sexta-feira, 21 de agosto de 2015

BRASIL 2015 - Em cada cinco brasileiros, um é obeso, revela pesquisa do IBGE

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) visitou 81.767 casas de todo o país.



No Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que teve o terceiro volume de resultados divulgados nesta sexta-feira (21). 

A pesquisa, que está em sua primeira edição, visitou 81.767 casas em todos os estados brasileiros no segundo semestre de 2013, entre as quais 62.986 aceitaram responder ao questionário do IBGE. Enquanto todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos, 25% tiveram também amostras de sangue e urina coletadas para exames.

Durante a apresentação dos dados nesta sexta-feira, o ministro da saúde, Arthur Chioro, disse que vê o índice de sobrepeso com indignação. "Nós já vínhamos observando uma tendência em um aumento importante no sobrepeso e uma certa estabilização da obesidade, mas a pesquisa, de uma maneira muito objetiva, mostra que a obesidade e o sedentarismo são problemas da sociedade brasileira."

A PNS constatou ainda que 2,5% da população com mais de 18 anos tem déficit de peso, ou seja, IMC menor do que 18,5.

Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, a conclusão foi que 37,7% tem cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. A cintura é considerada aumentada quando é maior que 88 cm para mulheres e que 102 cm para os homens. Entre elas, esse problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema.

A pressão alta, que pode estar relacionada ao sobrepeso, foi constatada em 22,3% dos entrevistados no momento da pesquisa. Já 5,9% das pessoas apresentavam pressão baixa.

VIA:G1,IBGE

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MUNDO SUSTENTÁVEL 2015 - UFRJ: campus do Fundão terá o maior estacionamento com energia solar gerada no país

RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro dará um passo importante para incentivar o uso mais eficiente de recursos naturais. Desde terça-feira, o campus do Fundão passou a abrigar o maior estacionamento solar em geração distribuída do país. Com capacidade para 65 carros, o espaço de 650 metros quadrados recebeu uma cobertura com 414 painéis fotovoltaicos (placas que absorvem a energia solar), capazes de gerar 140 mil KWh de energia elétrica por ano — potencial suficiente para abastecer até 70 residências com consumo médio mensal de 167 KWh. A energia gerada será inserida na rede da Light para abastecer a Cidade Universitária, reduzindo o valor da conta de luz, que, hoje, gira em torno de R$ 4,5 milhões.

O estacionamento, que fica anexo ao prédio do Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), foi inaugurado nesta terça-feira, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. O projeto recebeu um investimento de R$1,6 milhão e, segundo Suzana, outro estacionamento será inaugurado na Ilha do Fundão até o próximo ano, desta vez anexo ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPG).

As placas foram importadas do Japão e a estrutura da Alemanha. Infelizmente, ainda não há empresas brasileiras que forneçam tecnologia para a implementação de sistemas que utilizem fontes renováveis. Mesmo assim, o valor de investimento em energia solar, por exemplo, vem caindo nos últimos anos e já se aproxima dos valores custeados pela geração de energia por meio das hidrelétricas e termoelétricas — destaca ela, ressaltando que há grupos de pesquisadores na Coppe/UFRJ estudando como fabricar os painéis fotovoltaicos com materiais mais leves — hoje, cada placa pesa entre 20Kg e 30Kg, o que dificulta, por exemplo, a instalação dos painéis no alto dos prédios.

No início do ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 26 milhões para implementação da primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil. O empreendimento será construído no município de Marechal Deodoro, em Alagoas. É a primeira aprovação do BNDES para um projeto de uma empresa que vai operar na cadeia de fornecedores de energia solar. O projeto prevê a nacionalização de componentes dos painéis fotovoltaicos.

VIA:OGLOBO http://oglobo.globo.com/rio/ufrj-campus-do-fundao-tera-maior-estacionamento-com-energia-solar-gerada-no-pais-17217343

TECNOLOGIA 2015 - Operadoras móveis preparam petição contra WhatsApp


Operadoras de telecomunicações no Brasil pretendem entregar a autoridades locais em dois meses um documento com embasamentos econômicos e jurídicos contra o funcionamento do aplicativo WhatsApp, controlado pelo Facebook, disseram à Reuters três fontes da indústria.

Uma das empresas do setor estuda também entrar com uma ação judicial contra o serviço, afirmou uma das fontes.

O questionamento a ser entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será feito contra o serviço de voz do WhatsApp, e não sobre o sistema de troca de mensagens do aplicativo, disse a mesma fonte.

A ideia é questionar o fato de a oferta do serviço se dar por meio do número de telefone móvel do usuário, e não através de um login específico como é o caso de outros softwares de conversas por voz, como o Skype, da Microsoft.

"Nosso ponto em relação ao WhatsApp é especificamente sobre o serviço de voz, que basicamente faz a chamada a partir do número de celular", disse a fonte, que assim como as outras duas falou sob condição de anonimato.

"O Skype tem identidade própria, um login, isso não é irregular. Já o WhatsApp faz chamadas a partir de dois números móveis", acrescentou.

O argumento das operadoras é que o número de celular é outorgado pela Anatel e as empresas de telefonia pagam tributos para cada linha autorizada, como as taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), o que não é feito pelo WhatsApp.

De acordo com a consultoria especializada Teleco, as operadoras pagam 26 reais para a ativação de cada linha móvel e 13 reais anuais de taxa de funcionamento. Além da questão econômico-financeira, as operadoras estão sujeitas às obrigações de fiscalização e qualidade com a Anatel e sujeitas a multas, enquanto isso não acontece com o WhatsApp.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo no começo desta semana, o presidente da Telefônica Brasil, Amos Genish, afirmou que o WhatsApp "é uma operadora pirata" e que a empresa planejava fazer uma petição ao Conselho da Anatel questionando o aplicativo, sem dar muitos detalhes.

Contudo, essa oferta não se estende ao serviço de voz do WhatsApp, que é descontado da franquia do cliente.

"A questão dos aplicativos se insere em debates maiores, internacionais, entre as empresas de telefonia e os provedores de conteúdo. Mas tem de ficar claro que se trata de serviço de valor adicionado. A Anatel não regula aplicativos", disse a fonte da Anatel. "Não sei se a Anatel tem competência para analisar o serviço, que não é de voz tradicional", acrescentou.

VIA:REUTERS

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

BOMBA 2015 - Joelma e Chimbinha terminam casamento, diz assessoria do Calypso

Joelma e Chimbinha terminam casamento, diz assessoria do Calypso


Joelma e Chimbinha se separaram, disse a assessoria de imprensa do Calypso nesta quarta-feira (19). A vocalista e o guitarrista vão continuar na banda, mas terminaram o casamento, segundo a assessoria.
"Chega ao fim o casamento de Joelma e Chimbinha. A união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional, como a Banda Calypso (...) Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos.Informamos também que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil", diz o comunicado.
VIA:G1

terça-feira, 18 de agosto de 2015

SAÚDE 2015 - Grávida ao volante: como ter mais segurança?

Não existe nenhuma legislação específica sobre como a gestante deve se portar no trânsito e, o que se vê, é que algumas futuras mães recusam-se a usar o cinto de segurança, porque pensam que em uma colisão ele poderá machucá-las e ao seu filho.
Porém, as responsabilidades como condutora de veículos e obediência às leis do tráfego são idênticas em gestantes e não gestantes. E, a melhor proteção para a mulher e seu filho é, comprovadamente, o cinto de segurança.
Com o objetivo de difundir práticas mais seguras e evitar acidentes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apresenta uma série de recomendações para transporte seguro de mulheres grávidas. Confira:
Evite dirigir nas seguintes situações:
• episódios freqüentes de vômitos, náuseas e câimbras;
• ameaça de abortamento;
•após longos períodos de jejum, devido ao risco de hipoglicemia, quando tontura,sonolência, falta de atenção e até desmaios podem ocorrer;
• em dias muito quentes, pela chance maior, neste período, de pressão baixa;
• edema (inchaço) importante das pernas, impossibilitando o uso de calçados fixos;
• da 36ª semana em diante, devido a proximidade do abdome com a direção;
• se estiver ingerindo algum medicamento, que cause sonolência;
• se sentir qualquer desconforto ou mal estar.
Se a grávida for passageira, o ideal é sentar no banco traseiro, utilizando sempre o cinto de 3 pontos. A faixa diagonal do cinto deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas (nunca sobre o útero) e a faixa sub-abdominal deve estar tão baixa e ajustada quanto possível. Se a gestante não estiver utilizando o cinto de 3 pontos, no momento de uma colisão ou freada brusca, ao ocorrer compressão do abdome pela direção, pode haver rotura uterina e morte do feto.
Quando a gestante estiver dirigindo, deve observar as seguintes recomendações de segurança:
• afastar o banco para trás, o mais longe possível da direção (sem comprometer a segurança) - a distância entre o abdome e o volante deve ser de 15 cm, pelo menos;
• o volante deve estar inclinado para cima ou longe do abdome;
• evitar longas distâncias, jejum, calor ou frio excessivo e estradas ruins.
Atenção:
• não há estudos conclusivos se o air-bag é perigoso para a gestante;
• a principal causa de morte de origem não obstétrica na gestante é o trauma;
• a mortalidade do bebê quando ocorre trauma (acidente) é de cerca de 70%;
• mais de 50% dos traumas e acidentes ocorrem no último trimestre, o útero já está volumoso e a agilidade física fica comprometida;
• neste período, pela ansiedade natural da proximidade do nascimento do bebê, a gestante pode apresentar julgamento alterado frente a situações de perigo iminente.
VIA:PORTALTRANSITO

VEÍCULOS 2015 - MANUTENÇÃO PREVENTIVA - Cuidados com o sistema de injeção eletrônica


Em 1989, chegava ao mercado o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica: o Gol GTi 2.0, anunciado na época como uma revolução. Hoje, praticamente todos os carros nacionais saem de fábrica com injeção eletrônica. O que antes era privilégio dos veículos de luxo e alta performance agora está ao alcance de todos; mas para manter seu motor à injeção funcionando com máxima eficiência, é preciso seguir algumas recomendações importantes. 
A manutenção preventiva deve ser a regra, visto que as peças do sistema eletrônico são bem mais caras que as do sistema carburado. “É importante manter as peças periféricas do sistema sempre em boas condições. Velas e cabos são baratos, mas se estiverem funcionando mal, podem danificar peças muito mais caras, como os sensores ou a central eletrônica da injeção”, resume Adriano Figueiredo, gerente da oficina Airbrush, situada em Benfica, Rio de Janeiro.
Injeção eletrônica com problemas é sinônimo de motor engasgando e rendendo pouco.A marcha lenta fica irregular, o carro parece perder potência e passa a andar mal em baixas velocidades ou em ponto morto. Podem ser sintomas típicos de injeção pouco eficiente”, diz Figueiredo.
É fundamental que o motorista siga com atenção as especificações do manual do proprietário. Estão descritas lá, por exemplo, a periodicidade em que os bicos injetores, velas e válvulas devem ser limpos, bem como a durabilidade dos filtros de combustível. “A limpeza dos bicos injetores é a medida mais fundamental na manutenção preventiva. Pelo menos a cada 30 mil quilômetros eles devem limpos, o que evita que sujeiras e resíduos do combustível prejudiquem o funcionamento do sistema”, explica o gerente.
Na hora da manutenção, escolha oficinas especializadas em serviços de injeção – os vários componentes eletrônicos do sistema demandam conhecimentos específicos. “Procure saber se a assistência tem aparelhagem necessária e pessoal especializado para as regulagens”, ressalta.
  • Evite fazer o carro “pegar no tranco”
O gerente dá algumas dicas que devem ser seguidas cotidianamente. Ao volante, evite “bombear” o acelerador ao ligar ou desligar o motor, e nunca tente fazer o carro “pegar no tranco”. Fazer isso joga excesso de combustível na câmara de combustão, o que prejudica a eficiência da injeção. Fique de olho no painel; carros com injeção eletrônica dispõem de uma luz-espia que se acende em caso de pane no sistema. Se acender, leve o automóvel imediatamente para uma oficina. Evite também andar na reserva. A sujeira depositada no fundo do tanque entra no sistema de alimentação e entope filtros e bicos injetores, além de superaquecer a bomba. O oposto também deve ser evitado: encher o tanque “até a boca” pode danificar a bomba e as válvulas de injeção. “E nunca é demais recomendar o cuidado com a qualidade do combustível que se põe no tanque. Abasteça apenas em postos de confiança”, afirma Figueiredo.
Injeção eletrônica economiza combustível
A injeção eletrônica é o sistema de alimentação de combustível que aposentou os carburadores – melhorando o desempenho dos motores, diminuindo seu consumo e reduzindo a emissão de gases poluentes. Ela permite um controle mais completo da mistura de ar e combustível que entra no motor. Trabalhando sempre com a mistura adequada, o motor ganha em desempenho e gasta menos gasolina ou álcool. O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e com base em outros dados gravados em sua memória envia comandos para diversos atuadores. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto. A injeção eletrônica também dispensa o uso do afogador, hoje uma “peça de museu”.
O “cérebro” de um sistema de injeção eletrônica é a central, na qual ficam gravadas as informações do veículo e os seus parâmetros de fábrica. É a central que realiza os cálculos programados para gerenciar o motor. As informações chegam à central pelos sensores (que medem temperatura, aceleração, rotações do motor e outras variáveis) e são transmitidas para os atuadores (injetores, bomba de combustível, bobinas, ventiladores e outros).
VIA:DICASAUTORE

NATUREZA 2015 - Gigantes de gelo derretem em ritmo recorde, diz estudo


Não é apenas o Ártico que está em apuros. Ao redor do mundo, os gigantes glaciares perdem gelo em um ritmo sem precedentes e que está acelerando. A constatação é de um estudo publicado no periódico científico Journal of Glaciology.

O Serviço de Monitoramento Mundial de Glaciares, coordenado pela Universidade de Zurique, compilou dados mundiais sobre as mudanças na cobertura das geleiras ao longo de mais de 120 anos.

Na pesquisa, as observações da primeira década do século 21 (2001-2010) foram comparadas com todos os dados anteriores, disponíveis a partir de observações de campo e registros transmitidos por satélites.

"As geleiras observadas atualmente perdem entre meio metro e um metro de sua espessura de gelo a cada ano - isto é duas a três vezes mais do que a média correspondente do século 20", explica Michael Zemp, diretor do Serviço de Monitoramento Mundial de Glaciares e líder do estudo.

Os pesquisadores têm testemunhado o recuo crescente das geleiras na Groenlândia, Antártica Ocidental, montanhas costeiras do Canadá e Alasca, assim como na Europa e no Himalaia.

"Medidas exatas desta perda de gelo são relatadas a partir de apenas algumas centenas de geleiras. No entanto, estes resultados se confirmam por observações de campo e por satélite para dezenas de milhares de geleiras em todo o mundo", pondera Zemp.

E o futuro não parece promissor. "As geleiras em muitas regiões, muito provavelmente sofrerão mais perdas de gelo", disse Zemp. "Mesmo que o clima permaneça estável", conclui o estudo.

via:planetasustentavel

MUNDO 2015 - Acidente de avião na Indonésia não tem sobreviventes, confirmam autoridades


Jacarta - Equipes de socorro encontraram todos os corpos das vítimas do avião que caiu em uma região montanhosa no leste da Indonésia no domingo. Os socorristas chegaram ao local do acidente na manhã desta terça-feira (hora local). Segundo as autoridades, a aeronave está totalmente destruída.


Estavam a bordo do avião 49 passageiros, incluindo cinco crianças, e cinco tripulantes.

O avião da companhia Trigana Air Service perdeu contato a torre de controle aéreo aproximadamente de meia hora depois do avião ter decolado. A aeronave transportava 54 pessoas e US$ 470 mil.

As autoridades acreditam que uma das possíveis causa do acidente foi que o piloto começou a descer muito cedo para se preparar para o pouso. Outras versões apontam para a possibilidade de que o mau tempo na área provocou o desastre.


VIA:OGLOBO

domingo, 16 de agosto de 2015

MOMENTO CIDADES BRASILEIRAS, LINDAS PAISAGENS 2015 - Teresina, uma cidade engajada em busca da qualidade de vida

Teresina completa hoje 163 anos. Para celebrar a data, a prefeitura organizou uma programação com mais de cem eventos culturais, esportivos e inaugurações de obras que devem ocorrer durante todo o mês de agosto. A capital é a 15ª cidade brasileira mais visitada pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo.
As belezas naturais são importantes atrativos turísticos de Teresina. A cidade tem parque ambientais, como o Encontro das Águas e o Lagoas do Norte, com áreas destinadas ao esporte e lazer. Um dos destaques do artesanato é o Polo da Cerâmica, local onde são produzidos esculturas e jarros vendidos para todo o país. Desde sua criação, o Ministério do Turismo tem realizado vários investimentos na infraestrutura turística de Teresina. Já foram investidos R$ 110 milhões em obras na capital. Um dos destaques é a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, com repasse de R$ 26,4 milhões. Com 363 metros de extensão e 28 metros de largura, seis pistas de rolamento, duas ciclovias e mirante em estrutura metálica de 95 metros de altura, a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, inaugurada EM 2010, em Teresina (PI), além de novo cartão-postal da cidade, facillita os deslocamentos entre as regiões central e leste de Teresina.
O tradicional corte do bolo de aniversário da cidade será realizado no Parque Ambiental Encontro das Águas, às 16 horas. Nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 19 horas, tem início a 14ª edição do Festival Teresina é Pop. Ao todo, 14 bandas se apresentarão no estacionamento da Ponte Estaiada, um dos principais atrativos turísticos da capital piauiense. O evento é gratuito e terá a participação de artistas locais.

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França





MUNDO 2015 - Avião indonésio desaparece com 54 pessoas a bordo

O veículo aéreo transportava 49 passageiros, além de cinco membros da tripulação

Um voo doméstico da Indonésia com 54 pessoas a bordo - 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação - perdeu contato com o controle de tráfego aéreo da Papua-Nova Guiné neste domingo (16), informou a Agência de Buscas e Salvamento do país por meio do Twitter. O porta-voz do Ministério do Transporte confirmou o desaparecimento.

O voo ATR 42 da Trigana Air decolou do aeroporto de Sentani, na capital Jayapura, às 15h horário local (6h de Brasília) rumo a Oksibil, ao sul da ilha, mas perdeu o contato com o centro de controle.

De acordo com a agência, o clima na região é ruim, escuro e com muita nebulosidade, além de ser uma área montanhosa. As autoridades locais buscam informações para saber o que ocorreu com a aeronave.

Um avião foi enviado para procurar o voo desaparecido, mas a busca foi posteriormente suspensa devido à escuridão e mau tempo. A operação continuará na segunda de manhã. Grande parte da Papua é coberta por florestas impenetráveis e montanhas. Alguns aviões que caíram no passado nunca foram encontrados.

A Indonésia teve sua cota de desgraças aéreas nos últimos anos. A nação, composta por 250 milhões de pessoas e cerca de 17 mil ilhas, teve uma das mais rápidas expansões do mercado de companhias aéreas da Ásia, mas está lutando para fornecer pilotos qualificados, mecânicos, controladores de tráfego aéreo e tecnologia que garantam a segurança.

via:cnn;ig