sábado, 24 de janeiro de 2015
SECA 2015 - Reservatórios de hidrelétricas têm queda com período de forte seca
Sul é a única região que nível dos reservatórios subiu em comparação a 2014. Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste começaram ano com 17% da capacidade.
Obras atrasadas, falta de planejamento estratégico. Os problemas são muitos na geração de energia. E para piorar em pleno período que deveria ser de chuvas, o país enfrenta uma forte seca.
No Sudeste e Centro-Oeste, os reservatórios começaram o ano com 17,9% da capacidade, em janeiro do ano passado estava em 40,2%.
Nordeste os reservatórios começaram 2015 com 17,4%, contra 42,6%.
Região Norte também com reservatórios bem abaixo do que estava no ano passado. Em janeiro de 2014 estava com 60,7% e em 2015 está com 35%.
O Sul é a única região com reservatórios com nível mais alto do que no ano passado. De 57,5% no ano passado subiu para 68,4%.
É um problema ainda maior porque o consumo de energia só vem aumentando. No ano passado foram registrados nove dos últimos dez recordes de consumo de energia no país.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
TECNOLOGIA 2015 - Google se prepara para ser uma operadora de celular
A empresa está se preparando para entrar para o ramo de telefonia fechando acordos com as operadoras americanas Sprint e T-Mobile
O Google pode se tornar uma operadora de celular, nos Estados Unidos, segundo informa o site The Infomation. A empresa se prepara para entrar para o ramo de telefonia fechando acordos com as empresas americanas Sprint e T-Mobile. A novidade que foi comunicada na última quarta-feira, 21, apresenta um modelo de operadora diferente das demais.
A ação será por meio do aluguel da infraestrutura da T-Mobile e da Sprint (operadoras convencionais que atuam no mercado norte-americano), que oferece seus pacotes diretamente aos consumidores.
Portanto, o Google será uma operadora virtual de rede móvel, Mobile Virtual Network (MVNO). Com isso, a empresa apenas licenciará a infraestrutura já existente, ao invés de adquirir frequências de telefonia e construir torre de celular.
Segundo o site, o Google está se esforçando para fornecer internet às pessoas. A empresa já oferece o Google Fiber, serviço de banda larga que chega a 1 Gbps; o projeto Loon, de balões atmosféricos que fornecem internet; drones para levar internet a lugares remotos; e seu mais recente investimento no projeto da SpaceX para construir uma internet no espaço.
De acordo com o The Information, o Google já planejava oferecer serviços de celular desde o ano 2012. Ainda de acordo com o site, a empresa planejava lançar o projeto no quarto trimestre de 2014, mas ainda não aconteceu.
MUNDO 2015 - NO CORREDOR DA MORTE - Indonésia rejeita clemência a outro brasileiro
A Indonésia rejeitou o pedido de clemência feito pelo governo brasileiro para evitar a execução por fuzilamento do brasileiro Rodrigo Gularte, que está no corredor da morte por tráfico de drogas. A negativa foi recebida na terça-feira (20), de acordo com informações da assessoria do Itamaraty. Caso a pena seja cumprida, ele será o 2º brasileiro a ser executado na Indonésia. O primeiro foi Marco Archer Cardoso, fuzilado no último fim de semana.
Gularte, de 42 anos, foi condenado à pena máxima em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. Ainda não há previsão da data em que a execução deve ocorrer. Apesar da rejeição do pedido de clemência, feito em 2012 e que é previsto no processo, a defesa do brasileiro ainda mantém a esperança de que Jacarta reconsidere sua decisão por razões médicas.
A família de Gularte alega que ele foi diagnosticado com um quadro de esquizofrenia e tenta reverter a pena com a transferência dele para um hospital psiquiátrico, como prevê a lei indonésia. Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo, contou que ele está ‘totalmente transformado’ e 15 quilos mais magro. Ela visitou o filho em agosto do ano passado.
Gularte, de 42 anos, foi condenado à pena máxima em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. Ainda não há previsão da data em que a execução deve ocorrer. Apesar da rejeição do pedido de clemência, feito em 2012 e que é previsto no processo, a defesa do brasileiro ainda mantém a esperança de que Jacarta reconsidere sua decisão por razões médicas.
