sábado, 8 de fevereiro de 2020

CEARÁ 2020 - Sobral começa a receber voos da Gol a partir de 19 de fevereiro


Começou a operar na segunda-feira (03), a primeira das oito rotas entre capital e interior do Ceará, pela companhia Gol. Os voos iniciais foram entre Fortaleza e Juazeiro do Norte. As outras cidades terão início ainda este mês, entre elas Crateús, Sobral e São Benedito. Os voos serão dois para Crateús, três para Sobral e dois para São Benedito semanalmente. As passagens já estão à venda desde dezembro de 2019, com datas de início para este mês de fevereiro. Crateús por exemplo, os voos iniciam no próximo dia 18/02. Já a partir do 19/02, iniciam os voos de Sobral e São Benedito.

FORTALEZA – SOBRAL
– Fortaleza 08:20 / Sobral 09:15 – domingos, terças-feiras e quintas-feiras
– Sobral 09:35 / Fortaleza 10:30 – domingos, terças-feiras e quintas-feiras
FORTALEZA – SÃO BENEDITO
– Fortaleza 19:30 / São Benedito 20:40 – domingos e terças-feiras
– São Benedito 21:00 / Fortaleza 22:10 – domingos e terças-feiras
FORTALEZA – CRATEÚS
– Fortaleza 19:30 / Crateús 20:25 – terças-feiras e quintas-feiras
– Crateús 21:00 / Fortaleza 22:10 – terças-feiras e quintas-feiras

CEARÁ 2020 - Nova campanha de vacinação contra o sarampo é direcionada a crianças e jovens



A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano começa no próximo dia 10 (segunda-feira). Deverão se vacinar crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A imunização está disponível nos postos de saúde.
A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita Cardoso, assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado.
Estima-se que aproximadamente 131.472 mil pessoas não estejam vacinadas no Ceará, segundo o Ministério da Saúde. “Não temos registros de casos no estado, mas em algumas regiões do País, principalmente Sul e Sudeste, ainda há indícios de surtos ativos. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que o Ceará tenha um bom número de pessoas vacinadas”, reforça a assessora.

Campanha

A campanha atual tem como foco a imunização de crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita.
Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.
ceará.gov