sábado, 11 de fevereiro de 2017

CEARÁ 2017 - MOBILIDADE - Fortaleza receberá Anel Cicloviário com 46 km de extensão. Enquanto isso em Sobral onde estão as ciclovias...


Fortaleza receberá Anel Cicloviário com 46 km de ciclovias e ciclofaixas ligando todas as áreas da Capital. A primeira etapa do projeto será entregue até julho deste ano e a previsão para implantação total é para o final de 2018. Além disso, mais 50 km de malha cicloviária serão implantados até julho de 2017, totalizando 249 km em toda a Cidade.

As ações do Plano de Expansão de Infraestrutura Cicloviária foram anunciadas pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), nesta tarde, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). “Essas ações estimulam o uso da bicicleta e melhoram a política de segurança viária, reduzindo o número de acidentes”, considera. De acordo com ele, houve uma redução de 36% para 16% no número de acidentes fatais com bicicletas em Fortaleza, no último ano.

Segundo o secretário de conservação e serviços públicos, Luís Alberto Saboia, as ações fazem parte de uma política transversal, abrangendo inclusão social, saúde pública, sustentabilidade econômica e ambiental e segurança. Ele explica que o investimento médio de 30 mil reais na implantação de um quilômetro de ciclofaixa.

BRASIL 2017 - Projeto permite mulher faltar ao trabalho durante período menstrual

A Câmara dos Deputados analisa proposta que permite a mulher se afastar do trabalho por até três dias ao mês durante o período menstrual. Nesses casos, poderá ser exigida a compensação das horas não trabalhadas, para que não haja prejuízo para a empresa.
A medida está prevista no Projeto de Lei 6784/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que acrescenta um artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), na parte que trata do trabalho da mulher.

Inspiração britânica
Para elaborar o projeto, Carlos Bezerra se inspirou em notícia veiculada na imprensa sobre uma empresa britânica que adotou esse tipo de licença. “O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos, levando-se em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período”, explica Bezerra.
“Cerca de 70% das mulheres têm queda da produtividade do trabalho durante a menstruação, causada pelas cólicas e por outros sintomas associados a elas, como cansaço maior que o habitual, inchaço nas pernas, enjoo, cefaleia, diarreia, dores em outras regiões e vômito”, lista o parlamentar citando estudo sobre o assunto elaborado pela empresa MedInsight.
Carlos Bezerra acredita que a proposta trará vantagens para as mulheres trabalhadoras e para as empresas, que contarão com a força de trabalho feminina nos momentos de maior produtividade.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

agenciacamara

CEARÁ 2017 - Governo do Ceará fará licitação para construção de cinemas no Interior

O governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, lançou na segunda-feira (06) o edital de licitação para a construção de um cinema padrão em 10 municípios. Em cada cidade, serão construídas duas salas de cinema, uma com capacidade para 100 espectadores e a outra comportando 200 pessoas.

Com os cinemas em Cedro, Aquiraz, Amontada, Crato, Crateús, Canindé, Itaitinga, Iguatu, São Benedito e Tauá, novos espaços de exibição de filmes serão criados, beneficiando o público local. A ação faz parte da descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A obra tem o valor global estimado de R$ 2,4 milhões, com recursos orçamentários oriundos do Tesouro do Estado e Convênio Federal. As salas serão construídas ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e farão parte da infraestrutura de entretenimento do município.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SAÚDE 2017 - Quantas pessoas sofrem com o mal de Alzheimer no Brasil e no Mundo

A doença de Alzheimer é a mais freqüente forma de demência entre idosos.
É caracterizada por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais: memória, orientação no tempo e no espaço, pensamento abstrato, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidianas.
Outros sintomas incluem mudança da personalidade e da capacidade de julgamento.
Atualmente pode ser diagnosticada, para fins de pesquisa, antes mesmo que o paciente apresente demência com incapacidade de realizar com independência as atividades básicas e instrumentais do dia a dia.
Na maioria das pessoas os sintomas iniciam depois dos 60 anos de idade.

A proporção de pessoas com a doença dobra a cada 5 anos a partir dos 65 anos de idade. Cerca de 5 % das pessoas com idade entre 65 e 74 anos tem a doença, mas quase a metade das que tem 85 ou mais são acometidas.

Estima-se no Brasil 1 milhão e 200 mil pessoas . O número de pacientes é estimado em 35,6 milhões no mundo.

Em razão do envelhecimento da população global, esses números aumentarão significativamente, em 2030, serão 65,7 milhões e em 2050, 115.4 milhões de portadores, sendo dois terços deles em países em desenvolvimento.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

BRASIL 2017 - CAIXA: CALENDÁRIO DE SAQUE DO FGTS SAI NA PRIMEIRA QUINZENA DE FEVEREIRO



A Caixa Econômica Federal informou que o calendário para o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será divulgado ainda na primeira quinzena de fevereiro.
No final do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas até 31 de dezembro de 2015. No anúncio, o governo não deu detalhes de como será o calendário de pagamento, apenas que ele seria divulgado em fevereiro.

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a ordem dos saques deve começar em março.

ECONOMIA 2017 - Caixa inicia nesta terça-feira (7) programa de demissão voluntária


A Caixa Econômica Federal abrirá programa de demissão voluntária para até 10 mil funcionários nesta terça-feira (7) e planeja economizar R$ 1,8 bilhão em 2018, afirmou o presidente do banco, Gilberto Occhi.

Hoje a Caixa tem 95 mil funcionários, sendo que 30 mil têm mais de 15 anos de casa e poderão aderir ao programa para deixar a instituição. Os servidores terão até o dia 20 de fevereiro para decidir se aceitam a oferta do banco público.

Para aderir ao programa, será preciso se enquadrar em um dos quatro critérios impostos pelo banco público: ser aposentado pelo INSS, estar apto a se aposentar até o dia 30 de junho, ter pelo menos 15 anos de trabalho na Caixa no atual contrato ou ter adicional de incorporação de função de confiança até a data de desligamento.

robertomoreira