terça-feira, 29 de setembro de 2015

SAÚDE 2015 - 12 sinais que podem indicar problemas no coração


 (Cardiologista)

Saber quais os sinais que podem indicar problemas no coração pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco, por exemplo, ou facilitar o diagnóstico de alguma doença do coração como insuficiência cardíaca.
Assim, 12 sinais que podem indicar problemas no coração são:
  1. Ansiedade: um ataque cardíaco pode causar muita ansiedade e medo da morte, momentos antes de ocorrer;
  2. Desconforto no peito: sintoma clássico de um ataque cardíaco;
  3. Tosse persistente: pode ser o resultado do acúmulo de líquidos nos pulmões, devido à insuficiência cardíaca;
  4. Tontura: sentir-se tonto e chegar a desmaiar pode ocorrer momentos antes de um ataque cardíaco ou em casos como arritmia ou hipotensão;
  5. Fadiga: sentir-se muito cansado o tempo todo pode indicar insuficiência cardíaca, no entanto este sintoma é comum em outras doenças como depressão e anemia. Veja mais exemplos: 8 doenças que causam cansaço excessivo.
  6. Náusea ou falta de apetite: pode estar relacionada com o inchaço abdominal causado pela retenção de líquidos ou associada à dor do infarto;
  7. Dor em outras partes do corpo: a dor pode começar no peito e se espalhar para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula ou abdômen ou estar relacionada a um ataque cardíaco
  8. Pulso rápido e irregular: quando acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia;
  9. Falta de ar: pode indicar também o início de um ataque cardíaco;
  10. Suor frio repentino: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia;
  11. Inchaço: o inchaço das pernas e dos pés pode ser sinal de insuficiência cardíaca, pois esta doença pode causar retenção de líquidos;
  12. Fraqueza extrema: pode ocorrer nos dias que antecedem um ataque cardíaco ou associada a insuficiência cardíaca ou hipotensão;
Quanto maior o número de sintomas que sentir, maiores são as chances de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca, ou mesmo ataque cardíaco. Por isso, é importante marcar uma consulta com um cardiologista para uma avaliação minuciosa e consequente tratamento.
Indivíduos que possuem maiores chances de sofrer com doenças do coração são aqueles
que têm antecedentes familiares com problemas de coração, os que estão acima do peso ideal, fumam e possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose. O aneurisma da aorta é um exemplo de doença grave do coração que pode acontecer nesses indivíduos e seu tratamento é feito com cirurgia.
via:tuasaude.com

SAÚDE 2015 - DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

No dia 29 de Setembro é assinalado o Dia Mundial do Coração!

Sociedade Brasileira de Hipertensão lembra a importância de manter a pressão sob controle para evitar doenças cardiovasculares
O mundo inteiro estará comemorando o dia mundial do coração neste 29 de setembro. A melhor forma de celebrar este dia é exercer ações conjuntas para diminuir a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes que são as doenças cardiovasculares, principalmente as doenças do coração. Dentre as principais causas das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
Por ser a mais prevalente, a hipertensão arterial é o principal vilão, responsável direto por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. Quando não controlada, isto é, quando acima de 140 / 90 mmHg, a pressão arterial causa lesões na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos, que produzem uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, isto é, fica inchado. Em conseqüência, o paciente tem insuficiência cardíaca, apresentando sintomas como falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.
A pressão muito alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que são as artérias que nutrem o coração, podendo levar ao infarto. Assim, uma das melhores maneiras de prevenir doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial. Para conseguir este controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever.
via:sbh

domingo, 27 de setembro de 2015

NATUREZA 2015 - Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo na noite deste domingo

Eclipse poderá ser observado durante mais de uma hora a partir de 23h11.
Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra.


Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua, que estará grande e luminosa, se vestirá de vermelho no final deste domingo (27) em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033.

"As condições convergem para que seja um eclipse espetacular", garantiu o astrônomo Pascal Descamps, do Observatório de Paris, à agência AFP

O eclipse total da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio. Segundo o astônomo Cassio Barbosa, autor do blog Observatório, o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento.

A Lua não produz luz própria, aproveitando a que recebe do Sol. No domingo, o astro estará alinhado com o Sol e a Terra.

"Teremos um eclipse total porque a sombra da Terra engolirá toda a Lua", explicou à AFP Pascal Descamps. "A circunferência de sombra da Terra mede aproximadamente três vezes o tamanho aparente de nosso satélite", afirmou, podendo absorver a totalidade da Lua.
via;g1

CEARÁ 2015 - Família de bebê sem braços e pernas arrecada doações

mãe não tem condições financeiras e, por isso, conta com a solidariedade das pessoas. As fotos da criança mobilizaram internautas nas rede sociais

   
O pequeno Miguel Arthur Gomes da Silva, que nasceu sem braços e sem pernas, conquistou internautas após fotos compartilhadas no Facebook, em campanha para arrecadação de doações. A mãe do bebê de apenas quatro meses, Rivânia  Gomes da Silva, 20 anos, está sem trabalhar para cuidar da criança e pede ajuda com fraldas, leite e produtos de higiene. 

"Quando ele nasceu o médico disse que era um problema de má formação. Estamos buscando ajuda para melhorar a vida dele, saber como lidar. Como eu tenho que cuidar dele, não posso trabalhar no momento", contou ao O POVO Online. A história de Miguel foi compartilhada após a mãe buscar ajuda em um escritório de assistência jurídica de uma universidade. A postagem já teve mais de 10 mil compartilhamentos até o início da noite deste sábado, 26. 

Rivânia mora com uma tia, que tem outros dois filhos, e não tem contato com o pai de Miguel desde o oitavo mês de gestação. "O Miguel só é registrado no meu nome mesmo, ele [ex-namorado] se recusou. Mas estou muito feliz, porque muita gente já me ajudou”, diz ela. Uma das dificuldades desde que o bebê nasceu, conforme Rivânia, foi achar a maneira certa de segurá-lo. “Eu tinha medo de machucar, mas agora já aprendemos direitinho aqui em casa”. 

As doações podem ser feitas na residência da família, na rua São José, número 30, bairro Jangurussu. Ou ainda por meio de depósitos na conta da Caixa Econômica: 111323-4 / Agência 2558 / Operação 013.
VIA:OPOVO