sábado, 1 de agosto de 2015


SAÚDE 2015 - Ceará registra 2012 casos de dengue em uma semana, diz boletim

Em 2015, 34 pessoas morreram vítimas da dengue no Ceará, diz boletim.
Das 184 cidades do estado, 55 têm nível epidêmico da doença.



O Ceará registrou 2012 novos de dengue em relação à semana anterior, de acordo com boletim de epidemiologia divulgado nesta sexta-feira (31) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Na semana passada, o estado tinha 35.589 casos da doença, nesta sexta foram confirmados 37.601 casos. O número de mortes vítimas da doença no Ceará segue o mesmo da semana passada, 34.

O número de cidades com nível epidêmico da doença também subiu, de 44 para 52, desde a semana anterior. Conforme a Organização Mundial de Saúde, é considerado epidêmico quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

O número de cidades com nível epidêmico da doença são Alcântaras, Aracoiaba, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Jaguaribara, Jardim, Jucás, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Mucambo, Nova Russas, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tianguá, Tauá, Trairi, Umari, Umirim, Varjota e Varzea Alegre.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, é considerado epidêmico quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Controle

Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.


terça-feira, 28 de julho de 2015

MUNDO 2015 - Nasa descobre 'planeta gêmeo' da Terra em 'zona habitável'

'Nova Terra' pode já ter hospedado vida ou ainda ainda poderá fazê-lo, de acordo com descoberta


EUA - Cientistas da Nasa anunciaram a descoberta de um planeta com características tão semelhantes às do nosso que o chamaram de primo-irmão da Terra. O exoplaneta recebeu o nome do satélite da agência espacial, Kepler-452b. Os cientistas acreditam em boas chances para encontrar vida no planeta. Ele orbita uma estrela parecida ao Sol, chamada também de Kepler-452, a 1.400 anos-luz de distancia da constelação de Cygnus, que está a 11 anos-luz da Terra.

O primo da Terra é 60% maior e tem boa chance de ser rochoso, embora sua massa e composição ainda não tenham sido determinados. O anúncio da descoberta da Nasa acontece três dias depois de o astrofísico britânico Stephen Hawking lançar programa de 10 anos à busca de vida inteligente no universo. 

O Kleper-452b demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela. Essa estrela é um pouco mais velha que o Sol (tem “só” 1,5 bilhão de anos a mais), tem a mesma temperatura, é 20% mais brilhante e possui um diâmetro 10% maior. 

Em comunicado da Nasa, Jon Jenkins, chefe do projeto do satélite Kepler, demonstrou otimismo ao afirmar que “devem existir[...] todos os ingredientes e as condições necessárias para a vida neste planeta.” A Nasa estuda outros 11 candidatos à planeta que também estão em zona habitável.

VIA:NASA