segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DA SÉRIE: CIDADES TURÍSTICAS DO CEARÁ, ITAREMA.

Circuito de Praias

Suas 07 praias encantam pela preservação e belezas naturais. O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o kite e wind surfe. Itarema tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano.

A beleza natural, o gostoso clima, o sol brilhando quase o ano inteiro e a brisa marinha que sopra constantemente conferem a Itarema um jeito de paraíso tropical, um presente para os nativos e visitantes com a agradável sensação de ser feliz. A diversidade das praias permite afirmar que ali o visitante descobre sua praia. O turista só tem que escolher e deleitar-se. Como são bem próximas, é possível conhecer e curtir todas em pouco tempo.
Seus atrativos são Praia dos Barcos, Ilha do Guajiru, Praia da Barra, Praia de Almofala, Praia de Patos, Praia de torrões e Praia da Sede.

Uma das praias que se destaca é de Almofala, a 190 km de Fortaleza, e 140 km de Sobral,  das visitadas pelos turistas,com uma bonita paisagem de belezas naturais,como praias,mangues,rios,lagoas e muitos outros recursos naturais. O artesanato é baseado na renda e na palha da carnaúba e está instalado o Tamar,para proteger os animais capturadas acidentalmente em currais de pesca e redes. É a terra dos índios Tremembé, na qual está construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala.


PROJETO TAMAR


Acesso Projeto Tamar, 151.
Tel: (88) 3667-2020
E-mail: tamarce@tamar.org.br
Aberto de segunda a sábado, 8h às 11:30h e 14h às 17h. Domingos, 8:30h às 17h.
Atendimento para escolas e grupos especiais: de quinta a domingo. Agende sua visita pelo telefone ou e-mail.



O Centro de Visitantes de Almofala fica na única base do Tamar no Ceará, município de Itarema, litoral oeste do Estado a 190 km da capital, Fortaleza e 140 km de Sobral. Foi criada em 1992,  em uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Almofala é uma importante comunidade pesqueira. A população de cerca de 13 mil habitantes é formada principalmente por descendentes dos índios Tremembé, que vivem da pesca artesanal. Os currais se destacam entre as artes de pesca mais praticadas na região, seguidos das redes de espera para peixes e caçoeiras para lagostas. O Tamar trabalha junto a pescadores da região para proteger as tartarugas capturadas incidentalmente por essas pescarias.

Em 1994, na área da base, foi construído o Museu da Aruanã, em homenagem à tartaruga verde (Chelonia mydas), a mais comum na região. Em 2002, após reforma na base, foi implantado o Centro de Educação Ambiental - CEA, incluindo o Museu, para atender escolas e comunidades locais. O programa de educação ambiental inclui módulos educativos previamente definidos pelos professores, sobre cidadania, conservação ambiental e das tartarugas marinhas. O Centro de Educação Ambiental de Almofala/Museu da Aruanã recebe atualmente uma média de nove mil visitantes/ano, incluindo os estudantes.

Fonte: wikip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário