sábado, 14 de março de 2015

BRASIL 2015 - Dez motivos para o impeachment de Dilma no “Financial Times”

Em artigo, jornal britânico aponta o que considera os 10 motivos que podem levar Dilma ao impeachment.


1.)Perda de apoio no Congresso
  1. 2.)Escândalo da Petrobras
  2. 3.)Queda na confiança do consumidor
  3. 4.)Aumento da inflação
  4. 5.)Aumento do desemprego
  5. 6.)Queda na confiança do investidor
  6. 7.)Déficit orçamentário
  7. 8.)Problemas econômicos no geral
  8. 9.)Falta d’água
  9. 10.)Possíveis apagões elétricos

Por Reinaldo Azevedo(VEJA.ABRIL)

sexta-feira, 13 de março de 2015

SAÚDE 2015 - Dengue: confira os 20 municípios do Ceará que estão em risco ou alerta

Sete cidades têm altas chances de desenvolver epidemias; na Capital, o estado é de alerta, segundo Ministério

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, divulgado, ontem, pelo Ministério da Saúde, revelou que, no Ceará 20 municípios se encontram em situações de risco ou de alerta para surto de dengue. Sete cidades apresentam taxas de infestação pelo mosquito transmissor da doença superiores a 4%, tendo altas chances de desenvolver epidemias, conforme o órgão. São elas Baturité, Canindé, Coreaú, Hidrolândia, Santa Quitéria, Tauá e Varjota. Já em outras 13 localidades, inclusive na Capital, o estado é de alerta.

O número representa metade das 40 cidades cearenses que participaram desta edição da pesquisa, referente aos meses de janeiro e fevereiro. O LIRA a mapeia os focos de reprodução do Aedes aegypti em casas, prédios e outros tipos de imóveis. O quadro mais preocupante é do município de Canindé.

Na região, 14,1% dos estabelecimentos vistoriados pelos agentes de vigilância neste início de ano registraram larvas do vetor. Das áreas em situação de risco, Coreaú é a menos afetada, com índice de infestação de 5%.

Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maranguape, Massapê, Pacatuba, Reriutaba e Pires Ferreira fazem parte do grupo de municípios em situação de alerta. Nesses locais, entre 1,0% e 3,9% dos domicílios monitorados apresentaram focos do mosquito da dengue.

Na Capital, a presença de larvas foi detectada em 1,4% dos imóveis. O resultado revela uma piora em relação ao último levantamento, divulgado pela Prefeitura em novembro do ano passado. Na época, a cidade estava em situação satisfatória, tendo mais de 35% dos bairros com índices aceitáveis para o Aedes aegypti. Hoje, segundo Carlos Alberto dos Santos, coordenador de Controle Vetorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 55% dos bairros estão em alerta e dois (Ellery e São Bento) estão em situação de risco.

Incidência da doença cresce no Estado

Junto com o LIRAa, o Ministério da Saúde publicou um novo balanço da dengue em todo o País. Em 2015, até o dia 7 de março, foram notificados 5.074 casos da infecção no Ceará. A incidência da doença no Estado é de 57,4 casos por 100 mil habitantes. A taxa é bem superior à registrada no igual período do ano passado. Em 2014, foram 2.903 notificações e uma incidência de 32,8 ocorrências registradas a cada 100 mil pessoas.

Em contrapartida, o número de óbitos e de casos graves de dengue diminuiu. Neste ano, já foram confirmados cinco de dengue grave e um óbito no Estado. No ano passado, houve sete registros de dengue grave e seis óbitos.


via:diario.ne

quinta-feira, 12 de março de 2015


Momentos cidades brasileiras, lindas paisagens! - Recife (PE) comemora 478 anos hoje quinta (12)

A Veneza brasileira, como a cidade de Recife é conhecida, completa 478 anos hoje quinta-feira (12) e uma grande festa está sendo preparada para comemorar a data.

Tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, a capital pernambucana atrai turistas brasileiros e estrangeiros interessados na beleza de seu litoral de águas mornas e claras, na riqueza das construções históricas coloniais e, especialmente, nas festas típicas, a maioria delas ao ritmo de frevo e ao som de maracatu.

