sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


BRASIL 2017 - Dona Marisa, ex-primeira-dama, morre em SP


A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu nesta sexta-feira (3) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A mulher do ex-presidente Lula tinha 66 anos. Dona Marisa estava internada desde o dia 24 de janeiro, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma.

Seguindo o protocolo oficial para constatar a morte cerebral, os médicos submeteram dona Marisa a dois testes: o primeiro ocorreu às 12h05 e o segundo, às 18h05. O protocolo determina que o último exame seja conduzido por outro médico para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. O óbito foi constatado às 18h57, segundo boletim médico.

SOBRAL 2017 - TRECHOS DAS AVENIDAS ERMÍRIO DE MORAES E FERNANDES TÁVORA SERÃO MUNICIPALIZADOS


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido, na tarde de quarta-feira (1º), com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Ceará, Diógenes José Tavares, e com técnicos do DNIT em Sobral, para oficializar a municipalização dos trechos das avenidas Senador José Ermírio de Moraes, no bairro Pe. Ibiapina, e Fernandes Távora, no Sinhá Sabóia.


O prefeito também iniciou as negociações para que o DNIT faça uma cessão para a Prefeitura do prédio onde hoje funciona o Departamento, na Av. Fernandes Távora, para que a Prefeitura possa instalar um grande projeto social para atender a comunidade do Grande Sinhá Sabóia. Em troca, a Prefeitura construiria outra sede para o DNIT, em um terreno mais afastado, que poderia ser inclusive na BR 222.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SAÚDE 2017 - Veja como tratar pele seca em crianças


Desconfortável tanto em adultos quanto em crianças, a pele seca é um problema dermatológico que precisa ser combatido e prevenido diariamente. Esse distúrbio pede o uso de hidratantes específicos e de outros cuidados.

Causas da pele seca em crianças

A maioria dos casos de pele seca infantil é diagnosticada como dermatite atópica. Essa alteração acarreta um grau extremo de ressecamento da pele, podendo, inclusive, apresentar descamação. “A criança tem coceira que leva a um desconforto e dificuldade para realizar as atividades diárias”, explica o médico.

A alergia de pele, de acordo com Simão, pode ser causada devido a uma herança genética multifatorial. Em muitas situações, há outros familiares de primeiro grau com quadros de alergia, seja dermatológica, respiratória ou alimentar. “É recomendável a identificação precoce para que se faça uma prevenção e o manejo adequado”, alerta.

Após o diagnóstico, o pediatra irá recomendar medidas preventivas gerais. Elas incluem cuidados específicos para diminuir o contato com produtos irritantes. Confira algumas precauções:

- Não use sabão em pó, amaciantes ou alvejantes para lavar roupas de vestuário, cama e banho; a melhor opção ainda é o sabão de glicerina

- Prefira roupas de algodão; sempre retire as etiquetas e realize diversos enxágues após a compra para remover os produtos conservantes

- Vista o pequeno com peças claras, que ajudam a controlar a alergia causada pelos corantes utilizados nos tecidos

- Escolha produtos de higiene hipoalergênicos

- Evite banhos de imersão em banheira ou piscina; o contato prolongado da pele seca com a água pode piorar o quadro de alergia.

Tratamento para a pele seca

Usar cremes hidratantes especiais é um dos principais cuidados. “Eles são emolientes e contêm quantidades adequadas de lipídios, que são os componentes que faltam na pele da criança alérgica”, explica Simão. Substâncias como ceramidas, ácidos graxos e gotículas de gordura também podem fazer parte da composição desses produtos.

vivomaissaudavel.

domingo, 29 de janeiro de 2017

SAÚDE 2017 - 5 FATORES DE RISCO PARA A DOR NAS COSTAS

dor nas costas já é considerada uma das maiores queixas nos consultórios médicos. Em muitos casos, essa dor chega a limitar a qualidade de vida do paciente, comprometendo desde as atividades simples do dia a dia até as suas funções laborais.
O acometimento pela dor nas costas pode estar relacionado a doenças graves na coluna e a dor também pode vim acompanhada por outros sintomas, dependendo do quadro do paciente e do diagnóstico do problema. Há outros casos, porém, que a dor nas costas é mais leve, surgindo e desaparecendo espontaneamente, o que pode acontecer quando se realiza um esforço maior levantando algo pesado, por exemplo.
 O sedentarismo: você não costuma praticar exercícios físicos com regularidade? Saiba que o nível de condicionamento físico influencia bastante na ocorrência de dor nas costas. Pessoas que não se exercitam com frequência, adotando comportamentos mais sedentários em suas rotinas, estão bem mais suscetíveis à dor nas costas. Isso acontece porque a ausência de atividades que fortaleçam os músculos de sustentação da coluna implica em menor resistência aos impactos ou sobrecarga, por exemplo, que a coluna sofre comumente. Daí a importância de incluir no dia a dia a prática de uma atividade física que contribua para o fortalecimento da coluna vertebral.
– O envelhecimento: não tem como fugir. É mais natural que com o envelhecimento a dor nas costas seja mais recorrente. Mas isso não significa dizer que precisamos nos entregar à dor com o avanço da idade. O hábito de cuidar bem da coluna desde a juventude, com exercícios de fortalecimento da musculatura de sustentação da região e com a adoção de uma postura correta em todas as atividades do dia a dia, ajuda bastante na condição do paciente na velhice.
– O tabagismo: estudos comprovam que o hábito de fumar eleva o desenvolvimento de dor nas costas, principalmente em pessoas que sofreram alguma lesão na região e ainda prejudica a boa recuperação de pacientes que passaram por cirurgias na coluna.
– A má alimentação: uma dieta bem selecionada é fundamental na busca por um bom condicionamento físico, juntamente com a prática regular de exercícios. A falta de uma alimentação saudável contribui para o sobrepeso, o que tende a submeter a coluna a um maior índice de estresse e, consequentemente, às dores na região.
– A má postura: os cuidados com a postura não remetem somente à estética, a boa postura é imprescindível para evitar a dor nas costas. Se você não se posiciona corretamente nas atividades simples do dia a dia, no trabalho, ao sentar e ao deitar, por exemplo, mais cedo ou mais tarde a sua coluna será bastante afetada pelo mau hábito.
herniadedisco.com.br

SOBRAL 2017 - Empresário Jocely Dantas faleceu neste sábado (28) em Fortaleza


Sobral perdeu na tarde deste sábado (28) o empresário Jocely Dantas de Andrade Torres, fundador da Moageira Serra Grande, uma das mais tradicionais indústrias sobralenses.

BRASIL 2017 - Enfermeiros poderão ter direito a aposentadoria especial


Assim como outras categorias, como a dos professores, os enfermeiros poderão ter um regime especial de aposentadoria. O PLS 349/2016 estabelece que esses profissionais poderão se aposentar depois de 25 anos de contribuição na área de enfermagem, uma vez que eles exercem atividade com riscos físicos e biológicos. A proposta prevê também que a aposentadoria será equivalente a 100% do salário-de-benefício


Enfermagem
A pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” publicada em 2015 pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostrou que a área da enfermagem é formada por 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. O estudo também registrou que 66% reclamam que desgaste profissional e a concentração desses trabalhadores na Região Sudeste.
agenciasenado