A família de Gularte alega que ele foi diagnosticado com um quadro de esquizofrenia e tenta reverter a pena com a transferência dele para um hospital psiquiátrico, como prevê a lei indonésia. Clarisse Gularte, mãe de Rodrigo, contou que ele está ‘totalmente transformado’ e 15 quilos mais magro. Ela visitou o filho em agosto do ano passado.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
SECA CEARÁ 2015 - Racionamento d'água pode incluir Região Metropolitana
Os municípios que não integram o Eixão das Águas, também poderão ficar desabastecidos pela escassez de chuvas
Pelo menos 20 cidades cearenses deverão iniciar agora um programa de "racionamento severo de água", por conta do colapso nos reservatórios. A seca prevista para este ano ainda não definiu o contingenciamento para Fortaleza e algumas cidades da sua região metropolitana, mas haverá um plano de fornecimento para uso racional, com o combate ao desperdício e ligações clandestinas. Em localidades não atendidas pelo Eixão das Águas, como Aquiraz, a perspectiva é de racionamento ainda neste ano.
As medidas foram anunciadas, ontem, pelo coordenador de Infraestrutura Hídrica, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Yuri Castro, um dia após o anúncio do prognóstico da quadra chuvosa para o Ceará, feito pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Pela análise, há 64% de probabilidade de chuvas abaixo da média nos próximos três meses. Ele não nomeou as cidades que sofrerão racionamento de imediato.
Yuri Castro explicou que o "racionamento severo" implicará em dois ou mais dias sem água para abastecimento humano. Ele ressaltou que a situação mais grave, dentre outras cidades, inclui os municípios de Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Uruoca e São Luis do Curu, sendo este um dos que mais preocupam porque se exige a construção de uma bateria de poços profundos e a manutenção de carros-pipas para atendimento das demandas, sobretudo, na área urbana.
Yuri informou que o governo vai requerer, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a dispensa de licitação para perfuração e instalação de poços profundos, em vista da situação emergencial apresentada pela estiagem. "O problema é que são necessários quase 12 meses para a aquisição de máquinas perfuratrizes, o que representa muito tempo diante da emergência do problema. Também contamos com algumas máquinas e entendemos que o prático será a contratação de poços já perfurados e instalados", afirmou.
VIA:DNE
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
CLIMAS 2015 - As cidades mais quentes do Brasil em 2015 (até agora). Em seis dias de 2015, Sobral teve a maior temperatura do Brasil.
Segundo o Inmet, nesta terça-feira (20), o município registrou 43,6 graus.
Entre os dias 14 e 20 de janeiro, a cidade ultrapassou os 40 graus.
São Paulo - O verão chegou com tudo este ano. São Paulo, por exemplo, vem vivendo seus dias mais quentes em anos. Nesta segunda, as temperaturas chegaram aos 36,5 graus, a temperatura mais alta desde 1999.
A cidade de Sobral, no Ceará, registrou nos dias 14, 16, 17, 18, 19 e 20 de janeiro as mais altas temperaturas do Brasil, segundo o ranking do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o Inmet, no dia 14, a cidade teve a maior temperatura do país em 2015, chegando a 43,9 graus.
O Inmet mostra também que a cidade cearense por cinco vezes ultrapassou a temperatura de 40 graus entre o dia 1º e 20 deste mês. Sobral liderou o ranking de cidades mais quentes do Brasil entre os dias 16 e 20 de janeiro.
A estação Ecologia Agrícola, localizada no município de Seropédica (RJ) aparece no topo da lista do instituto nos dias 11 e 12 de janeiro, com 40,1 graus e 40,2 graus, respectivamente.
A estação Vila Militar, também no Rio de Janeiro, registrou temperatura de 40 graus nos dias 1º e 2 de janeiro. As estações de Sobral e do Rio e Janeiro são as únicas que aparecem com temperaturas na casa dos 40 graus na lista do Inmet em 2015.
VIA: G1;INMET
VIA: G1;INMET
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
CEARÁ 2015 - Fóssil inédito de 120 milhões de anos encontrado na Bacia do Araripe
Um achado fóssil inédito de 120 milhões de anos será anunciado nesta quarta-feira (21), às 09 horas, por pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), durante coletiva de imprensa, no auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato. Trata-se de uma planta do Cretáceo inferior que ainda possui representantes atuais na encosta da Chapada do Araripe, conhecida popularmente como Japecanga, da família da Smilacaceae.
Um artigo sobre a descrição do fóssil foi publicado recentemente nos anais da Academia Brasileira de Ciências, para anunciar a descoberta do achado, cujo nome dado é uma homenagem ao Professor Jackson Antero (in Memoriam) "Cratosmilax Jacksoni". O docente foi um dos grandes nomes que se ergueu no Cariri na luta incansável pela preservação da Chapara do Araripe, e chegou a ser o chefe da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe).
A Smilacaceae é uma família de plantas monocotiledôneas basais que ocorrem em basicamente todos os continentes e está relacionada com a origem de plantas com flores. Fósseis dessa família são conhecidos desde o Cretáceo Superior. No artigo é apresentado o novo gênero e espécie (Cratosmilax jacksoni) da família do Cretáceo Inferior (Aptiano-Albiano), encontrado em lâminas de calcário da Formação Crato, na Bacia do Araripe.
Ainda conforme os pesquisadores é o mais antigo registro de Smilacaceae. O fóssil descrito é baseado em uma folha com características semelhantes às do gênero Smilax, frequente nas Américas, Europa e sudeste asiático.
Segundo o orientador da pesquisa, Professor Álamo Feitosa, o fóssil de uma folha em perfeito estado da Japecanga, planta conhecida popularmente, foi resgatado nas minas de calcário laminado, em Nova Olinda. O achado ocorreu em 2012. O trabalho de descrição foi realizado por uma equipe de pesquisadores da URCA, e tem como autora a Professora doutora, Flaviana Jorge de Lima. Ela destaca que essa é a primeira pesquisa a ser descrita com localidade estratigráfica, possibilitando estudos detalhados das camadas das rochas.
VIA:CEARA.GOV
CEARÁ 2015 - Chove chuva, chove sem parar- Funceme prevê chuvas abaixo da média no Ceará até abril
A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2014 é de 64%. A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril foi anunciada nesta terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins revela que com os dados atuais dos oceanos não dão condições para prever como irão se distribuir essas chuvas.
Mais um ano abaixo da média
Em 2014, a probabilidade ficou abaixo da média no Ceará, no valor de 40%. De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. Com a previsão, o órgão chegou a fazer um alerta para a seca prolongada durante o ano passado.
NOTA DO BLOG DE ECONOMIA DE ÁGUA:
NOTA DO BLOG DE ECONOMIA DE ÁGUA:
MUNDO 2015 - Implacável contra tráfico, Indonésia sofre com corrupção e desigualdade social
País asiático é conhecido por ser conivente com outros delitos e por ter modestos índices de desenvolvimento humano
Apesar de se orgulhar por tratar de forma implacável o tráfico de drogas, punindo com a pena de morte quem se associa a esse crime, a Indonésia é um país conhecido por ser conivente com outros delitos e por ter modestos índices de desenvolvimento humano, corrupção alta e desigualdade social.
A execução de Marco Archer, na ilha de Nusa Kambangan, ocorreu em um contexto de mudança de governo e serviu para confirmar o discurso do novo presidente, Joko Widodo, de tolerância zero com o tráfico. Esses foram os primeiros presos mortos no governo de Widodo, que tomou posse em outubro de 2014, e desapontou ativistas dos direitos humanos ao manifestar apoio à pena de morte.
A política de executar traficantes, porém, se mostra incoerente em relação a crimes mais graves, como o terrorismo. A Indonésia aliviou a pena do radical Umar Patek, que elaborou explosivos utilizados em um atentado em Bali, em 2002, que matou mais de 200 pessoas, a maioria estrangeiros.
No momento, o mesmo governo que matou Archer tenta evitar que a Arábia Saudita execute Satinah Binti Jumadi Ahmad, uma trabalhadora doméstica indonésia que está no corredor da morte naquele país desde 2010 por matar e roubar o seu patrão.
O combate ao tráfico foi a principal bandeira de Widodo durante a campanha eleitoral. O novo presidente acredita que a pena de morte aos traficantes pode servir de exemplo, ajudar a construir o caráter nacional e, a longo prazo, acabar com esse tipo de delito. Widodo chegou a dizer que o país está em “estado de emergência por causa das drogas”. Segundo o governo indonésio, outras 20 execuções estão previstas para este ano.