Os Principais pontos Turístico do Recife


A Praia de Boa Viagem é a queridinha da cidade do Recife. Ela é a mais conhecida praia urbana da capital pernambucana e encanta os turistas pelas águas claras e piscinas naturais. O azul das águas do mar é apontado pelos turistas como uma das imagens mais belas que se pode ter da costa brasileira.


Igreja Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio)



Situada na Praça da Independência, é um dos mais significativos exemplares de arquitetura barroca na cidade. A Igreja teve a sua construção iniciada em 1753 e concluída em 1790, e foi dedicada a Santo Antônio. No local onde o templo foi construído existiam, anteriormente, as trincheiras dos invasores holandeses e a conhecida Casa de Pólvora. Daí, no ano de 1752, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz do Corpo decidiu adquirir o terreno e construir uma igreja medindo 100 palmos de comprimento por 50 de largura. 

Olinda e Recife








O Carnaval



O Carnaval Multicultural do Recife é democrático, popular e, principalmente, original em seu formato. Totalmente descentralizado, com polos de animação por toda a cidade, o modelo criado pela atual gestão da Prefeitura é um sucesso inegável.

quarta-feira, 11 de março de 2015


SAÚDE 2015 - Os benefícios de consumir uma maçã por dia


Asmaçãs são muito ricas em nutrientes. Existem vários tipos e tamanhos, mas todas fornecem os mesmos nutrientes ao nosso corpo. A seguir, leia mais e saiba porque é importante comer uma maçã por dia.

Reduz o risco de doença cardíaca

Em muitas sociedades, as doenças cardíacas superam o câncer como causa principal de mortalidade. O que poucos sabem é que estas doenças podem ser prevenidas com mudanças saudáveis no estilo de vida, como uma dieta natural.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que o consumo de uma maçã por dia, durante 4 semanas, reduz os níveis de uma substância relacionada com o endurecimento das artérias em quase 40%.

Aumenta a capacidade cerebral

Já um estudo da Universidade de Massachusetts demonstrou que tomar suco de maçã fresca, 3 vezes por semana, ajuda pessoas com Alzeheimer a reduzirem significativamente o avanço da doença em aproximadamente 75%.
Nota: Não compre o de maçã pasteurizado. A ideia é consumir o suco de maçã cru, ou seja, orgânico e sem filtrar. Quando fizer seu suco, não retire a casca da maçã, adicione toda a fruta no liquidificador, até o meio e a sementes.

Mantém corretamente seu sistema digestivo

A fibra natural da maçã (solúvel e insolúvel), vital para nosso organismo, tem como objetivo fazer com que o sistema digestivo e cardiovascular funcionem corretamente. Além disso, as maçãs possuem pectina, um tipo importante de fibra que ajuda a unir toxinas no seu intestino e retirá-las do corpo.

Previne alguns tipos de câncer

Os flavonoides nas maçãs podem ajudar o organismo a nos proteger contra certos tipos de câncer, especialmente o no pulmão. Os flavonoides são compostos que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tanto a inflamação crônica como o estresse oxidativo são considerados processos importantes para o desenvolvimento do câncer, e os flavonoides detêm ambos os processos.
via:melhorcsaude

terça-feira, 10 de março de 2015

TRANSITO 2015 - Ônibus com banda de forró 'Garota Safada' tomba no interior do Ceará

Quatro pessoas se feriram gravemente no acidente.
Veículo saiu de Fortaleza e saiu em direção ao Piauí.


 Quatro pessoas ficaram feridas gravemente em um acidente com o ônibus que conduzia a Banda 'Garota Safada', na madrugada desta terça-feira (10),  em São Luiz do Curu, a 79 Km de Fortaleza. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o ônibus tombou na BR-222, na altura do quilômetro 82. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas. Outros integrantes da banda foram encaminhados aos hospitais de Umirim, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a empresária da banda, o ônibus saia de Fortaleza em direção ao Piauí. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no ônibus.

