sábado, 4 de junho de 2016

BRASIL 2016 - Bilhete de pai cortando wi-fi da filha até que ela faça as tarefas de casa viraliza

Internet virou algo tão essencial que já virou “moeda” de troca entre pais e filhos. Um bilhete deixado por um pai de São Paulo para a sua filha foi postado no facebook na tarde desta quinta (02/06) e rapidamente viralizou.
O bilhete era simples e direto. O pai alterou a senha do wi-fi e só passaria a nova depois que a filha arrumasse o quarto e lavasse a louça.
Até o momento que escrevo esta matéria, a postagem já conta com mais 57 mil reações e 82 mil compartilhamentos. E parece que a galera da internet aprovou a atitude do pai.
Veja o bilhete:
Pois é, meus amigos, muda-se a tecnologia, mas a boa educação, isso não muda. Parabéns ao pai. Resta saber se Catarina arrumou o quarto e lavou a louça, não é?

SOBRAL 2016 - RIO 2016 | Avnéh Vinny comandará festa da passagem da Tocha Olímpica por Sobral


Participando da agenda cultural comemorativa da passagem da Tocha Olímpica por Sobral, o cantor Avnéh Vinny comandará o show que recepcionará a Tocha, na Margem Esquerda, na próxima quarta-feira (8). O fogo olímpico pernoitará na Margem, após ter percorrido 12 quilômetros pelas principais vias da cidade. O show está programado para iniciar após às 19h30, dando continuidade a uma agenda cultural que começará às 16h.

A Tocha chegará a Sobral às 17h e sairá da Avenida Dr. Guarany  percorrendo as principais vias e pontos históricos da cidade, sendo carregada por 62 sobralenses durante o seu percurso que finaliza na Margem Esquerda. Confira o percurso completo no mapa abaixo.



Doze cidades do Ceará estão incluídas no tour, mas apenas Sobral e Fortaleza serão 'Cidades Celebração', com um percurso do revezamento da tocha mais extenso e uma celebração encerrando o dia.
blogsobral

SAÚDE 2016 - BRASIL - Sete em cada dez casos de câncer em homens são na próstata


O câncer de próstata representa 70% dos diagnósticos de câncer em homens brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), referentes a 2014. Segundo o INCA, há o registro de 70 mil novos casos por ano no país para uma doença que tem taxa de 90% de cura se o diagnóstico for inicial.
O problema é que o homem brasileiro tende a descobrir tarde devido à falta de informação e a resistência ao exame de toque retal. Esse exame é insubstituível e o único capaz de identificar a doença com precisão. 
Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado. O dado é de 2013. De acordo com o órgão da Secretaria de Estado da Saúde, todos os meses 1,5 mil homens chegam ao hospital com problemas mais adiantados e que necessitam de intervenção cirúrgica. 
Após chegarem por indicação médica ao Centro, 90% dos homens aceitam fazer os exames necessários. "Apesar da resistência, a conversa com o urologista faz a diferença", explica o diretor do hospital, Cláudio Murta.
A ida ao médico ainda depende muito do apoio dos familiares e 75% dos homens chegam ao local acompanhados da mulher, do filho ou outro familiar. "Aqueles que não estão acompanhados comentam que estão aqui porque sua mulher enviou", comenta Murta.
Exame de toque
O tão temido e falado exame de toque retal na próstata dura apenas alguns segundos. "No máximo 15 segundos", diz o urologista Francisco Fonseca. A simplicidade do exame contrasta com a baixa procura pela especialidade médica de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Cerca de 44% dos homens brasileiros já foram ao urologista e apenas 32% fizeram o exame de próstata.
O exame de toque não é o único que deve ser realizado. A medição da taxa de PSA, uma enzima produzida pela próstata que permite a liquidez do sêmen, também é um indicativo para o surgimento da doença. Um exame não substitui o outro e, em alguns casos, mesmo com a taxa normal de PSA, o paciente é diagnosticado com câncer.
O urologista Fernando Maluf lembra que o aumento da próstata é algo que ocorre naturalmente ao longo da vida do homem, mas seu rápido crescimento associado a dificuldades urinárias deve ser observado. 
A realização dos exames de rotina deve começar aos 40 anos para aqueles que têm registros de casos em parentes de primeiro grau. Apesar de incidência baixa (2 a 3%), o câncer hereditário pode aparecer mais cedo. Para aqueles sem registros, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos.
uolcienciasaude

SAÚDE 2016 - BRASIL - Casos de microcefalia e lesões chegam a 1.489 em 25 Estados e no DF

O Brasil teve 1.489 casos de microcefalia ou lesões no sistema nervoso notificados entre outubro de 2015 e o dia 28 de maio, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1º). Apenas o Acre não tem casos de lesões confirmadas, mas 21 bebês estão em investigação.
O surto de crianças nascidas com problemas neurológicos está associado à epidemia de zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os casos registrados estão em 25 Estados e no Distrito Federal. A maior parte está concentrada no Nordeste (1.319), até a semana passada o número de casos na região era de 1273.
De acordo com o ministério, foram registrados 63 óbitos após o parto ou durante a gestação cuja relação com a microcefalia foi confirmada. Há 192 óbitos em investigação.
Segundo a pasta, 223 casos tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus da zika. O Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus, mas que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. 

Primeiro caso dos EUA

A região metropolitana de Nova York registrou o primeiro caso um bebê com microcefalia relacionado ao vírus da zika, de acordo com médicos do Centro Médico da Universidade Hackensack, em Nova Jersey.
Uma mulher de Honduras, de 31 anos, entregou um bebê na terça-feira (31) no centro médico, disse o Dr. Abdulla Al-Kahn, diretor do hospital e de obstetrícia. A mãe, cujo nome não foi divulgado, contraiu o vírus zika em Honduras. Ela então foi para Nova Jersey, onde possui família, para procurar tratamento adicional, disse o médico.
uolcienciasaúde

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SOBRAL 2016 - SOLIDARIEDADE: A Casa "Viva a Vida" de Sobral precisa de sua ajuda

O grupo Viva a Vida, que apoia pacientes com câncer em toda a Região Norte do Estado, acolhe semanalmente cerca várias pessoas. Localizada em frente à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a Casa Viva a Vida é mantida exclusivamente por doações, mas precisa de voluntários diariamente.

A Casa Viva a Vida está precisando URGENTE de sua ajuda (doação)! Os pacientes estão precisando de alimentos não perecíveis, para suprir as necessidades dos pacientes devido ao tratamento de quimioterapia e radioterapia ser muito agressivo, além dos pacientes saírem de madrugada de seus municípios e quando chegam em Sobral não tem com se alimentar.

As crianças estão necessitando de leites e massas: mucilon, neston, aveia, leite em pó, biscoitos, etc.

Contato e endereço para doações:

Av. Dom José em frente à praça da Santa Casa de Sobral / Fone: (88) 3611-1720 falar com Dona Fransquinha Costa, fundadora do Grupo.






SOBRAL 2016 - HEMOCE de Sobral precisa de doadores de sangue, tipo: O SEU

                                                    

O Hemoce de Sobral está precisando de doadores de sangue. Segundo informações, o estoque de sangue existente está com nível muito baixo, e isso é preocupante.
PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO: 
– Estar bem de saúde.
– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
– Ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal.
– Ter mais de 50kg.
– Estar bem alimentado.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Atenção!

Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;

Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

DOAR SANGUE É SEGURO: 


O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Mais informações:
Hemoce de Sobral – Rua: Jânio Quadros, s/n- Bairro Santa Casa – Sobral/CE – Fone: (88) 3677.4624/3677.4627 – E-mail: sobral@hemoce.ce.gov.br FFF

quarta-feira, 1 de junho de 2016


BRASIL 2016 - VEÍCULOS - Registro de 12 mil mortes por acidente de moto a cada ano no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes com motos aumentaram em cerca de 115% o número de internações em hospitais públicos.



Somente no estado de São Paulo, 20 mil motociclistas foram parar nas salas de cirurgia, em 2014. Um levantamento do Ministério da Saúde apresenta que, em dez anos, o número de mortes provocadas por acidentes de moto aumentou em 280%. Isso dá um total de 12 mil vítimas por ano!
Através de câmeras de trânsito percebe-se alguns dos atos que provocaram acidentes. Um dos vídeos mostra um motoclista fechando o outro e a moto batendo, violentamente, no poste. Por um ângulo é possível ver que a manobra era proibida e provocou a batida. Um deles morreu. Em outro acidente, um carro faz uma conversão proibida no canteiro central da avenida e é atingido pela moto. O motociclista, literalmente, “voa” por cima do veículo. Sendo internado em estado grave.
“Há uma certa imprudência de todos os motoristas em relação aos acidentes. Tanto os motoristas dos automóveis quanto das motos“, diz o tenente José Sérgio de Souza, da Polícia Militar. Hoje mais de 23 milhões de motos circulam pelo Brasil, representando 26% de todos os veículos.
De acordo Ministério da Saúde, os acidentes de moto  duplicou o número de internações em hospitais públicos. Durante o ano, essas internações custam quase R$ 30 milhões para o SUS (Sistema Único de Saúde). Para se ter uma ideia da quantidade de acidentes que estão acontecendo, veja o exemplo de um hospital em São Paulo, que precisou criar 30 leitos extras para atender as vítimas de acidentes envolvendo motos. Por lá, cerca de 10 pessoas passam por cirurgias diariamente.
“São pacientes que merecem atenção e muitas vezes são encaminhados a UTI de imediato, para um suporte melhor de atendimento e correção das fraturas”, afirma Sérgio Eiti, coordenador de trauma do Hospital de São Paulo.
Esses dados estão crescendo a cada ano. É hora de dar um basta! Não importa se você pilota uma moto, oudirige um carro, o importante é ser consciente no trânsito. A vida agradece essa atitude!
g1 OMS

MUNDO 2016 - Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo

Dia 31 de Maio, foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi definida em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, bem como defender as políticas para reduzir o consumo dos produtos derivados do tabaco.

Este ano, a campanha traz como tema “Embalagens Padronizadas de Tabaco”, propondo a restrição de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro, permanecendo apenas o nome da marca e as advertências sanitárias sobre os malefícios do tabagismo exigidas pelo Ministério da Saúde (MS) e o selo da Receita Federal.

O cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e está associado a 25% dos casos de morte por angina e infarto do miocárdio, 85% por bronquite e enfisema pulmonar e 90% de câncer no pulmão.

“Os usuários de tabaco têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes, embora outros fatores de risco estejam associados. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo”

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), quase 6 milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo, sendo que 600 mil são fumantes passivos.
Estima-se que em todo o mundo exista 1,3 bilhão de fumantes. Entre eles, mais de 20 milhões são brasileiros.
via:oms

segunda-feira, 30 de maio de 2016

SAÚDE CEARÁ 2016 - Ceará tem oito municípios com nível epidêmico de dengue, aponta boletim

Duas cidades têm cinco vezes mais o índice considerado epidêmico.
Ceará tem 9.220 casos confirmados da doença em 2016.


Oito cidades do Ceará registram nível epidêmico de dengue em 2016, quando a região tem mais de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Nas cidades de Tauá e Cedro, o índice já é cinco superior ao nível epidêmico, o que exige alerta dos moradores, de acordo com boletim de epidemiologia divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará. (Veja na tabela abaixo as cidades com nível epidêmico da doença)

Em todo o Ceará, foram confirmados 9.220 casos de dengue em 2016 e há outros 21 mil prováveis. Também foram registrados 42 casos de dengue grave, 14 óbitos. Em outros 25 óbitos há investigação se foi resultado da dengue, nos municípios de nos municípios de Fortaleza (8), Maracanaú (3), Caucaia (3), Tauá (3), Crato, Itapajé, Paraipaba, Aquiraz, Ocara, Quixadá, Itaiçaba, e Horizonte.

Cuidados dentro de casa
O fumacê só mata parte dos mosquitos adultos. O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas doAedes aegypti, que estão nas caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes, bandejas das geladeiras, onde estão os focos do mosquito.

Daí, a necessidade de manter os quintais sempre limpos, recolher todo objeto que acumula água, até mesmo tampinhas de refrigerante e cascas de ovos. Os baldes com água acumulada para utilidades domésticas devem ficar bem tampados.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana porque os riscos podem continuar ameaçando a saúde da família e dos vizinhos. Isso porque em pouco mais de oito dias os ovos depositados pela fêmea escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois o mosquito adulto, voando por aí e transmitindo dengue,chikungunya e zika.

Outras doenças
Além dos casos de dengue, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegyptitambém tiveram aumento no numero de casos no Ceará. A febre chikungunya, já tem 276 casos este ano, segundo a Sesa. Já microcefalia, de outubro de 2015 a 18 de abril deste ano, há a confirmação de 81 casos. No total, 27 óbitos, com oito tendo relação com a zika.
g1ce