sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BRASIL - Desmatamento na Amazônia aumenta 28%

Brasília – O desmatamento na Amazônia subiu 28% segundo números do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes) e do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). Os dados apresentados hoje (14), pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, são equivalentes ao período de agosto de 2012 a julho de 2013 e mostram que a área desmatada foi 5.843 quilômetros quadrados.
Apesar do aumento, a ministra assegurou que essa é a “segunda menor taxa de desmatamento já registrada em toda a história” desde que o monitoramento começou a ser feito pelo Inpe. Entre os estados que mais desmataram estão Mato Grosso (52%) e Roraima (49%). Quando o cálculo é feito em quilômetros os estados que lideram o ranking de desmatamento são o Pará, com 2.379 quilômetros quadrados, e Mato Grosso, com 1.149 quilômetros quadrados.
Izabella também confirmou que retornará mais cedo da Conferência Mundial do Clima, em Varsóvia, na Polônia, para participar de uma reunião com todos secretários estaduais de meio ambiente da Região Amazônica, onde cobrará explicações sobre os desmatamentos em cada estado.
FONTE: ag.brasil

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MUNDO - Diabetes afeta 382 milhões de pessoas em todo o mundo

Os estados desenvolveram nesta quinta-feira, 14, uma série de eventos em função do Dia Mundial do Diabetes. No Rio de Janeiro, o Corcovado e o Estádio do Maracanã foram iluminados de azul e, em vários pontos da cidade, profissionais distribuíram panfletos alertando para os riscos da doença e mediram a glicose das pessoas. O objetivo é tentar diminuir os casos sobre o diabetes, problema de saúde que evolui silenciosamente e de fácil tratamento preventivo.

O dia de combate foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), por causa do crescente número de casos em todo o mundo. O procedimento de diagnóstico é feito, geralmente, quando o médico constata que o paciente tem a taxa de glicose no sangue (hiperglicemia) acima do tolerado.

Segundo o Ministério da Saúde a obesidade, o sedentarismo, a má alimentação, o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras saturadas de origem animal e o consumo insuficiente de frutas e verduras são os principais causadores da doença.

O diabetes já afeta 382 milhões de pessoas em todo o mundo a a estimativa é que, até 2035, este número aumente para 592 milhões de pessoas. Os dados são do IDF. O Ministério da Saúde alerta para o fato de 7,4% da população brasileira já ter sido diagnosticada com diabetes Mellitus.

A doença é uma das cinco que mais matam e tem crescido cada vez mais, porém ela pode ser combatida com uma alimentação saudável, exercícios físicos diários e o emagrecimento sempre que necessário.

Pacientes com diabetes podem retirar o remédio gratuitamente para o controle da doença em 546 farmácias do governo e 23.768 farmácias particulares credenciadas ao Programa Farmácia Popular. Para receber o medicamento, o paciente deve apresentar um documento de identidade, CPF e receita médica, dentro do prazo de validade podendo ser emitida por qualquer profissional de saúde que trrabalhe nas redes pública ou privada.

FONTE: ag.brasil

SOBRAL - Justiça determina que Sobral retire nomes de pessoas vivas em prédios públicos

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta quinta-feira (14), a sentença que determinava a retirada de nomes de pessoas vivas de praças, prédios e patrimônios públicos no município deSobral, distante 250 km de Fortaleza. 
Dentre os nomes citados pelo MP estão: Vila Olímpica Ciro Gomes (ex-deputado federal e atual secretário de Saúde) Foto: Arquivo
De acordo com o TJCE, o Ministério Público Estadual (MP) investigou e constatou a existência de homenagens a diversas pessoas vivas em vários prédios e espaços públicos na cidade, conduta que viola o princípio da impessoalidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal.
Diante do fato, em 2012, o MP ingressou na Justiça com ação civil pública, requerendo a nulidade das homenagens com pessoas vivas em locais públicos.
Dentre os nomes citados pelo MP estão: Vila Olímpica Ciro Gomes (ex-deputado federal e atual secretário de Saúde ), Praça Joceli Dantas (empresário do ramo do café), Rua Maria José S. Ferreira Gomes (mãe do atual governador do Ceará) e Conjunto Habitacional Padre José Linhares (deputado federal pelo PP) entre outros.
O município contestou a ação, afirmando que os atos praticados seriam gestos de gratidão e de reconhecimento público a várias figuras que contribuíram para o engrandecimento da comunidade sobralense e sempre se dedicaram aos serviços de interesse da sociedade nas áreas citadas.
FONTE: diário do nordeste

DA SÉRIE: CIDADES TURÍSTICAS DO CEARÁ, QUIXADÁ.


A cidade natal da escritora Raquel de Queiroz está plantada entre os monolitos do sertão central. O mais famoso deles tem a forma de uma galinha e ficou conhecido por Galinha Choca. A pedra é o cartão postal da cidade e pode ser vista de qualquer ponto da cidade.
Açude do Cedro, mandado construir pelo Imperador Pedro II, é talvez a referência mais antiga sobre a cidade. Sua construção demorou 25 anos. Mais recentemente construíram um santuário dedicado a Nossa Senhora do Sertão.
Conhecida como a terra dos monolitos, Quixadá possui um tipo de formação rochosa que é única no mundo pela altura que as pedras atingem. Por isso a região é muito procurada para a prática de esportes radicais como rapel e montanhismo e sedia uma etapa do campeonato mundial de vôo livre e parapente.
A cidade também é considerada pelos ufólogos como um dos locais onde há uma das maiores incidências de OVNIs (objetos voadores não identificados) do mundo.
Entre as trilhas ecológicas mais conhecidas da região destacam-se a Trilha do Boqueirão (Fazenda Reduto), a Trilha Cabeça do Gigante (Fazenda Santa Fé), a Trilha da Barriguda (Fazenda Magé) e a Trilha das Andorinhas (Fazenda Junco).

SAIBA MAIS
Conheça a Serra do Estevão. Localizada a 12 km de Quixadá, o lugar é um paraíso coberto de vegetação a 400 metros de altitude. Estando lá, não deixe de conhecer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1903 em estilo barroco. A serra também abriga outro ponto turístico da região, o Mosteiro da Santa Cruz,também construído em 1903, em estilo colonial.
» Fotografe a Pedra da Galinha Choca, o monólito mais famoso da cidade. Segundo a lenda, ela seria a mãe de todas as outras pedras e já teria mudado de localização.
» Visite a Pedra do Cruzeiro, localizada no centro da cidade e a Pedra Falante, ou Faladeira – assim conhecida por reproduzir as vozes emitidas no seu sopé.
» Confira o artesanato da região – em tecelagem, trançado, couro e renda.
» Não deixe de conhecer o Açude do Cedro, o sétimo maior reservatório de água do Ceará. Dispõe de locais para banho, pesca de barco e para prática de esportes náuticos.

FONTE: rot.ceará

MUNDO - Índia lança com sucesso sua primeira missão ao Planeta Vermelho

Mostrando que tem planos muito mais ambiciosos do que fazer simples sondagens em grandes altitudes, a Índia deu início nesta terça-feira a mais ambiciosa missão espacial do país e lançou ao espaço sua primeira nave em direção ao Planeta Vermelho.



O lançamento da nave Mangalyaan ocorreu exatamente às 07h08 BRT (Horário de Brasília) a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, localizado em Andhra Pradesh, na região sul da índia.
O veículo pesa 1,35 tonelada e carrega cinco instrumentos a bordo. O objetivo da missão será estudar a topografia e a alta atmosfera de Marte em busca de Metano. Antes de atingir seu destino, Mangalyaan orbitará a Terra até 1º de dezembro e só então será disparado definitivamente rumo a Marte, onde deverá chegar em 24 de setembro de 2014, depois de viajar cerca de 400 milhões de quilômetros.
De acordo com o governo indiano, o custo da missão é de 73 milhões de dólares (aproximadamente 160 milhões de reais), consideravelmente mais baixo que outras missões espaciais semelhantes.


Mangalyaan é a primeira missão desse tipo realizada por um país em desenvolvimento. Até agora, apenas Rússia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia, ESA, conseguiram colocar um veículo na orbita de Marte.
"Por si só, orbitar o planeta Marte é um desafio", disse K. Radhakrishnan, presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, ISRO. Segundo ele, outras missões, bem mais ambiciosas já estão programadas.
Apesar de o lançamento rumo a Marte parecer uma surpresa, a Índia já tem bastante experiência no ramo e no ano passado comemorou 50 anos de início das atividades espaciais do país. Em 1975 lançou seu primeiro satélite e em 2008 colocou em orbita da Lua a sonda Chandrayaan, que orbitou nosso satélite por dois anos. Para 2014 está programado o envio da sonda Chandrayaan-2 e tem planos para uma missão tripulada prevista para 2016.
FONTE: apollo11

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SAÚDE - Ceará registra 18 mil casos de AVC por ano

Depois de passar por uma situação de grande estresse a dona de casa, Nilda Santana, sentiu uma forte dor de cabeça e deitou-se para descansar. Na madrugada, acordou com um lado do corpo dormente e, aos poucos, foi perdendo os movimentos da mão. A boca entortou e o olho começou a pesar. Ela logo entrou em contato com os filhos para informar o que estava acontecendo. Assustados, eles levaram imediatamente a mãe ao hospital. Graças à rapidez do atendimento e do diagnóstico, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pela dona de casa não deixou sequelas. Como Nilda, anualmente, 18 mil cearenses são vítimas da doença.
Desses pacientes, 25% vão ao óbito; 25% estão severamente incapacitados ou restritos ao leito; 25% estão moderadamente incapacitados e só 25% em condições de voltar ao trabalho. Também conhecido como derrame, o AVC é a maior causa de morte no Brasil. Em mulheres, faz mais vítimas do que o câncer de mama e de colo do útero. Já entre os homens, os índices superam os do câncer de próstata. “Uma tragédia que precisa ser enfrentada”, adverte o neurologista João José Carvalho, coordenador da Unidade de Tratamento e Prevenção de AVC do Hospital Geral de Fortaleza.
DOENÇA E TRATAMENTO
Segundo Carvalho, o AVC é uma doença caracterizada pela perda súbita de uma ou mais funções neurológicas secundárias e pelo comprometimento do fluxo sanguíneo cerebral. 
O Ceará, é atualmente, o primeiro estado brasileiro a introduzir o tratamento trombolítico para pacientes com AVC e está montando uma coordenação específica para as ações de enfrentamento à doença, o Comitê de Atenção às Doenças Cerebrovasculares, que já tem unidades em funcionamento no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Regional do Cariri (HRC).
“Nossa meta é muito ousada. Em 2015 nenhum cearense estará a mais de 100 quilômetros de uma unidade de AVC”, diz o neurologista João José de Carvalho, chefe da unidade de AVC do HGF e presidente do IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares.
PRINCIPAIS CAUSAS
92% dos casos de AVCs podem ser evitados e, mesmo que ocorram, há chances de diminuir em 30% as mortes e, em 50%, a incapacitação decorrente. Para prevenir o Acidente é preciso conhecer os fatores de risco e as principais causas, a fim de, evitá-las. Colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, enxaqueca, sedentarismo, obesidade, o uso de anticoncepcionais hormonais e a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas estão entre os fatores que comprometem a circulação sanguínea e podem contribuir para o entupimento ou rompimento dos vasos.
SEM SEQUELAS
Segundo Carvalho, o que também contribui para a redução das possíveis sequelas é o trombolítico (aplicação de medicações por via endovenosa que desfazem o trombo que se formou na artéria afetada). A medicação deve ser ministrada nos casos em que o paciente chega até 4 h e meia do início dos primeiros sintomas. Depois de nove dias tem uma melhora significativa. “Esse ano, 22% dos pacientes já usaram trombolítico”, acrescenta.
Graças à rapidez no atendimento e no diagnóstico, dona Nilda não teve sequelas. Segundo a dona de casa, que ficou internada no HGF, ela ficou por alguns dias sem os movimentos das mãos, porém, com os medicamentos e a equipe interdisciplinar que a acompanhou, tudo foi revertido. “Passei cinco dias sem os movimentos, mas fiz fisioterapia durante o meu internamento e logo recuperei meus movimentos. Já voltei até a fazer minhas atividades de casa e o crochê”, comentou feliz.
fonte: o estado

terça-feira, 12 de novembro de 2013

BRASIL - Excesso de peso no Brasil é “problema de saúde pública”, diz governo

Mais da metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, 51% das pessoas está com sobrepeso. O dado é tão preocupante que o Governo Federal já encara como “problema de saúde pública”. A coordenadora geral de doenças e agravos não transmissíveis da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Marta Silva) disse que o “sinal vermelho já foi aceso”.

— Isso está se tornando epidemia [excesso de peso e obesidade]. É uma preocupação porque o Brasil está caminhando para índice de obesidade elevado, como já acontece em países como Chile e Estados Unidos. Por isso, é necessário agir de forma integrada entre sociedade e governo.

Em 2006, o índice de sobrepeso estava em 43%. E a obesidade pulou de 11% para 17% em 2012. De acordo com Marta, esse aumento torna um “fator de risco para o surgimento de várias doenças”.


Causas
São várias as causas que justificam o aumento no excesso de peso do brasileiro, de acordo com a coordenadora. Segundo ela, o brasileiro está “se alimentando mal” e praticando pouca atividade física.
— A população brasileira reduziu o consumo de frutas e hortaliças e aumentou a de gordura saturada.
— O padrão de sono da população geral tem mudado. As pessoas estão dormindo cada vez menos. Dormir menos de seis ou sete horas já é fator de risco para ganho de peso. Além das alterações associadas ao sono, pacientes que tem excesso de peso tem redução de vitamina D e isso colabora no desenvolvimento de doenças, como o diabetes. Quanto maior a massa de gordura, maior será a deficiência deste tipo de vitamina.
Consequências
Quanto maior o peso, mais risco o paciente terá de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular central). De acordo com o médico cardiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Francisco Fonseca, pessoas que “comem mais, vivem menos”.
— O excesso de peso está associado à elevação da pressão arterial, aumento das gorduras no sangue, a diminuição do colesterol bom, a tendência a diabetes, inflamação do organismo, além do aumento dos derrames e taquicardíacos.
Mudança no estilo de vida
Não tem jeito, uma das maneiras de reduzir o peso é a reeducação alimentar e atividade física, segundo o cardiologista.
— Nós tentamos dietas gradativas. Porque as radicais só funcionam por um determinado momento e é difícil do paciente segui-la. Já na questão da atividade física, como muita gente diz não gostar ou não ter tempo, então, a gente indica que a pessoa troque o elevador pela escada, caminhe um pouco mais na rua, passe  o final de semana se movimentando, saia um pouco de casa, ande de bicicleta...
Acima do peso
A obesidade moderada ocorre quando o indivíduo tem IMC (índice de massa corporal) entre 30 e 34,9. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.

fonte: r7.com