sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nordeste - Falha geológica de 34 km provoca enxame sísmico no RN

Na última semana, a região do município de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, foi atingida por um dos maiores enxames sísmicos do Brasil. Em oito dias foram registrados 265 tremores, que racharam paredes e forçaram moradores a deixarem suas casas.

Normalmente, a atividade sísmica na região de Pedra Preta é bastante elevada. No entanto, a quantidade de tremores observada na última semana foi muito acima do normal, obrigando o prefeito da cidade a decretar Estado de Calamidade Pública.

De acordo com dados registrados pela Estação sismográfica de Riachuelo, localizada a 100 km do local e operada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o maior tremor ocorreu na noite de 31 de outubro e atingiu 3.5 graus de magnitude. Apesar de ser um abalo relativamente fraco, a construção precária das casas é preocupante, já que evento um pouco mais intenso pode ter consequências devastadoras na região.

Falha Geológica
A causa exata dos tremores é desconhecida, mas a proximidade com a falha geológica de Samambaia, a poucos quilômetros ao leste de Pedra Preta é a causa mais provável.
Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.
As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada. Em 30 de novembro de 1986, por exemplo, mais de 3 mil casas e imóveis foram destruídos após a cidade ser atingida por um terremoto de 5.1 magnitudes.

Geologia
O Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.
Diferente dos abalos de origem tectônicos, que ocorrem nas bordas das placas continentais, os abalos relacionados às falhas geológicas acontecem quando grandes camadas abaixo do solo se tornam instáveis e desmoronam. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles a acomodação natural, movimentos súbitos na crosta ou infiltração de líquidos, embora não sejam incomuns os tremores provocados por grandes barragens localizadas próximas ao epicentro.
O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu próximo à costa de São Paulo, em 22 de abril de 2008. Na ocasião, um sismo de 5.2 graus foi sentido com bastante intensidade nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
FONTE: apoll 11




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SOBRAL/CE - POPULAÇÃO SOBRALENSE RECLAMA DA QUALIDADE DA ÁGUA DO SAAE.

A receptação da água em nossos lares está horrível. A água estar suja e com odor, impossível de ser consumida, por conta disso a população tem que comprar garrafões  de água para cozinhar e para beber.

Segundo informações de populares, em alguns comércios o preço da água já subiu 50%




HISTÓRICO DA ÁGUA IMPRÓPRIA AO CONSUMO: MESES DE JANEIRO E NOVEMBRO 2013.

VEÍCULOS - Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos em outubro de 2013

Volkswagen Gol mantém a liderança; entre motos, Honda CG 150 é 1ª.
Ford Fiesta sobe e Fiat Strada, antes da reestilização, cai na lista.


As vendas de veículos subiram 6,5% em outubro, na comparação com setembro, informou a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre os carros mais vendidos, o Volkswagen Gol (1º) se manteve na frente, seguido pelos Fiat Uno (2º) e Palio (3º). O Ford Fiesta, agora contando com o New Fiesta hatch, recém nacionalizado, subiu mais uma posição no ranking dos mais vendidos, superando o Fiat Siena (5º).
O Chevrolet Onix saltou do 8º lugar, em setembro, para o 6º, à frente do Hyundai HB20 (7º).  A picape Fiat Strada, 6ª colocada em setembro, caiu para o 10º lugar um mês antes de ser apresentada reestilizada. Entre motos, a renovada Honda CG 150 segue na liderença, seguida por Biz e nova geração da CG 125.
FONTE: autoesp.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

No Brasil, câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele


Novembro Azul (Movember) é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de prostata e outras doenças masculinas.1
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de prostáta, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.2
O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.4

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. De acordo com Ribeiro, pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.
Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
FONTE: M.Saúde

Ceará tem 3,8 milhões beneficiados pelo Programa Bolsa Família e Sobral está entre as 10 cidades cearenses menos dependentes do programa



O Ceará é o quarto do ranking nacional – 26 Estados e mais o Distrito Federal – no número de beneficiados, posição 2012, com o Programa Bolsa Família (PBF), com um total de 3,8 milhões de pessoas. No primeiro lugar está a Bahia, com 6,0 milhões, seguido por São Paulo, com 4,4 milhões e Minas Gerais, com 4,2 milhões. Em quinto está o Pernambuco, com 3,6 milhões e Maranhão, com 3,3 milhões, em sexto. O Ceará também fica em quarto lugar no Brasil na proporção de beneficiados em relação à população, com 44,6%. Neste caso, o Maranhão surge em primeiro lugar, com 50,3%; Piauí, com 48,5%, e Alagoas, com 46,9%.

O repasse de recursos oriundos do Programa Bolsa Família para o Ceará, em 2012, totalizou R$ 1,6 bilhão. Desse montante, Fortaleza recebeu mais de R$ 277,5 milhões, correspondendo a 17,22% do total para o Ceará. Jati, general Sampaio, Itaiçaba, Arneiroz, Baixio, Ererê, Pacujá, São João do Jaguaribe, Granjeiro e Guaramiranga são os dez, dentre os 184 municípios cearenses, que têm os menores números de pessoas beneficiadas com o PBF. Os dez maiores são: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Itapipoca, Crato, Maranguape, Canindé e Tianguá.


No Brasil, em média, o governo federal paga um benefício do Bolsa Família para cada 14 habitantes. Mas o número varia entre estados: em Alagoas, todas as cidades recebem acima dessa média. As do Rio Grande do Sul são as que dependem menos.
1ª Fortaleza : um benefício a cada 12,9 habitantes
2ª Caucaia : um benefício a cada 10,7 habitantes
3ª Maracanaú : um benefício a cada 10 habitantes
4ª Sobral : um benefício a cada 9,9 habitantes
5ª Pacatuba : um benefício a cada 9,6 habitantes
6ª Horizonte : um benefício a cada 9,3 habitantes
7ª Eusébio : um benefício a cada 9 habitantes
8ª Limoeiro do Norte : um benefício a cada 8,8 habitantes
9ª Pacajus : um benefício a cada 8,8 habitantes
10ª Russas : um benefício a cada 8,7 habitantes
FONTE: portalce

terça-feira, 5 de novembro de 2013

CEARÁ - Vórtice Ciclônico causa chuva em 120 municípios cearenses

Segundo a Funceme, sistema deve perder intensidade e se dissipar entre segunda e quarta-feira

Na tarde e na noite do último domingo, 3 de novembro, muitos municípios do Interior do Ceará tiveram chuvas com intensidade variando entre moderada e forte. O motivo é a presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atuando no Nordeste do Brasil. Esse sistema consiste numa grande circulação de ventos em elevada altitude (cerca de 12 mil metros) com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. A borda norte do Vórtice está sobre o Estado, provocando as precipitações. Em algumas cidades, as chuvas chegaram com fortes ventos e raios, causando prejuízos como queda de telhas ou árvores.



De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas chuvas em 120 municípios. O maior registro ocorreu em Pereiro, 128 milímetros, seguido de Solonópole, com 119mm, e Jaguaribe, com 101,2mm. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte e Região Jaguaribana. Na faixa litorânea, os registros foram de menor intensidade. Em Fortaleza, choveu 7,6 milímetros.

Previsão


Segundo o meteorologista Raul Fritz, a atuação do Vórtice Ciclônico e as chuvas de domingo foram informadas pela Funceme desde a última sexta-feira, através da previsão do tempo. “Sabíamos que seria de intensidade moderada a forte, mas não temos como prever exatamente em quais cidades nem a quantidade exata das precipitações”. Ele adianta que ainda devem ser registradas chuvas nesta segunda-feira, em todas as regiões do Estado. “Entretanto, para segunda e quarta-feira, o Vórtice deve perder intensidade e se dissipar”.

O sistema que desde domingo provoca chuvas no Ceará, esclarece Fritz, não tem associação com a estação chuvosa de 2014. “O Vórtice tem característica de ser temporal, ou seja, em poucos dias ele se dissipa. Essas chuvas não têm ligação com o período chuvoso do próximo ano, pois são causadas por sistemas diferentes. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2014 só será divulgada pela Funceme na segunda quinzena de janeiro”.

FONTE; funceme

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DA SÉRIE: CIDADES TURÍSTICAS DO CEARÁ, ITAREMA.

Circuito de Praias

Suas 07 praias encantam pela preservação e belezas naturais. O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o kite e wind surfe. Itarema tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano.

A beleza natural, o gostoso clima, o sol brilhando quase o ano inteiro e a brisa marinha que sopra constantemente conferem a Itarema um jeito de paraíso tropical, um presente para os nativos e visitantes com a agradável sensação de ser feliz. A diversidade das praias permite afirmar que ali o visitante descobre sua praia. O turista só tem que escolher e deleitar-se. Como são bem próximas, é possível conhecer e curtir todas em pouco tempo.
Seus atrativos são Praia dos Barcos, Ilha do Guajiru, Praia da Barra, Praia de Almofala, Praia de Patos, Praia de torrões e Praia da Sede.

Uma das praias que se destaca é de Almofala, a 190 km de Fortaleza, e 140 km de Sobral,  das visitadas pelos turistas,com uma bonita paisagem de belezas naturais,como praias,mangues,rios,lagoas e muitos outros recursos naturais. O artesanato é baseado na renda e na palha da carnaúba e está instalado o Tamar,para proteger os animais capturadas acidentalmente em currais de pesca e redes. É a terra dos índios Tremembé, na qual está construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala.


PROJETO TAMAR


Acesso Projeto Tamar, 151.
Tel: (88) 3667-2020
E-mail: tamarce@tamar.org.br
Aberto de segunda a sábado, 8h às 11:30h e 14h às 17h. Domingos, 8:30h às 17h.
Atendimento para escolas e grupos especiais: de quinta a domingo. Agende sua visita pelo telefone ou e-mail.



O Centro de Visitantes de Almofala fica na única base do Tamar no Ceará, município de Itarema, litoral oeste do Estado a 190 km da capital, Fortaleza e 140 km de Sobral. Foi criada em 1992,  em uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Almofala é uma importante comunidade pesqueira. A população de cerca de 13 mil habitantes é formada principalmente por descendentes dos índios Tremembé, que vivem da pesca artesanal. Os currais se destacam entre as artes de pesca mais praticadas na região, seguidos das redes de espera para peixes e caçoeiras para lagostas. O Tamar trabalha junto a pescadores da região para proteger as tartarugas capturadas incidentalmente por essas pescarias.

Em 1994, na área da base, foi construído o Museu da Aruanã, em homenagem à tartaruga verde (Chelonia mydas), a mais comum na região. Em 2002, após reforma na base, foi implantado o Centro de Educação Ambiental - CEA, incluindo o Museu, para atender escolas e comunidades locais. O programa de educação ambiental inclui módulos educativos previamente definidos pelos professores, sobre cidadania, conservação ambiental e das tartarugas marinhas. O Centro de Educação Ambiental de Almofala/Museu da Aruanã recebe atualmente uma média de nove mil visitantes/ano, incluindo os estudantes.

Fonte: wikip.