sábado, 16 de outubro de 2021

NATUREZA 2021 - La Palma: lava aumenta e especialistas temem abertura de nova boca

 

Os escoamentos de lava do Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, atingiram nas últimas horas picos de alta velocidade. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias descreve-os como um “tsunami de lava”. Os sismos também aumentaram, tendo sido registrado um terremoto de 4,5 em La Palma, o maior até agora. Os especialistas temem a abertura de uma nova boca eruptiva.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), a atividade sísmica aumentou nas últimas horas na ilha, depois de, na quarta-feira (13) ter diminuído ligeiramente.

Só nesta sexta-feira, a ilha já sofreu mais de 20 terremotos, incluindo um de magnitude 4,5, o maior sentido até agora desde que começou a erupção do vulcão, há 26 dias. Um tremor da mesma magnitude já tinha sido sentido nessa quinta-feira, dia em que foram registrados 60 sismos no total.

No início da tarde de ontem (15), a lava transbordou do cone principal do vulcão, formando um rio de lava que atingiu picos de grande velocidade, colocando novos bairros em perigo. Em publicação no Twitter, o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias mostra a velocidade do rio de lava, que descreve como “tsunami de lava”.

Os especialistas mostram-se também preocupados com a deformação no terreno nas regiões de Jedey e Las Manchas, situadas mais ao sul do ponto eruptivo atual, que poderá indicar a hipótese de abertura de nova boca eruptiva.

As protuberâncias no terreno chegam aos cinco centímetros nessas áreas, o que indica que o magma está a subir e a pressionar as camadas superiores, segundo explica o jornal Levante. Os responsáveis pelo Plano de Proteção Especial Civil e Pronto Atendimento de Risco Vulcânico (Pevolca) acreditam que ainda é cedo para confirmar se essa pressão no subsolo pode culminar na formação de nova boca eruptiva e de novo vulcão próximo ao Cumbre Vieja.

Por enquanto, as autoridades iniciaram a retirada das pessoas que trabalham na área, para evitar situações de risco no caso de uma nova fenda se abrir repentinamente.

As autoridades determinaram ontem a retirada dos moradores de um novo bairro no município de Los Llanos de Aridane, na ilha de La Palma, devido ao avanço do último fluxo de lava gerado pela erupção do Cumbre Vieja.

Segundo fonte do governo regional das Canárias citada pela agência espanhola Efe, estima-se que essa nova retirada afete cerca de 15 moradores do local. Esta é a segunda evacuação em apenas 24 horas pelo avanço do novo deslizamento de terra que se formou, nos últimos, dias ao norte do principal, depois de cerca de 800 residentes do bairro de La Laguna terem sido orientados a abandonar suas casas na terça-feira (12) à tarde.

“Estamos, com toda a certeza, perante o vulcão mais grave que a Europa sofreu nos últimos 100 anos”, declarou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres. “A única boa notícia é que até hoje não temos a lamentar danos pessoais”, acrescentou.

Os indicadores monitorados por cientistas no vulcão de La Palma, especialmente as de emissões de dióxido de enxofre, sugerem que o fim da erupção não vai acontecer a curto ou médio prazo, segundo a porta-voz do comitê científico do Pevolca.

A lava ocupa já área de quase 700 hectares e destruiu mais de 1,5 mil edifícios na ilha.

via:https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-10/la-palma-lava-aumenta-e-especialistas-temem-abertura-de-nova-boca

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

SOBRAL 2021 - Saiba quando o caminhão do lixo passa nas ruas de Sobral

 

Confira o calendário da coleta.

Vale lembrar que, com sua colaboração, nossa cidade fica cada vez mais limpa.
Lixo na rua? Apenas no dia da coleta e devidamente armazenado.





SAÚDE 2021 - Covid-19: Brasil tem menor taxa de transmissão desde início da medição

Nesta semana, a taxa de transmissão no Brasil do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foi de 0,60, o menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida. A informação foi atualizada nesta segunda-feira (11) pelo Imperial College de Londres.

Isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode variar de 0,79 a 0,24. Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.

Também chamado de “ritmo de contágio” (Rt) esse número traduz o potencial de propagação de uma enfermidade contagiosa: quando ele é maior do que 1, isso quer dizer que cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa, e ela avança. Por outro lado, quando o índice é menor, significa que ela está em recuo.

Antes desse registro, o número mais baixo alcançado foi de 0,68, em novembro de 2020. No entanto, esse índice pode não refletir a realidade, tendo em vista que, naquele mesmo mês, houve um apagão de dados que atrasou a atualização de casos e mortes por Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

Considerando que o Brasil faz poucos testes de Covid-19, a capacidade em identificar casos da doença é comprometida, o que influencia a estimativa da taxa de transmissão. 

Via OLHAR DIGITAL

CEARÁ 2021 - Programa CNH Popular Ceará 2021; saiba como se inscrever

 


A iniciativa oferta gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel) para pessoas de baixa renda.

Em live nas redes sociais nesta quarta-feira (13), o governador Camilo Santana lançou oficialmente o programa CNH Popular de 2021. A iniciativa, que oferta carteiras nacionais de habilitação gratuitas, disponibiliza 25 mil vagas para todo o Estado. Os documentos serão entregues até 2022.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Do total ofertado, 20 mil serão destinados aos municípios do interior do Ceará e 5 mil para a Capital.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA

  • Beneficiários do programa Bolsa Família.
  • Pessoas com deficiência.
  • Egressos do Sistema Penitenciário. 

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:

  • Número de habitantes.
  • A cidade possuir autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local.
  • Número de veículos registrados x de pessoas habilitadas. 

COMO SE CADASTRAR

Após entrar no site do Detran-CE, é preciso clicar na opção "habilitação" e depois em "CNH popular". Em seguida, escolhe o formato de acesso (primeira habilitação); informa o CPF e confirma. Um formulário aparece em seguida onde devem ser preenchidos os dados do candidato. 

A seguir, é preciso anexar os documentos como comprovante de residência, identidade, NIS e o CPF. Após confirmação do cadastro, o pedido será analisado por uma comissão e o andamento do processo pode ser acompanhado pelo site. 

Conforme o governo do Estado, o número de ofertas de CNH Popular representa um recorde de distribuição em um só ano. Foram quase 140 mil documentos desde o começo do programa estadual.

No fim de agosto, o governador comunicou por meio das redes sociais o retorno da iniciativa no segundo semestre deste ano. 

SOBRE A AÇÃO

O programa Carteira de Motorista Popular foi criado em 2009. Ele permite o acesso de pessoas de baixa renda à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.

O programa vale para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei Nº 15.931 de dezembro de 2015.

Via Diário do Nordeste