Uma das heranças do regime autoritário é a corrupção. Em um estudo da Transparência Internacional divulgado no ano passado, 89% dos entrevistados disseram que o parlamento da Indonésia é corrupto ou extremamente corrupto. Questionados sobre a sensação de corrupção, 54% afirmaram que ela aumentou nos últimos dois anos.
O país de mais de 230 milhões de habitantes, o quarto mais populoso do mundo, ocupa apenas o 108º lugar no último ranking de Desenvolvimento Humano divulgado pela ONU, atrás do Brasil, que está na 79ª posição.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
ECONOMIA 2015 - Governo anuncia alta de impostos e gasolina vai subir R$ 0,22
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou nesta segunda-feira (19) uma série de aumentos de impostos, que devem incrementar o caixa do governo em R$ 20 bilhões neste ano. O pacote incluiu a volta da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis, zerada desde 2012) e aumento de PIS/Cofins sobre a gasolina. Juntos, a alta desses tributos representará uma arrecadação de R$ 12,2 bilhões.
A alta nos impostos sobre a gasolina será de 22 centavos sobre o litro, e de 15 centavos para o litro do diesel. O repasse para os preços dependerá de decisão da Petrobras, disse Levy. "Não tenho envolvimento com política de preço da Petrobras", disse.
A alta na taxação do combustível começa a partir de 1º de fevereiro. Como a alta da Cide precisa esperar um período regimental de 90 dias, o PIS/Cofins será maior até a alta da Cide entrar em vigor.
Outra medida foi o aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) sobre empréstimos e financiamentos a pessoas físicas, de 1,5% para 3%. Segundo Levy, será mantida a alíquota de 0,38% por operação. Essa medida vai representar arrecadação extra de R$ 7,4 bilhões.
O governo alterou a cobrança de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) do setor de cosméticos, equiparando o atacadista ao produtor industrial. Segundo Levy, a medida vai organizar o setor e dar mais transparência aos preços. Outra medida foi o aumento da alíquota do PIS/Cofins sobre importação, que passa de 9,25% para 11,75%.
Segundo Levy, o ajuste corrige decisão da Justiça de eliminar do cálculo o ICMS de importação, favorecendo a competitividade da produção doméstica.
Levy defendeu que as medidas têm objetivo de "aumentar a confiança da economia". "No conjunto, o efeito é aumentar a confiança, a disposição das pessoas em investir, tomarem risco, de o empresário começar a pensar em novas coisas. Isso reflete nos indicadores financeiros.
FUTEBOL CEARENSE 2015 - Virada em grande estilo
Guarany de Sobral pôs fim ao jejum de seis jogos sem vencer o Ceará ao bater o rival por 2 a 1, de virada
Já dizia o técnico Muricy Ramalho: "A bola pune". A frase se encaixa perfeitamente para a arrogância com que o Ceará encarou a partida de ontem, contra o Guarany de Sobral, no estádio do Junco. Se sentindo o dono da bola, o Alvinegro teve que amargar a virada e a derrota para o time da casa na segunda rodada do Campeonato Cearense: 2 a 1.
É obvio que a palavra "arrogância" é pesada, mas ela explica o porquê de o time de Porangabuçu ter abdicado do bom futebol que mostrou ao longo do primeiro tempo para o relaxamento exacerbado após o tento que lhe dava a vantagem na partida.
Ainda assim, nem tudo está perdido para o Vovô. Com a bola no pé e respeitando o adversário, a equipe tem tudo para avançar com tranquilidade e até chegar à final do Estadual sem muitos sustos. O tropeço na própria sombra, se bem observado pelo treinador Dado Cavalcanti, pode ser muito positivo para a sequência do certame.
O jogo
Dado, inclusive, tomou uma atitude ousada para o confronto, ao testar alguns atletas que não tiveram a oportunidade de jogar na vitória por 3 a 0 sobre o Itapipoca, na última quinta-feira, 15.
A decisão pode até ser discutível, mas mostra que o Ceará está pensando grande. O Cearense importa, mas com o calendário apertado - culpa dos clubes -, as primeiras rodadas devem ser encaradas como uma pré-temporada, tempo para avaliar o elenco.
Déjà vu
A vitória do Guarany sobre o Ceará foi marcada por um belo gol sobralense. Em lance semelhante ao que Pelé passa para Carlos Alberto chutar de primeira na final da Copa do Mundo de 1970, Maciel serviu Eduardo (foto) que, como o "Capita", chutou para estufar as redes.
CEARÁ 2015 - Deputados do CE custam R$ 3,3 milhões por mês
Os parlamentares, além do reajuste no subsídio, recebem outros benefícios custeados pela Câmara Federal
Além dos subsídios de R$ 33,7 mil que serão concedidos, a partir deste ano, mensalmente aos deputados federais e senadores, eles recebem uma série de benefícios sob a justificativa de que cada auxílio permite o melhor rendimento possível do trabalho no Poder Legislativo. Em apenas um mês, o valor repassado a um congressista, incluindo o custo com o gabinete e sem considerar as despesas médicas, pode ultrapassar os R$ 150 mil. A bancada de deputados federais do Ceará deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 3,3 milhões/ mês.
Apesar de o 14º e 15º salários terem sido extintos em 2013, tanto os deputados federais quantos os senadores recebem no início e no fim da legislatura um repasse com o mesmo valor do subsídio mensal sob a argumentação de que esta verba serve como compensação das despesas com mudança e transporte.
Para o custeio mensal das atividades que desempenham no Congresso Nacional, cada parlamentar tem direito à chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP). Os valores da CEAP podem variar de um congressista para outro pelo fato de o cálculo considerar o custo do transporte aéreo de Brasília a cada estado de origem. Na Câmara, cada membro da bancada cearense tem direito a R$ 38,7 mil, enquanto cada senador do Ceará recebe até R$ 38,1 mil.
Os tipos de gastos que devem ser contemplados pelos recursos advindos desta cota são semelhantes para deputados e senadores. Em ambas as Casas, as verbas devem ser destinadas para locação de meios de transporte, alimentação, divulgação da atividade parlamentar, combustíveis e lubrificantes, serviços de segurança, passagens aéreas, despesas postais, entre outros serviços de apoio ao mandato.
A diferença nas cotas da Câmara e do Senado é que a verba repassada aos deputados federais são enviadas com algumas restrições. No caso do combustível, por exemplo, o limite com esse tipo de custo é de R$ 4.500, enquanto a contratação dos serviços de segurança também não podem exceder o montante de R$ 8 mil.
Os benefícios
Os senadores ainda têm acesso a alguns benefícios que para os deputados federais são mais restritos. Na Câmara, o valor do combustível está incluído na CEAP, enquanto no Senado, além de ser contemplado na cota, os parlamentares possuem uma verba extra para abastecer o carros oficiais em Brasília, sendo 320 litros de gasolina ou 420 litros de álcool por mês.
Os carros oficiais também são cedidos para todos os senadores, enquanto a Câmara oferece apenas para os membros da Mesa Diretora e para o presidente do Conselho de Ética.
VIA:DNE
VIA:DNE
MUNDO 2015 - SEM PERDÃO MARCO ARCHER É FUZILADO NA INDONÉSIA
O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado por fuzilamento às 15h30 deste sábado (17), horário de Brasília, na Indonésia
A confirmação foi dada por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral do país asiático. A execução ocorreu à 0h30 de domingo (18) pelo horário da Indonésia, dentro do complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 km da capital Jacarta.
A morte foi confirmada oficialmente à 0h45 no horário local (às 15h45 em Brasília).
Marco foi o primeiro cidadão brasileiro na história executado por pena de morte. Ele havia sido preso em 2003 e condenado em 2004 por tráfico de drogas. Além dele, outras cinco pessoas seriam executadas. Na véspera da morte, o brasileiro recebeu a visita da tia, Maria de Lourdes Archer Pinto, 61, e de dois funcionários da embaixada brasileira em Jacarta. A tia havia levado doce de leite e mel para o sobrinho.
Ela chorava muito desde o início da manhã, diante do fuzilamento iminente. "O Marco não merece isso." Marco também chorou na despedida da tia e a "beijou muito", disse Maria de Lourdes.
Doze policiais de um destacamento especial se postaram diante de Marco e, ao sinal do líder do pelotão, dispararam. Nem todas as armas estavam carregadas –os atiradores não sabiam quais das armas estavam carregadas ou não, de modo que ninguém saiba que deu o tiro fatal.
O corpo de Marco será cremado na Indonésia e levado para o Brasil. Os custos correrão por conta da tia do brasileiro; o Itamaraty não pode pagar por funeral de cidadãos no exterior.
Assinar:
Postagens (Atom)