Nesta semana, a taxa de transmissão no Brasil do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foi de 0,60, o menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida. A informação foi atualizada nesta segunda-feira (11) pelo Imperial College de Londres.
Isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode variar de 0,79 a 0,24. Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.
Também chamado de “ritmo de contágio” (Rt) esse número traduz o potencial de propagação de uma enfermidade contagiosa: quando ele é maior do que 1, isso quer dizer que cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa, e ela avança. Por outro lado, quando o índice é menor, significa que ela está em recuo.
Antes desse registro, o número mais baixo alcançado foi de 0,68, em novembro de 2020. No entanto, esse índice pode não refletir a realidade, tendo em vista que, naquele mesmo mês, houve um apagão de dados que atrasou a atualização de casos e mortes por Covid-19 pelo Ministério da Saúde.
Considerando que o Brasil faz poucos testes de Covid-19, a capacidade em identificar casos da doença é comprometida, o que influencia a estimativa da taxa de transmissão.
Via OLHAR DIGITAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário