quinta-feira, 15 de maio de 2014

BRASIL - Consumo de álcool no Brasil supera média mundial, afirma OMS

Pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil está acima da média mundial em consumo de bebidas alcoólicas. Segundo o levantamento, foram consumidos, em média, 8,7 litros de álcool por ano, entre 2008 e 2010, no país. A média mundial calculada pela OMS é de 6,2 litros. Os dados consideram o público maior de 15 anos.

A cerveja representa 60% do consumo de álcool no Brasil, segundo o estudo, que diagnosticou que os homens bebem três vezes mais do que as mulheres. Ao longo de um período de três anos, eles ingeriram, em média, 13,6 litros de álcool por ano, enquanto elas consumiram 4,2 litros.

Em 2010, enquanto os casos de abuso de álcool chegaram a 11,1% das mulheres que bebem, entre os homens, este número quase chegou aos 30%. Segundo a pesquisa, no Brasil se perde em média 5 anos de vida devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

O estudo da OMS também aponta que, em 2012, cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram em todo o mundo, em consequência do consumo exacerbado de álcool. A Europa é a região com maior consumo per capita de bebidas alcoólicas do mundo, com consumo de quase 11 litros por ano, em média.

O relatório conclui que o nível de consumo tem se mantido estável nos últimos cinco anos na Europa, na África e nas Américas, mas tem aumentado no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental.
VIA:OMS

BRASIL - Senado aprova novas regras para criação de municípios



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) emendas ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 104/2014, que estabelece normas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto principal havia sido aprovado na semana passada e a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Com 55 votos favoráveis e apenas um contrário, foram aprovadas duas emendas ao projeto, sendo uma apresentada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com várias subemendas, e outra apresentada em Plenário.
O texto final do projeto com as emendas prevê que, para serem criados, os novos municípios deverão ter área superior a 200 quilômetros quadrados, nas regiões Norte e Centro-Oeste, e 100 quilômetros quadrados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Será exigido também um número mínimo de habitantes, sendo 6 mil para as Regiões Norte e Centro-Oeste; doze mil para a Região Nordeste e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.
A matéria proíbe ainda que os municípios a serem criados ocupem áreas de reservas indígenas ou de preservação permanente.
Autor da proposta e defensor da criação de regras para a implantação de novos municípios há mais de uma década, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) agradeceu o trabalho dos senadores e do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
— Estamos atendendo os anseios de todos os municipalistas do país. Com esta proposta, o Brasil poderá agir de forma séria na criação de novos municípios — defendeu.
Para o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), a criação de regras “rígidas” não apenas para criação, mas para fusão e incorporação de municípios, permitirá que regiões importantes do país se desenvolvam de forma mais ampla. O senador também ressaltou que a nova legislação não cria despesas para o Poder público.
VIA:AG.SENADO

domingo, 11 de maio de 2014

MUNDO - Nasa transmite imagens da Terra vista do espaço AO VIVO E ON LINE



Você já teve curiosidade de ver como é a Terra em tempo real? Muitos provavelmente já, mas dificilmente uma transmissão era capaz de atender a esse desejo. Mas isso mudou, graças a uma iniciativa da Nasa, que instalou quatro câmeras na ISS (Estação Espacial Internacional), que transmite sua órbita em volta da terra com alta definição.

O projeto foi feito justamente para testar o funcionamento das câmeras e guiar a escolha de dispositivos comerciais com desempenho adequado para possíveis missões futuras.
As imagens são transmitidas em tempo real pelo site Ustream, que também conta com uma ferramenta de chat com outros espectadores.

Vale lembrar que a ISS dá uma volta na Terra a cada 90 minutos. Durante metade deste período, ela deve passar por territórios onde já é noite e não há iluminação. Por isso, não estranhe se você se deparar com uma imagem preta; volte mais tarde para imagens mais interessantes.

MUNDO - Londres é a capital que tem mais bilionários



Cidade tem 72 moradores com patrimônio a partir de 1 bilhão de libras, e fica à frente de Moscou e Nova York

Um novo estudo sobre grandes fortunas conclui que Londres se tornou a capital com maiores riquezas, com mais bilionários que qualquer outra cidade.
O jornal The Sunday Times, que publicou a lista, diz que Londres tem 72 moradores cujas fortunas passam de US$ 1,6 bilhão. A cidade aparece à frente de Moscou, que tem 48 bilionários; New York, com 43; São Francisco, que tem 42; Los Angeles, com 38; e Hong Kong, com 34.
A Inglaterra também tem mais bilionários por habitante que qualquer outro país, com um bilionário a cada 607 mil britânicos comparado com um para cada 1 milhão de americanos.
O jornal publica uma lista anual com os mais ricos da Inglaterra, mas esta é a primeira vez que deu um passo adicional para ver como a média de grandes fortunas do país se compara com a de outros países.
A lista ainda é composta pelo magnata Lakshmi Mittal, em terceiro lugar, e o dono do time de futebol Chelsea, Roman Abramovich.

DOMINGO 11 DE MAIO FELIZ DIA DAS MÃES


CEARÁ - Voo direto para a Argentina é lançado em Fortaleza


O lançamento aconteceu neste sábado (10), às 15 horas, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Secretaria do Turismo também realizará encontros em cinco cidades da Argentina para divulgação do Estado.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da secretaria, em parceria com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, realizaram neste sábado (10) o lançamento do Voo direto entre Fortaleza e Buenos Aires, na Argentina. A solenidade aconteceu às 15 horas, no mirante do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Haverá uma coletiva de imprensa com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, e executivos da GOL.

Durante toda a próxima semana a Secretaria do Turismo (Setur) também promoverá encontros comerciais em cinco cidades da Argentina – entre os dias 12 e 16 de maio – com o intuito de consolidar o voo, que vai operar aos sábados. Nos encontros, operadores e agentes de viagem vão conhecer os destinos e atrativos do Estado e negociar diretamente com representantes do trade local a inserção destes produtos nos seus catálogos. Em cada cidade estão presentes 14 empresas cearenses de serviços ligados ao Turismo, entre meios de hospedagem, transfer e receptivo, equipamentos, e outros.

O primeiro encontro acontece na cidade de Córdoba (12); seguida por Rosario (13), para associados da operadora All Seasons; La Plata (14); Mar del Plata (15) e Buenos Aires (16).

Outras ações de promoção

Além dos encontros comerciais, o voo está sendo promovido por uma série de outras ações: anúncios no aeroporto de Buenos Aires, revistas e jornais de grande circulação; redes sociais; site You Tube; adesivagem de táxis e viagens de familiarização (para operadores e agentes) e de divulgação (para jornalistas).

A primeira delas ocorreu no Ceará, exclusiva para jornalistas argentinos, entre os dias 24 e 28 de abril. O Estado recebe também duas viagens de familiarização entre 10 e 15 de maio. Já Buenos Aires vai receber um grupo de jornalistas cearenses e representantes do trade local entre os dias 10 e 13 de maio.

Sobre o Voo

As operações serão aos sábados, saindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins às 17h55, e chegando no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 23h30. O voo de volta sairá da cidade portenha às 13h45, chegando aqui às 19h. As aeronaves utilizadas serão Boeing 737-800NG e configuração GOL+, com 177 assentos nas classes turística e executiva.

"Estamos fazendo um grande esforço fiscal para viabilizar este voo. E a intenção é que a frequência seja ampliada, pois temos tudo o que o público argentino procura: belas praias, clima estável, culinária e artesanato ricos e um povo hospitaleiro", avalia Bismarck.

VIA:CEARA.GOV