas, a não ser em casos de emergência. Reduza a velocidade sempre que se aproximar de um cruzamento ou em áreas de perímetro urbano nas rodovias. Ao desacelerar, sinalize com antecedência e verifique a velocidade dos carros que vêm atrás.

         

CUIDADO COM O PEDESTRE: É difícil prever o comportamento do pedestre, por isso, é importante que você tenha muita atenção. Lembre-se de reduzir a velocidade em áreas próximas a escolas, centros urbanos movimentados e cruzamentos. Muitos pedestres que não dirigem não têm consciência da distância de frenagem, por isso ande devagar e atento. Idosos e deficientes físicos merecem cuidado especial, porque caminham mais lentamente. Crianças brincando costumam atravessar a pista correndo e sem olhar para os carros. Também tenha cuidado com pedestres embriagados, sujeitos a atropelos. Reduza a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestres e, se houver alguém querendo atravessar, dê preferência, só se movimentando quando a pista estiver livre. Ao desacelerar, não se esqueça de olhar para os carros que vêm atrás.
          
               Atenção com animais na pista: Em áreas rurais, é preciso ter muita atenção com o aparecimento de animais na pista. Essa é uma das grandes causas de acidentes em rodovias, especialmente à noite. Ao ver um animal no caminho, reduza a velocidade e tenha cuidado para que ele não se assuste e corra em direção ao veículo. Só retome a velocidade normal quando ultrapassar o lugar onde o animal está.
             
CINTO DE SEGURANÇA NO BANCO DE TRÁS: O uso do cinto de segurança no banco da frente já se tornou comum, graças à obrigatoriedade legal. Mas também é importante proteger quem vai no banco de trás. Lembre-se de que o cinto de segurança evita que o passageiro seja lançado para fora do carro, situação em que as chances de morte são cinco vezes maiores. Em caso de colisão frontal, o cinto do banco de trás também evita que o passageiro seja projetado para frente do carro, provocando um impacto muito maior do que o próprio peso. Um homem de 70 kg pode provocar um impacto correspondente a uma tonelada, a depender a velocidade. Por isso, é importante que todos disponham do cinto de segurança.

CEARÁ - 'Intervenção humana compromete nossa costa'

A erosão costeira é provocada por fenômenos naturais e agravada pela ocupação desordenada e por outras intervenções antrópicas (humanas)
Especialista em impactos ambientais em zonas costeiras, professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e membro do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira Oceânica, Paulo Roberto Silva Pessoa explica que, em todos os 573 quilômetros da nossa costa, um dos maiores problemas é, sem dúvida, o da ocupação, um dos fatores responsáveis pelo avanço do mar.

O professor destaca que, "se barramos o caminho natural, seja para a construção de um resort, um prédio, de qualquer empreendimento, a gente acaba deixando de alimentar a zona costeira. O resultado é que as ondas vão bater na praia sem a alimentação e a tendência desse processo pode ser a erosão. Nós temos alguns núcleos erosivos, como o de Icaraí, Iparana, algumas áreas de Paracuru. Esses são fatores ocasionados por intervenções humanas".
Sobre a dinâmica natural da zona costeira, o especialista conta que "o movimento das ondas é alimentado pela areia das dunas. A nossa costa é eminentemente arenosa. São os depósitos eólicos no formato de dunas. Têm uma expressividade muito grande naquela região do Cauípe, de Canoa Quebrada e Jericoacoara. Essa areia já esteve um dia no ambiente litorâneo, na praia. Os mares e as ondas jogam esse material para a costa. O vento se encarrega de levar para cima do continente, que retrabalha esses sedimentos até que eles cheguem de novo na linha costeira, caiam na zona fluvial, nesses estuários pequenos, que devolvem essa areia para a zona costeira mais uma vez".
Paulo Roberto lembra que, na costa do Ceará, apesar dos outros eventos, o principal responsável por provocar as ondas no oceano é o vento. "Quanto maior o sistema atmosférico, maior a quantidade de dias que ele vai atuar em cima da superfície, maior será a área afetada e, consequentemente, a quantidade de ondas que pode chegar à linha da costa de Fortaleza. Esse é um processo que forma também a erosão".
VIA: DN

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

BRASIL - Comissão do Senado rejeita reduzir maioridade penal em crime hediondo

Proposta de Emenda Constitucional, de autoria do senador tucano Aloysio Nunes Ferreira, foi considerada inconstitucional e rejeitada pela CCJ


Com 11 votos contra e 8 a favor, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visava diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos específicos. A maioria da comissão considerou a mudança proposta como inconstitucional, além de violar os direitos das crianças e dos adolescentes.
O texto, que é de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi derrubado com cinco votos de senadores do PT, dois do PMDB, um do PSOL, um do PSDB, PCdoB e do PSB. Os debates se prolongaram por horas e o auditório foi ocupado por ativistas dos Direitos Humanos que comemoraram a derrubada do Projeto de Lei.

Segundo a proposta do senador tucano, responderiam criminalmente como adultos adolescentes acusados de praticar delitos inafiançáveis, tais como crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo. Os reincidentes em lesões corporais ou roubo qualificado também seriam criminalizados caso houvesse parecer favorável de um promotor da Vara da Infância e autorização da justiça
A seguir, confira quem votou contra e a favor:
Contra a redução da maioridade penal:
Angela Portela (PT-RR)
Aníbal Diniz (PT-AC)
Antônio Carlos Valadares (PSB-PE)
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Gleisi Hofmann (PT-PR)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
José Pimentel (PT-CE)

Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) – autor do voto em separado que derrubou o relatório oficial
Roberto Requião (PMDB-PR)
A favor da redução da maioridade penal:Aloysio Nunes (PSDB-SP) – autor da PEC rejeitada
Armando Monteiro (PTB-PE)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Cyro Miranda (PSDB-GO)
Magno Malta (PR-ES)
Pedro Taques (PDT-MT)
Ricardo Ferraço (PMDB-ES) – relator da PEC rejeitada (não estava presente, mas seu voto foi computado)
Romero Jucá (PMDB-RR)
VIA:TERRA

MUNDO - Venezuela: morre a Miss alvejada na cabeça em protesto



Uma jovem estudante venezuelana de 22 anos morreu nesta quarta-feira após ser baleada na cabeça durante uma manifestação contra o governo de Nicolás Maduro na terça-feira, informou a agência de notícias Reuters. Segundo o jornal La Nación, Génesis Carmona, aluna de Marketing da Universidade Tecnológica do Centro, no Estado de Carabobo,também era modelo e foi eleita, no ano passado, Miss Turismo de Carabobo. Ela foi levada ao hospital em uma motocicleta e chegou a ficar internada em coma. Mas, de acordo com a família, a estudante não resistiu aos graves ferimentos.

Carmona é a quinta vítima fatal decorrente dos protestos contra o governo venezuelano. Na terça-feira, um estudante morreu após ser atropelado por um veículo da companhia estatal Petróleo de Venezuela S.A. (PDVSA). Outras três mortes foram registradas na última quarta.

Carmona participou nesta terça-feira de uma marcha em Valência, cidade a 170 quilômetros de Caracas, para apoiar o líder da oposição Leopoldo López, que foi preso em Caracas em meio a um clima de forte tensão no país. Em determinado momento, um grupo de motoqueiros armados invadiu a área em que a jovem e seus companheiros protestavam pacificamente e começou a atirar, disseram testemunhas.
Nove jovens foram atingidos pelos disparos, mas apenas Génesis corria o risco de morrer. Médicos da clínica Guerra Mendez disseram que a bala estava alojada na parte traseira do crânio da jovem. Um edema formado pelo trauma dificultava uma intervenção cirúrgica.
Segundo o jornal argentino, a notícia da miss baleada foi ignorada pelos meios de comunicação do governo venezuelano, mas correu rapidamente através do Twitter e outras redes sociais. Fotos e vídeos de Génesis sendo socorrida e carregada foram compartilhados para criticar a violência das milícias que defendem o governo e pedir doação de sangue para a estudante.
VIA:VEJA


VEÍCULOS - Veja 10 pecados de manutenção que fazem o carro gastar mais


Nada adianta ficar procurando posto com combustível mais barato e economizar nas aceleradas se itens simples da manutenção do carro são esquecidos. A troca das peças nos prazos recomendados pelas montadoras interfere diretamente no consumo. Veja, abaixo, 10 pecados cometidos pelos motoristas que pesam no seu bolso na hora de abastecer.

1 - Velas - Responsável por introduzir a energia de ignição na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível, as velas devem ser trocadas rigorosamente nos prazos que manda a montadora. Elas nem precisam estar falhando para comprometer o rendimento do carro e aumentar o consumo de combustível. O prazo varia de um modelo para outro, que pode ser de 15 mil a 100 mil quilômetros. E quando uma estragar, é preciso trocar o jogo (geralmente quatro).
2 - Filtros - Os filtros de ar, óleo e combustível são fundamentais para o funcionamento correto do motor. Eles também devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados pela fabricante do veículo. Filtros de ar e combustível vencidos interferem diretamente na mistura de ar e combustível do carro, o que faz você ir mais rapidamente ao posto abastecer.
3 - Combustível batizado - Não é um item de manutenção, mas deve ser trata como uma medida preventiva. Esse é o grande vilão dos carros atualmente. Com o avanço da tecnologia, o sistema dos carros é bastante sensível para ler o combustível usado. Gasolina com querosene ou álcool com água vão interferir diretamente na média de combustível, além de comprometer outras peças do sistema de injeção. Abasteça sempre em locais com selo da ANP.
4 - Pneus - Pneus com pouco ar interferem diretamente no desempenho e, consequentemente, no gasto de combustível. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. Além de perigosos, pneus gastos também interferem na aerodinâmica dos automóveis.
5 - Alinhamento - O alinhamento das rodas (ou geometria) é fundamental para o desempenho dos veículos. Além de ter menos estabilidade e provocar desgaste nas peças, carros desalinhados exigem maior esforço do motor e, consequentemente, mais combustível é puxado do tanque. O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou, no máximo, a cada 10 mil quilômetros.
6 – Adaptações - Engenheiros gastam anos projetando um carro para que ele tenha o melhor desempenho possível e menor consumo com as peças originais. Por isso, não invente adaptações não-recomendadas. Pneus fora da medida, por exemplo, aumentam o gasto de combustível. Colocação de aerofólios e suportes que interferem na aerodinâmica do carro também vão fazer você gastar mais.
7 - Escapamento - Além de mais barulho, rodar com escapamento furado no carro pode provocar falhas e aumento do consumo. Isso acontece porque o funcionamento dos motores são influenciados pela chamada taxa de contra-pressão dos gases. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa, o que pode provocar falhas na marcha lenta, resultando em maior consumo de combustível.
8 - Embreagem - Se você tem hábito de andar com o pé na embreagem, esqueça. Isso irá desgastar o sistema. Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas. Isso, claro, faz aumentar o consumo.
9 - Freios - Parece óbvio, mas vale lembrar. Rodas travadas ou com algum tipo de atrito errado no freio interferem no rendimento do carro. A lógica é simples: o motor precisa fazer mais força para rodar e, claro, vai necessitar de mais álcool ou gasolina. Os freios dos carros devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.
10 - Arrefecimento - Todos os motores têm uma temperatura ideal de funcionamento. Se trabalham superaquecidos, perdem potência, o que gera aumento no consumo. É fundamental sempre trocar o aditivo do radiador no prazo recomendado pelas montadoras e revisar todo o sistema de arrefecimento, como mangueiras, válvula termostática e interruptores.

INFO - Facebook compra o aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões




O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) a compra do aplicativo WhatsApp por US$ 16 bilhões. O valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a própria rede social comprou o instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

O acordo também prevê um pagamento adicional de US$ 3 bilhões aos fundadores e funcionários do WhatsApp que poderão comprar ações restritas do Facebook dentro de quatro anos. Além disso, o presidente-executivo e cofundador do WhatsApp, Jan Koum, tomará lugar no conselho administrativo do Facebook.

No comunicado que anunciou a compra do aplicativo, o Facebook não informou se iria descontinuá-lo. Mark Zuckerberg, presidente-executivo e cofundador do Facebook, no entanto, afirmou em sua página na rede social que o aplicativo permanecerá "independente".

Em conferência após o anúncio, Zuckerberg informou que o objetivo agora é fazer o WhatsApp aumentar seu número de usuário. Por isso, não vai alterar a fonte de receita "pelos próximos anos". O executivo chegou a elogiar o modelo de negócio do aplicativo, que cobra de novos usuários uma assinatura de R$ 2,37 anualmente após um primeiro ano de uso gratuito.

“WhatsApp está no caminho para conectar um bilhão de pessoas. Serviços que atingem a casa do milhar são incrivelmente valiosos”, escreveu em comunicado o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.