O calor no Rio atingiu duas marcas históricas em menos de 48 horas. A cidade teve os dias mais quente de 2015 seguidos. Nesta sexta-feira (16), foi registrada a terceira maior temperatura durante 100 anos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 42,8°C, em Santa Cruz, na Zona Oeste
Na quinta-feira (15), a estação de Marambaia, também na Zona Oeste, já havia batido 42,1°C no início da tarde, em dia de praias lotadas devido ao Dia do Professor.
A medição do Inmet começou em 1915. Depois de quase um século, as temperaturas mais altas foram registradas em 2012 em Santa Cruz (43,2°C) e em 1984 em Bangu (43,1°C), segundo um balanço feito pelo Climatempo.
G1
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
BRASIL 2015 - Norte e Nordeste concentram 52% dos homicídios do país, diz pesquisa
Nordeste tem índice de violência comparável ao de países em guerra civil.
Estudo do governo federal será usado para identificar causas de crimes.
Estados do Norte e do Nordeste concentraram mais de 50% dos homicídios dolosos ocorridos no Brasil em 2014, embora tenham somente 36,2% da população brasileira, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira (15). Juntas, as regiões tiveram 24.328 dos 46.881 assassinatos do país (51,9% do total). No Sudeste, Centro-Oeste e Sul, foram 22.553 homicídios no mesmo período.
O levantamento faz parte do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça. Esta é a primeira edição da pesquisa.
O documento foi elaborado em parceria com estados e municípios para ser usado como ferramenta para desvendar os motivos que levam aos homicídios e para elaborar políticas públicas de combate à violência.
De acordo com a pesquisa, o Nordeste é também a região com a maior taxa de mortes no país por grupo de 100 mil habitantes, com índice de 33,76. O índice é mais do que o dobro da região Sul: 14,36. A região Norte fica em segundo lugar, com 31,09 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, seguida do Centro-Oeste, com 26,26, e Sudeste, com 16,91
Segundo o levantamento, países com históricos de guerra civil, como o Congo, e com altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico, como a Colômbia, possuem índices menores que o do Nordeste brasileiro. No país africano, a taxa é de 30,8 assassinatos para cada 100 mil habitantes; no sul-americano, 33,4.
via:g1
domingo, 11 de outubro de 2015
BRASIL 2015 - Aos 11 anos, 'desenhista prodígio' faz réplica idêntica de fotos: 'Só diversão'
O estudante Ricardo Yukio Hoshino Doi, ou Ricardinho, de 11 anos, tem recebido elogios e dado orgulhos aos pais devido aos desenhos realistas que tem feito. Usando apenas o lápis e borracha, ele consegue transferir fotografias ao papel. O garoto, morador de Itapetininga (SP), sente-se feliz pelos resultados, mas conta que desenha por ele mesmo. "Desenhei meus avós e eles ficaram muito orgulhosos. Não só eles, como também meus pais. Quando falei para minha mãe que queria aprender a desenhar ela me incentivou muito, deu ideias. Gosto dos elogios, mas faço mesmo só por diversão", diz.
Para o Dia das Crianças, na próxima segunda-feira (12), Ricardinho já sabe o que quer: um estojo de lápis de cor para aprender a fazer obras coloridas: “O estojo é de uma marca diferente, importada, por isso custa uns R$ 140 o pacote com 12 cores, enquanto uma marca comum, mas boa, custa cerca de R$ 50 o pacote com 48 cores. Seria bom ter o estojo, porque poderia aprender novas técnicas”, conta.
Em um ano de estudos, o garoto soma já ter feito cerca de cinco desenhos, sendo alguns de famosos como Paul McCartney, John Lennon e Angelina Jolie que foi o primeiro e “muito ruim perto dos outros”, comenta Ricardinho. Atualmente ele está quase no fim de uma fotografia da professora do 5° ano, Soraia Ribeiro da Silva. “Será uma surpresa para ela no Dia dos Professores. Demoro de uma semana a um mês, dependendo dos detalhes e tamanho”, explica.
via:g1ce
via:g1ce
Assinar:
Postagens (Atom)