sábado, 17 de dezembro de 2016

CEARÁ 2016 - Ceará de Ponta a Ponta: governador inaugura trecho da CE-240 que liga Miraíma e Itapipoca


O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã deste sábado (17), a obra de pavimentação da CE-240, trecho que liga o entroncamento da CE-176, no município de Miraíma, ao entroncamento da BR-402, em Itapipoca, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária da população, promovendo desenvolvimento econômico.

Ao todo, 44 km foram revitalizados, com um investimento de R$ 42.168.017,52, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Tesouro do Estado, como parte do "Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará".

O chefe do Executivo, que fez questão de dirigir pela estrada para conferi-la, falou dos benefícios da obra. "Essa é a segunda vez que venho a Miraima em 2016, primeiro inaugurei uma escola e agora venho entregar a estrada. Ao longo desse tempo vim algumas vezes visitar a obra. As pessoas que se deslocavam daqui para outros municípios sabem bem da importância dela, em termos de conforto, de segurança, ela vai ajudar a escoar a produção agrícola. Essa estrada custou R$ 42 milhões. Lançamos o programa 'Ceará de Ponta a Ponta' pois entendemos a necessidade de unir os municípios. Somos o estado que mais investe do país, seja em estrada, escola, e por isso que nós gestores pedimos para que cuidem bem do que é de vocês, cuidem das suas cidades", disse.

No trecho de 44 km foram realizados os serviços de terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, obras correntes e especiais, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, além de proteção ambiental, que vão beneficiar diretamente a população dos municípios de Miraíma, Itapipoca e distritos próximos. O objetivo, além de melhorar as condições de trafegabilidade e segurança viária, é auxiliar o escoamento da produção e promover a integração dos polos de desenvolvimento no entorno dessas cidades.

No distrito de Brotas, em Miraíma, o governador visitou a residência da servidora pública Célia Souza, que não escondeu a alegria pelo momento. "É uma felicidade muito grande receber o Camilo na minha casa, chega a ser emocionante, principalmente no dia em que ele entrega essa obra de impacto, há muito tempo aguardada por todos nós. Essa estrada com certeza vai facilitar muito a vida de todos que trafegam pela região", disse.

ceara gov

BRASIL 2016 - STJ DECIDE QUE DESACATO A AUTORIDADE NÃO É MAIS CRIME


A Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu na quinta-feira (15) que desacato a autoridade não pode ser considerado crime porque contraria leis internacionais de direitos humanos.
Os ministros votaram com o relator do caso, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Ele escreveu em seu parecer que “não há dúvida de que a criminalização do desacato está na contramão do humanismo porque ressalta a preponderância do Estado –personificado em seus agentes– sobre o indivíduo”.
“A existência de tal normativo em nosso ordenamento jurídico é anacrônica, pois traduz desigualdade entre funcionários e particulares, o que é inaceitável no Estado Democrático de Direito preconizado pela Constituição Federal de 88 e pela Convenção Americana de Direitos Humanos”, acrescentou.
Segundo o artigo 331 do Código Penal, é crime “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela”. A pena prevista é seis meses a dois anos de detenção ou multa.

CHUVAS CEARÁ 2016 - Chove em 20 cidades do CE; Cariri concentra maiores chuvas


Ceará registrou chuvas em pelo menos 20 municípios de 7h da quinta-feira (15) até 7h desta sexta-feira (16), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A região que concentrou a maior parte das precipitações foi a do Cariri.


A cidade de Caririaçu teve a maior chuva, com 59 milímetros. Em seguida, postos em Missão Velha (55 mm) e Barbalha (35 mm), também no Cariri.



Completam as maiores chuvas do estado: Iguatu (34 mm, no posto Quixoa), Juazeiro do Norte(31 mm), Juazeiro do Norte (26 mm, no posto Vila São Gonçalo),  Várzea Alegre (23 mm), Iguatu (21 mm, no posto Iguatu), Missão Velha (18.6 mm, no posto Gameleiro de São Sebastiao) e Missão Velha (18 mm, no posto Jamacaru).

G1 CE

ECONOMIA 2016 - ITAIPU DESBANCA ‘TRÊS GARGANTAS’ E É LÍDER MUNDIAL NA PRODUÇÃO DE ENERGIA


A Itaipu Binacional atingiu neste sábado (17) a geração anual de 98,800 milhões de megawatts-hora (Mwh) de energia, novo recorde mundial, informou a empresa. Com o novo número, Itaipu fica à frente da usina de Três Gargantas, na China, que fechou novembro com a geração em torno de 83 milhões de Mwh e prevê uma produção total de 90 milhões de Mwh no ano.

Em nota à imprensa, Itaipu destaca que o recorde mundial em geração anual de energia se soma ao título que Itaipu já detinha: o de maior produção acumulada. Desde a entrada em operação de sua primeira unidade geradora, em maio de 1984, há 32 anos e sete meses, Itaipu já produziu mais de 2,4 bilhões de MWh, energia suficiente para atender a demanda do mundo inteiro por 40 dias.

"A 14 dias para fechar 2016 e operando a plena carga, Itaipu deve atingir na quarta-feira, 21, a meta inédita de 100 milhões de MWh estipulada no recorde de 2013. A produção total de 2016 deve ficar acima de 102,5 milhões de MWh, algo jamais imaginado até mesmo pelos que projetaram a usina", destaca a empresa na nota.

Para o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, vai ser muito difícil superar Itaipu. "Não basta ter a maior estrutura para ser a melhor do mundo. Nós conseguimos isso com muito esforço e comprometimento, e, claro, com a ajuda das boas condições hídricas do Rio Paraná", destacou.

TECNOLOGIA 2016 - NOVA TECNOLOGIA DO WI-FI QUER ACABAR COM OS CABOS DA SUA CASA



Nos próximos meses, começaremos a ver uma nova leva de produtos compatíveis com a tecnologia 802.11ad do Wi-Fi. Celulares, notebooks, roteadores, TVs conectadas, e basicamente tudo que de alguma forma pode aproveitar o Wi-Fi começará a receber o novo padrão. Mas, afinal de contas, o que isso significa?


O padrão AD do Wi-Fi vem para substituir a tecnologia AC, em vigor há três anos. A superioridade vem em forma de velocidade: o novo padrão oferece velocidades teóricas de até 4.600 megabits por segundo, o que é quatro vezes mais do que a tecnologia vigente atualmente. Isso significa que as novas redes sem fio superarão também com folga, pelo menos no campo teórico, as limitações do padrão de Ethernet gigabit, embora a prática nunca corresponda exatamente ao que se vê no dia a dia.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CONHECENDO MEU CEARÁ 2016 - Açude Castanhão é uma das maiores represas de água da América Latina

Açude Castanhão é um açúde brasileiro  construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. Ele é portanto uma represa, tecnicamente falando. A barragem está localizada em  Jaguaribara, embora atinja outros municípios.

A obra foi iniciada em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, e concluída em 23 de dezembro de 2002, pelo governador Beni Veras (PSDB), numa parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.

A barragem castanhão foi inicialmente pensada pela familia Cunha. Principalmente pelo Sr. José Holanda Cunha figura conhecida que comandava a oligarquia da região na epóca. A familia Cunha era dona das terras da fazenda Castanhão(que deu nome ao açude, por cobrir suas terras quase por inteiro) e o povoado conhecido como "Boqueirão do Cunha" onde o açude se encontra atualmente.

Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas. Em substituição à cidade submersa, foi construída a cidade de Nova Jaguaribara.

O açude do Castanhão compreende os limites geográficos de pelo menos quatro municípios cearenses: Jaguaribara (Nova Jaguaribara), Alto Santo, Jaguaretama e Jaguaribe, dadas as suas grandes dimensões.

Representa importante mecanismo de controle das secas e das cheias sazonais que atingem o vale do Jaguaribe, assim como, cresce em importância para o restante do Ceará, enquanto reserva hídrica estratégica para o Estado.

Suas águas são vocacionadas para o uso na agricultura irrigada, pisciculturapesca(esportiva e de subsistência), lazer náutico, assim como, através da construção do Canal da Integração, este açude terá suas águas levadas para abastecimento da população da Grande Fortaleza e para o Complexo Portuário do Pecém, onde permitirá a implantação de um polo industrial. Não há uso atual como fonte hidroelétrica desta barragem.

VISTA AÉREA A 11 KM DE ALTITUDE....33 MIL PÉS

A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.Antes do Castanhão a maior barragem cearense era o Orós, no município de mesmo nome, que também é uma represa no Rio Jaguaribe, mas que comporta pouco mais da metade da capacidade do Castanhão.

O Castanhão é uma maravilha da engenharia moderna, concluída neste século, mas cujos projetos iniciais remontam o século 19, quando surgiram os primeiros estudos para se edificar uma obra que garantisse reserva de água para enfrentar a irregularidade das chuvas no semi-árido Nordestino. Destaque especial merece o engenheiro da Universidade de Stanford, "Sir" Roderic Crandall, que identificou na área conhecida como "Boqueirão do Cunha", onde atualmente está este açude, uma série de marcadores geológicos que indicavam aquela ser a melhor região para a construção da barragem.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ECONOMIA 2016 - Mais de 15 mil pessoas não sacaram o abono salarial do PIS no Ceará

27.610 mil trabalhadores têm direito ao valor.
Prazo para o saque termina em duas semanas



Cerca de 15,8 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano de 2014, no Ceará. De acordo com o Ministério do Trabalho, somados, os benefícios não sacados correspondem a R$ 13,9 milhões. Dos 27.610 mil trabalhadores com direito ao abono, 11.750 sacaram o valor até o dia 29 de novembro. O prazo para o saque termina em duas semanas.

O pagamento do PIS/Pasep é feito até 29 de dezembro na rede bancária. Dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, as pessoas que possuem Cartão Cidadão com senha registrada podem sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.

Tem direito ao banefício de um salário mínimo (R$ 880) pessoas que trabalharam pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014 com vencimento mensal médio de até dois salários mínimos e que tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

G1CE

CHUVAS NO CEARÁ 2016 - Ceará tem chuvas de até 70 milímetros nesta quarta-feira

Com a pré-estação chuvosa, dezessete cidades cearenses registraram chuvas de até 70 milímetros nesta quarta-feira (14), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu em Granjeiro; em seguida em Caririaçu (38 milímetros) Várzea Alegre (31) e Ipaumirim (30).

Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado entre os meses de dezembro e janeiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

"Há um Vórtice (movimento circular de ventos em altos níveis da atmosfera) posicionado sobre o Oceano Atlântico próximo à costa do Nordeste Brasileiro. Esse sistema está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações", disse a Funceme.


Previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira (15), entre a madrugada e o início da manhã, deverá ocorrer nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todo o Ceará.


Na sexta, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todo o Ceará

G1CE

CHUVAS CEARÁ 2016 - ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE SERTÃO TERÁ UM SATISFATÓRIO INVERNO


Estudiosos afirmam que a frente fria que causou chuvas e estragos no eixo Sul-Sudeste do Brasil, e que já começa a fazer seus efeitos no Centro-Oeste, deverá subir mais, chegando ao Nordeste e provocando um satisfatório período chuvoso no ano que vem, muito provavelmente nos primeiros meses.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC divulgou recentemente a informação de que, após um período de 5 anos de seca, finalmente Pernambuco e estados vizinhos deverão ter um ano de chuvas. A mudança, segundo a entidade, se deve ao fenômeno La Ninha.


O diretor-presidente da APAC, Marcelo Asfora, disse que um dos principais fenômenos que interferem nas chuvas no Sertão é o El Niño, que, para a felicidade de quem espera ansioso pelas chuvas, não deverá interferir no ano que vem.

BRASIL 2016 - FERIADOS NACIONAIS EM 2017



Os feriados nacionais de 2017 para você:

Carnaval 28 de fevereiro (terça-feira);
Sexta-feira da Paixão – 14 de abril (sexta-feira);
Tiradentes – 21 de abril (sexta-feira);
Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio (segunda-feira);
Corpus Christi – 15 de junho (quinta-feira);
Independência do Brasil – 7 de setembro (quinta-feira);
Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (quinta-feira);
Finados – 2 de novembro (quinta-feira);
Proclamação da República – 15 de novembro (quarta-feira);
Natal – 25 de dezembro (segunda-feira).

ESPORTE 2016 - Caixa Econômica vai patrocinar o time do Ceará


O deputado federal Danilo Forte e o presidente do Ceará Sporting Clube, Robinson de Castro, se reuniram com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi e o diretor de marketing da instituição, Mario Neto, para fechar um acordo de patrocínio entre o clube de futebol e a instituição bancária para o ano de 2017.



No encontro, Danilo Forte destacou a relevância dessa parceria para o alvinegro cearense. “ Um parceiro deste porte é de suma importância para o clube, pois irá proporcionar um maior aporte financeiro e uma oportunidade de investimentos. Será um marco na história do time”, defende.



E concluiu. “Será uma forma de apresentar as potencialidades do Estado e a importância do clube para o futebol local e nacional. O vozão é um time em ascensão e que em breve poderá aumentar as chances de acesso à série A”.
A assinatura do patrocínio está marcada para janeiro de 2017.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

BRASIL 2016 - MANCHETE DE JORNAL AMAZONENSE SOBRE VITÓRIA DO BRASIL GERA POLÊMICA


A manchete intitulada “Meninas dão de quatro” gerou revolta nas redes sociais. “Ser mulher é vencer um jogo c/ 4 gols a zero e ser objetificada com a manchete “Meninas dão de quatro”. “Hoje, num jornal de Manaus. Lamentável e de mau gosto”, diziam alguns usuários no Twitter.

De acordo com reportagem do UOL, as críticas recebidas levaram a uma “autoavaliação” no veículo. Segundo Elton Rodrigues, editor-executivo do Manaus Hoje, a edição desta terça-feira (13/12) trará uma retratação na mesma página em que foi publicada a manchete.

MEIO AMBIENTE 2016 - Novo Código Florestal contribuiu para aumento no desmatamento


A volta do crescimento do desmatamento na Amazônia - 29% em 2016, com perda de 7989 km², mais de cinco vezes a área da cidade de São Paulo- , esta profundamente relacionada às mudanças no Código Florestal em 2012, dizem ambientalistas.

"Os números falam por si só. A taxa oficial de desmatamento do governo mostra uma alta de 75 % desde que as mudanças do Códifo Florestal foram aprovadas", diz Antonio Fonseca, um dos responsáveis pelo boletim de desmatamento do Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia ).

A principal queixa dos especialistas em relação ao Código Florestal foi a anistia para quem desmatou até 2008.

"Essa decisão passa a mensagem de que desmatar compensa. Porque, assim como houve essa anistia, provavelmente virão outras". diz Carlos Rittl, secretário-executivo do OC(Observatório do Clima), que reúne 40 organizações ligadas a preservação ambiental.


Segundo dados do Prodes(Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), em 2012 o desmatamento na Amazônia atingiu seu mínimo histórico, com 4.571 km² de área destruída. A aprovação do Código Florestal, no fim daquele ano, coincide com a inversão da trajetória de queda. Em 2013, já houve alta de 20%

O impacto fica evidente quando se compara a área total destruída, que teve alta de 74,8 % desde a aprovação das novas regras.


ECONOMIA 2016 - Aprovada pelo Senado, PEC dos Gastos Públicos é alvo de protestos pelo País


Milhares de manifestantes saíram às ruas, nesta terça-feira 13, em protesto contra a aprovação da PEC 55 pelo Senado. A emenda congela por 20 anos os gastos públicos no Brasil, com profundo impacto sobre o orçamento de áreas como saúde, educação e assistência social. Foram registrados atos em ao menos 12 estados e no Distrito Federal.

Em São Paulo, os manifestantes se concentraram na Praça do Ciclista, antes de iniciar uma marcha pela Avenida Paulista, empunhando cartazes “Fora Temer” e contra a “PEC do Fim do Mundo”. Um grupo disparou rojões contra a fachada e tentou invadir o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi repelido por seguranças e policiais. O ato dispersou sem mais incidentes nas proximidades da estação Brigadeiro do Metrô.

Prioridade do governo Temer, a PEC que congela os gastos públicos por 20 anos foi aprovada em segundo turno de votação no Senado no começo da tarde desta terça (13). O texto restringe o crescimento das despesas do governo federal à inflação do ano anterior. Foram 53 votos favoráveis e 16 contra – a aprovação dependia de ao menos 49 votos. Recente pesquisa Datafolha revela que 60% da população rejeita a medida.

cartacapital

SOBRAL 2016 - Minha Casa Minha Vida | Últimas 1.280 novas moradias do Residencial Nova Caiçara serão entregues nesta sexta (16)



Nesta sexta-feira (16), serão entregues mais 1.280 novas moradias do Residencial Nova Caiçara. Com essa última remessa, o conjunto habitacional passará a residir mais de 15 mil pessoas, totalizando a entrega de 3.364 unidades residenciais. Cada apartamento, que possui 42,9m² divididos entre sala de estar, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, representa o início de uma nova história para cada uma das famílias beneficiadas.

Alcançamos uma conquista histórica com o Residencial Nova Caiçara. Estamos garantindo, para pessoas com condições sociais e econômicas mais difíceis, a realização do sonho de passar as festas de fim de ano em suas casas próprias”, comemorou o prefeito Veveu Arruda. Com esse empreendimento, o Município reduz para menos da metade o déficit habitacional, garantindo um lar seguro para aqueles que mais precisam.

RESIDENCIAL CAIÇARA
Além das residências, o Nova Caiçara conta com áreas de lazer e prática de esportes, áreas de convivência e para atividades comerciais, além de 3 Centros de Educação Infantil, 2 Escolas de Tempo Integral (uma na área do empreendimento e outra na Cohab III); 2 Centros de Saúde da Família (com 5 equipes e 50 agentes de saúde) e 1 Centro de Artes e Esportes Integrado, que estão sendo construídos.

blogsobral

Sobral 2016 - Caminhão do Peixe atende população de três bairros esta semana


A partir desta quarta (14) até a sexta-feira (16), os moradores dos bairros Pedrinhas, Sumaré e Alto do Cristo receberão o Caminhão do Peixe, sempre a partir das 7h. Eles poderão comprar filé, linguiça e bolinha de peixe por valores mais acessíveis. O equipamento atenderá os moradores até ás 13h, ou enquanto durar o estoque.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sobral e coordenado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária, o Projeto Caminhão do Peixe conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura e beneficia os produtores, incrementando o comércio do pescado no Município.


blogsobral