quarta-feira, 18 de junho de 2014

ECONOMIA - Número de milionários aumentou em 2013 em todo o mundo


ZURIQUE, Suíça, 18 Jun 2014 (AFP) - A fortuna dos mais ricos registrou um salto significativo no ano passado graças à recuperação da economia e do mercado de ações, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira pela consultoria Cap Gemini e o gestor de ativos canadense RBC Wealth Management.


Em 2013, o número de indivíduos ricos em todo o mundo aumentou 15%, o maior crescimento desde 2000, de acordo com o relatório de 2014 sobre a riqueza no mundo.

O patrimônio de indivíduos que têm pelo menos um milhão de dólares que pode ser investido, excluindo sua residência principal e objetos de coleção , também aumentou 14%, atingindo um nível recorde de 52,62 bilhões de dólares de acordo com a 18ª edição deste relatório anual.

A América do Norte manteve o seu lugar no topo do ranking, e o número de indivíduos ricos atingiu 4,33 milhões de pessoas no ano passado, um aumento de 16% em um ano.


Na Europa, este número aumentou 12%, a 3,83 milhões de pessoas. Já a América Latina ficou para trás, com um aumento do número de milionários de apenas 4%, devido ao crescimento lento do Produto Interno Bruto (PIB) e à dificuldade do mercado de ações.


Segundo este estudo, os indivíduos cujos bens excedem os 30 milhões dólares representam apenas 0,9% da amostra, mas possuem sozinhos 34,6% de toda a riqueza.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

COPA 2014 - Momento histórico: Copa tem primeiro gol validado por tecnologia no Brasil

Recurso foi utilizado pela primeira vez em Copa do Mundo no jogo entre França e Honduras, neste domingo, no estádio Beira-Rio


A Copa no Mundo do Brasil marca um momento histórico. Pela primeira vez nos 84 anos de Mundiais e 20 edições (em 1942 e 1946 não houve disputa por causa da Segunda Guerra Mundial), um gol é validado por causa da tecnologia. Na partida entre França e Honduras, pela primeira rodada do Grupo E, na tarde de domingo, menos de um segundo foi necessário para que o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci confirmasse o que seria o segundo tento dos Blues em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio. Benzema, autor do primeiro tento, e autor da finalização, comemorou, mas a Fifa confirmou gol contra do goleiro Valladares. 



Mesmo com a tecnologia, o lance gerou polêmica entre os treinadores. Como a bola bateu na trave em um primeiro momento, no instante em que a tecnologia foi exibida, apareceu no telão do Beira-Rio como "No goal", o que causou a revolta do treinador de Honduras. Em seguida, porém, o lance segue, a bola bate no goleiro e entra, como comprova o sistema: "Goal"

TECNOLOGIA - Tecnologia 4K estreia timidamente na Copa

ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO


Somente três jogos do Mundial serão transmitidos em resolução Ultra HD - e vistos por poucos


Desde que a primeira Copa do Mundo foi transmitida ao vivo pela TV brasileira, em 1970, o Mundial tem sido palco das novidades da indústria da televisão. É no torneio que se testam e lançam novas tecnologias, tudo em nome da experiência de ter um jogo de futebol cada vez mais realista e envolvente na sala de estar. Em 1974, foi a imagem colorida, em 2002, a TV digital, e em 2010 a resolução Full HD. Para o evento de 2014, a tecnologia do momento é a resolução 4K, ou Ultra HD, cuja qualidade de imagem é quatro vezes superior à Full HD e melhor percebida em aparelhos com telas acima de 50 polegadas.
Mas, apesar do esforço dos fabricantes de televisores em propagar o recurso 4K como parte de seus aparelhos prontos para a Copa, na prática somente três jogos de todo o Mundial serão filmados e transmitidos ao vivo em 4K. Os jogos que estreiam a tecnologia serão o de número 50, nas oitavas de final (28 de junho), de número 58, nas quartas de final (4 de julho), e a final (13 de julho), todos no Maracanã, numa parceria entre a Sony e a Globo.




Esses mesmos jogos também serão transmitidos em 4K via satélite, pela primeira vez, pela operadora de telefonia e TV por assinatura Oi. Mas mesmo quem comprou um aparelho de TV 4K (os modelos mais baratos custam cerca de R$ 8 mil) não poderá ver nenhum dos jogos nessa resolução em casa. A questão é que não basta ter uma câmera filmando em 4K em uma ponta e um televisor 4K na outra: toda a cadeia de transmissão das imagens precisa ser compatível com o formato, e isso inclui dos transmissores até a caixinha decodificadora da TV a cabo.




Formatos Ultra HD
O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixels no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixels. A imagem em Full HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels (megapixels). A tecnologia 4K UHD foi criada pela Sony já em 2003. Também já foi desenvolvida a tecnologia 8K UHD, criada pela Sony em parceria com a Sharp, que conta com 7680 pixels × 4320 pixels (33,2 megapixels). A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para aprimorar a nitidez. Os recursos de rede e a banda necessários para transmitir também se multiplicam com o novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal.