quinta-feira, 5 de maio de 2016

SAÚDE 2016 - Fumar maconha apenas 1 vez por semana pode deformar cérebro


Fumar maconha ocasionalmente pode danificar estruturas centrais do cérebro, de acordo com um novo estudo divulgado pelo site Daily Mail. Segundo a pesquisa, usar a droga apenas uma ou duas vezes por semana pode afetar o tamanho e o formato de duas regiões cerebrais importantes, ligadas à emoção e à motivação.

Estudos anteriores, realizados com pessoas que fazem uso excessivo da maconha, mostraram que a droga pode de fato “reestruturar” o cérebro. No entanto, este é o primeiro experimento que mostra o efeito com usuários ocasionais. Especialistas da Harvard Medical School e da Northwestern University, de Chicago, analisaram a ressonância magnética de 20 usuários de maconha, com idades entre 18 e 25 anos. Eles compararam as imagens às de cérebros de pessoas que nunca fizeram uso da droga.

As maiores diferenças foram notadas em duas áreas: o núcleo accumbens e a amígdala, que são associados à motivação, às emoções e ao vício. No cérebro dos usuários, o núcleo accumbens apareceu muito maior, enquanto a amígdala se mostrou deformada. Segundo o professor Hans Breiter, o estudo teve o desafio de desmistificar o conceito de que o uso ocasional da droga não está associado a consequências ruins. “As pessoas acham que o uso recreativo não causa nenhum problema, mas nossos dados mostram que não é o caso”, reforça.

A co-autora do estudo, Anne Blood, de Harvard, diz que estas áreas cerebrais são de grande importância. “Elas formam uma base para que você avalie os aspectos positivos e negativos das coisas e tome decisão sobre elas”, pontua. Os resultados abrem novos caminhos para pesquisas que buscam examinar as ligações entre o uso de maconha e as doenças mentais.
saúdeterra

terça-feira, 3 de maio de 2016

CEARÁ 2016 - Chuvas no CE ficam 21,6% abaixo da média nos 4 primeiros meses do ano

De 1° de janeiro a 30 de abril choveu 477,6 milímetros em todo o Ceará.
Média histórica para esse período é de 608,8 milímetros, segundo Funceme.



De 1° de janeiro a 30 de abril choveu 477,6 milímetros em todo o Ceará. A média histórica para esses quatro primeiros meses do ano é de 608,8 milímetros, o que significa dizer que choveu neste ano 21,6% abaixo da média. Nos quatro primeiros meses do ano, janeiro foi o único mês onde as chuvas ficaram acima da média: choveu 192 milímetros, quando a média histórica do mês é 98,7mm, representando um desvio positivo de 95,4%.

Os dados, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), confirmam a previsão realizada em janeiro de que o Estado teria 65% de chance de ter chuva abaixo da média histórica no período. No Ceará, a quadra chuvosa é concentrada nos meses de fevereiro, março, abril e maio. Se considerar meses da quadra chuvosa, ou seja, os meses de fevereiro, março e abril, o desvio negativo chega a 44%.

A média do trimestre é de 510,1 milímetros e choveu 285,6 milímetros entre 1° de fevereiro e 30 de abril. "Uma das características da chuva no semiárido e na nossa região do litoral é a irregularidade das chuvas. De uma forma geral, todas as regiões do interior do Estado estão com chuvas abaixo da média”, explica o meteorologista da Funceme Davi Ferran.

Nível dos açudes
Como principal reflexo da falta de chuvas no Estado está o baixo nível do açudes que abastecem o Ceará. De acordo com  a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o volume médio dos 153 açudes monitorados pela Companhia apresentam um volume de 13,3%, o que representa 24,8 bilhões de metros cúbicos armazenados. De acordo com a Cogerh destacam-se os açudes Quandu, Caldeirões e Maranguapinho que iniciaram sangria.

g1 ceara

segunda-feira, 2 de maio de 2016

BRASIL 2016 - Faustão recebe 5 milhões e é o mais bem pago da TV


Fausto Silva chegou aos 66 anos de idade - celebrados nesta segunda-feira (2) - com a conta bancária recheada. O apresentador do "Domingão do Faustão", da TV Globo, alcançou o posto de apresentador mais bem pago da televisão no Brasil. O comunicador tem um salário mensal de R$ 5 milhões e ainda recebe uma bela porcentagem com merchandisings.

Segundo a colunista Keila Jimenez, o patrimônio do veterano já teria passado de R$ 1,5 bilhão. No entanto, não pense que todo esse dinheiro fica só para o artista, não. Fausto costuma ajudar diversas instituições de caridade e presenteia seus amigos com presentes caros.

E ainda tem mais! Com contrato até 2021 com a emissora carioca, Faustão poderá até ganhar aumento nos próximos anos, já que seu contrato prevê reajustes em seus ganhos mensais. No mundo da TV atualmente, apenas o narrador esportivo Galvão Bueno ganharia algo próximo ao que recebe Fausto Silva.
msnnoticias

domingo, 1 de maio de 2016


BRASIL - VELOCIDADE 1994 À 2016 - 1º de maio. Data para ser lembrada sempre, com ou sem corrida de F1

GP de Sochi foi disputado na mesma data que ficou marcada pela morte de Senna



Dia 1º de maio de 1994 caiu num domingo. Foi nessa data que a F1 organizou o GP de San Marino, em Ímola, na Itália, terceira etapa do campeonato. Desde então, portanto há 22 anos, nunca mais uma corrida de F1 coincidiu de ser disputada dia 1º de maio. Para o fã da F1, ou mesmo aqueles que se sensibilizam com uma mensagem mais elevada, o 1º de maio representa sempre um momento para reflexão, por vezes confundido com saudade. Foi nesse dia que Ayrton Senna sofreu o acidente fatal na curva Tamburello, na segunda volta da relargada, depois da saída do safety car, na sexta volta da prova, às 14h17.

Ainda há hoje profissionais daquele tempo na F1, como o fisioterapeuta Josef Leberer, austríaco. Atualmente ele trabalha com os pilotos da Sauber, o brasiliense Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson. Josef e Senna se tornaram amigos. Em 1988, ele foi cuidar, na sua estreia na F1, com ninguém menos de Senna e Alain Prost, na McLaren. E quando Senna deixou o time de Ron Dennis para correr na Williams, no fim de 1993, convidou Josef para ir com ele.
g1.com