O vocalista “Wesley Safadão” não estava presente. As quatro pessoas feridas foram levadas ao Hospital Instituto José Frota (IJF), no Bairro Centro, na capital. A  empresária do cantor informou que está prestando toda a assistência aos feridos.


VIA:G1CE


segunda-feira, 9 de março de 2015

CEARÁ 2015 - Ceará registra primeira morte por dengue hemorrágica

Barbalha. O primeiro caso de morte por dengue hemorrágica no Estado foi confirmado neste município. A vítima foi a universitária Josilene dos Santos Pereira, 19 anos, que faleceu no último dia 25 de fevereiro, no Hospital São Vicente de Paula, onde permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade por cinco dias. 
A confirmação da morte da estudante por dengue hemorrágica foi feita pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), no último Informe Semanal, expedido pela pasta. Antes da confirmação, porém, profissionais de saúde do Município apontavam a possibilidade da morte da jovem ter sido ocasionada por leptospirose.
Conforme familiares da vítima, a jovem começou a passar mal em casa e teria buscado ajuda médica por várias vezes em postos de saúde do Município antes de ter sido internada. A morte da universitária causougrande comoção na cidade.
Dezenas de pessoas acompanharam o sepultamento da jovem no cemitério público municipal. Muitos cobravam esclarecimentos em relação à causa da morte da estudante, enquanto outras pessoas comentavam sobre casos suspeitos de dengue em bairros periféricos da cidade.
No Ceará, os primeiros casos de dengue surgiram no ano de 1986. Conforme dados da Sesa, nas quase três décadas de notificação da doença no Estado, foram registradas pelo menos seis epidemias da doença nos anos de 1987, 1994, 2001, 2008, 2011 e 2012. As epidemias mais graves teriam sido as 1994, quando foram confirmados os primeiros casos de dengue hemorrágica; em 2008, por causa do grande número de confirmações do tipo grave da doença e em 2011, por conta da grande quantidade de casos clássicos constatados.
Suspeitas
Somente no período de 4 de janeiro a 7 de março deste ano, já foram notificadas mais de 4.500 suspeitas de dengue no Estado. Com relação aos casos graves, foram constatados 26 casos de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) nos seguintes municípios: Barbalha (4), Fortaleza (12), Aracati (2), Caucaia (2), Itaitinga (2), Limoeiro do Norte (1), Eusébio (1), Maracanaú (1) e Porteiras (1). No período, também foram notificados três óbitos suspeitos. Além da confirmação de morte por dengue hemorrágica em Barbalha, outros dois casos, notificados pelo município de Fortaleza, permanecem em investigação sorológica.
VIA: D.NE

domingo, 8 de março de 2015

ECONOMIA 2015 - Apagão atinge Grande Fortaleza e municípios da região Norte do Ceará

Queda de energia ocasionou pane dos semáforos em Fortaleza.
Segundo Coelce, apagão ocorreu por falha em subestação da Chesf.


Uma queda de energia atingiu toda Fortaleza, parte da Região Metropolitana e municípios da Região Norte, como Sobral e Itapipoca, no início da manhã deste sábado (7). O apagão foi registrada por volta das 7h20 na capital cearense. De acordo com a Companhia Enérgita do Ceará (Coelce), a falta de energia foi ocasionada por falha na subestação de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A queda de energia gerou outro problema, pane na maior parte dos semáforos da capital. Vias importantes de Fortaleza, como Avenida Antônio Sales, Avenida Barão de Studart, Avenida Leste Oeste, exigiram atenção maior dos motoristas. A Chef afirma que, às 8h49, voltou a fornecer energia para a Coelce.
Às 10h30, a Chesf confirmou a falha. De acordo com a companhia, às 7h19 ocorreu um defeito em duas subestações, Fortaleza e Fortaleza II, que provoco o desligamento das estações Delmiro Gouveia, Cauipe, Pici e Sobral, deixando região metropolitana e região Norte sem energia. As causas do defeito ainda serão investigadas. 

VIA:G1CE