sexta-feira, 25 de abril de 2014

BRASIL - Ministério lança aplicativo para localizar procurados pela polícia


O Ministério da Justiça lançou nesta quinta-feira (24) um aplicativo para smartphones e tablets que ajuda a encontrar pessoas procuradas pela polícia. A ferramenta, chamada “Mandado de Prisão”, é gratuita, mas para ter acesso a ela é preciso baixar o “Sinesp Cidadão” – programa do Sistema Nacional de Segurança Pública.
O aplicativo está disponível para plataforma Android e estará para o IOS em dez dias. De acordo com Ministério da Justiça, a ferramenta deve ser disponibilizada também para as plataformas Windows Phone e Blackberry. O instrumento permite acesso a um cadastro nacional no qual constam 352 mil mandados de prisão que ainda precisam ser cumpridos.
Segundo explicou o ministério, quem baixar o aplicativo poderá saber se uma pessoa é procurada pela polícia ao digitar o nome dela (pode ser o da mãe também) ou o número de algum documento que a identifique, como RG, CPF ou título de eleitor.
De acordo com a pasta, em caso de nomes iguais, o interessado em fazer a busca deverá digitar informações como órgão expedidor do documento ou número do processo referente àquela pessoa. O aplicativo não mostra foto do procurado.
Na avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o aplicativo é uma forma de a sociedade “colaborar” com a segurança pública. “Se por um lado precisamos ter informação para programar as ações policiais, de outro lado a interação da sociedade num país como o nosso é de grande importância para que tenhamos sucesso nas nossas políticas”, disse o ministro.
'Checkplaca'
O Ministério da Justiça já havia lançado no ano passado o aplicativo “Checkplaca”, criado para localizar veículos roubados por meio das placas. Segundo a pasta, houve 1,2 milhão de downloads da ferramenta, que ajudou a localizar 33 mil veículos.

SAÚDE - Brasil é o último em ranking sobre eficiência de sistemas de saúde

Em levantamento que mediu a eficiência dos serviços de saúde de 48 países, o Brasil ficou em último lugar. A , portal americano especializado em economia, atribuiu uma nota para cada país.  Para o cálculo, foram usados critérios de expectativa de vida, média do custo do serviço de saúde e quanto esse custo representa comparado ao PIB per capita de cada país.


VIA:Bloomberg


terça-feira, 22 de abril de 2014

BRASIL - Campanha de vacinação contra gripe começa em 22 de abril a 9 de maio

Ministério da Saúde ampliou atendimento a crianças de dois a cinco anos incompletos e mulheres com 45 dias após o parto

A  campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 terá como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização será realizada de 22 de abril a 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País. 
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou o ministro da Saúde. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.
O público-alvo também engloba idosos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.

CEARÁ - ITATAIA - Para uns, desenvolvimento. Para outros, perigo

Projeto Santa Quitéria prevê a exploração de urânio no Ceará para abastecer reatores das usinas de Angra dos Reis. O empreendimento implantado em pleno Semiárido através de um consórcio instalado no município de Santa Quitéria, é também conhecido como Mina de Itataia, o objetivo é explorar urânio para a produção de combustível nuclear que abastecerá os reatores de Angra I, II e III no estado do Rio de Janeiro. A expectativa do Consórcio Santa Quitéria que é formado por duas empresas: Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A., é que além de 1.600 toneladas de urânio, o empreendimento produza anualmente 1.050.000 toneladas de derivados fosfatados, que são fertilizantes e produtos para alimentação animal.
Os primeiros, Estudo e Relatório de Impactos Ambientais (EIA/Rima), receberam o aceite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no final de março e segundo o coordenador do projeto, José Roberto de Alcântara, a expectativa da INB é de que as obras comecem em 2015 e que a mina entre em operação até 2017. O documento já foi disponibilizado para setores envolvidos nas discussões e após publicação no Diário Oficial poderá ser acessado para consulta pública na sede do Ibama, em Fortaleza. O empreendimento será constituído por uma mina, duas unidades industriais (Unidade de Fosfato e Unidade de Urânio), uma pilha de estéril, e outra de fosfogesso (um subproduto da indústria do fertilizante), uma barragem de rejeitos, além de estruturas de apoio.
“A jazida representa uma riqueza e é de interesse, tanto do Governo Estadual quanto do Federal, pois possibilitará a produção de energia elétrica além de trazer o desenvolvimento para uma região inóspita do Estado e constantemente afetada por longos períodos de estiagens”, disse Alcântara. O empreendimento prevê a criação de 900 empregos diretos e 2 mil e 200 indiretos, e pode contribuir para evitar  o êxodo de jovens durante períodos de seca. “Além disso, vai atrair mais habitantes para a região, promovendo o desenvolvimento do comércio”, destaca.
VIA:ESTADOCE

segunda-feira, 21 de abril de 2014

SEGURANÇA - VEICULOS - Descubra facilmente o estado de origem de qualquer placa de automóvel brasileiro



Está disponível agora uma consulta oficial à base de dados do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. É muito mais atualizado e completo do que qualquer consulta similar, uma vez que a consulta oficial permite saber a cidade atual do emplacamento, bem como informações sobre o ano e modelo do veículo, além de sua situação legal. Ou seja, você pode usar esse sistema até mesmo para identificar um veículo roubado ou clonado.

A consulta de placas oficial à base de dados do DENATRAN, que engloba informações dos DETRANs de todos os estados, está disponível graças ao SINESP – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, no endereço :

https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao

MUNDO - Schumacher é processado por bater em moto na Espanha


O  piloto  Michael  Schumacher  está em coma desde o último dia 29 de dezembro, mas isso não impediu que nesta semana ele fosse processado por ter se envolvido em um acidente de trânsito na Espanha. A batida ocorreu dia 17 de novembro de 2013, cerca de 40 dias antes de o campeão ir para o hospital.

O alemão dirigia um Audi A4 e bateu em uma moto. O motociclista acabou fraturando o punho, precisou ser operado, mas passa bem.
O nome do acidentado é Francisco M.A., que reclama - além da lesão sofrida - de ter tido seu relógio quebrado, roupas rasgadas e outros objetos pessoais danificados na batida.
O acidente ocorreu na rodovia A-8062, em direção a cidade de Gines, na região de Sevilha. Segundo relatório da polícia local, o motivo do acidente foi a falta de iluminação adequada da via e imprudência de Schumacher. Por isso, o alemão será julgado por conta da negligência.
Além de Schumi, a empresa Securitifleet, responsável pelo aluguel do carro, também terá que responder judicialmente. 

MUNDO - Número de mortos em avalanche no Everest chega a 13


Equipes de resgate recuperaram neste sábado (19) o corpo da 13ª vítima da avalanche que atingiu o Monte Everest nesta sexta-feira (18). O corpo retirado da neve era de um dos guias que estava desaparecido, segundo a agência Reuters. Três pessoas ainda são procuradas. O acidente é considerado o mais mortal da história da montanha mais alta do mundo.

A avalanche atingiu uma passagem perigosa chamada de Geleira de Khumbu, que é cheia de fendas e rachaduras e grandes quantidades de seracs - ou enormes pedaços de gelo - que podem se soltar sem aviso.
"Estávamos amarrados a uma corda e carregando gás para o acampamento quando houve um som forte", disse Ang Kami Sherpa, de 25 anos, um dos pelo menos três sobreviventes, que foram levados de helicóptero para Katmandu. "Sabíamos que era uma avalanche, mas não conseguimos fugir ou fazer qualquer coisa."
"Um grande pedaço de neve caiu sobre nós e nos arrastou. Pareciam nuvens, tudo branco", ele disse em uma unidade de terapia intensiva do hospital onde estava sendo tratado de a um coágulo de sangue na perna e lesões faciais
Embora relativamente baixo na montanha, os alpinistas dizem que a geleira é um dos lugares mais perigosos do Monte Everest. Existem no entanto caminhos mais seguros ao longo da famosa rota South Col, que foi escalada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953.
Cerca de 100 alpinistas e guias já tinham conseguido atravessar além da Geleira de Khumbu para preparar suas tentativas ao pico. Eles estão a salvo, mas um novo caminho terá que ser aberto para tornar possível a continuação das expedições
VIA:UOL