sábado, 25 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - Exército Brasileiro atuará no Ceará a partir da tarde deste sábado

2.500 militares serão distribuídos em 11 municípios cearenses.
Eles devem trabalhar pelo bom andamento do 2º turno no estado.

O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar, atuará no 2º turno das eleições 2012, que acontece neste domingo (26), no Ceará. Serão 2.500 militares à disposição da Justiça Eleitoral distribuídos entre 11 municípios já confirmados: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, além de  zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. O reforço foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Ministério da Defesa.
Segundo o novo comandante da 10ª Região Militar, o general Marco Antônio Freire Gomes, na tarde deste sábado (25) as tropas vão circular pelos municípios para realizar um trabalho de reconhecimento e patrulhamento do território. A partir da meia noite, os soldados iniciarão o plantão já nos locais de votação, onde vão permanecer até o fim da apuração. Sendo que cada zona eleitoral terá um comandente para coordenar as equipes.
"O Trabalho do Exército é junto à Justiça Eleitoral na garantia da apuração e da votação nos locais de votação", e

SAÚDE - Casos de febre chikungunya crescem no Brasil. Saiba tudo sobre a doença

Infectologista aponta os sintomas e indica melhor maneira de lidar com vírus



O aumento de casos de uma doença, nem tão conhecida por todos, mas que já chegou ao Brasil, está deixando a população em alerta. O G1 explicou tudo sobre o vírus que provoca a febre chikungunya. Ela é provocada por dois tipos de mosquito: um deles é o nosso "velho" conhecido Aedes Aegypti - o mosquito transmissor da dengue - e pelo Aedes Albopictus - que atua como um vetor da dengue e da febre amarela.

Até o momento já são 338 pessoas infectadas no Brasil. O alto número de casos na Bahia é justificado pela grande quantidade de mosquitos Aedes Aegypti no estado. Na semana passada, foi confirmado o segundo caso, em Minas Gerais: uma mulher de 34 anos, que foi contaminada na Venezuela. A Secretaria de Saúde informou que a doença só é transmitida pela picada do mosquito e orienta que se evite a automedicação, já que ela pode amenizar os sintomas e dificultar o diagnóstico. A recomendação para prevenção é a mesma da dengue: evitar a água parada, que prolifera o mosquito.

Sintomas e tratamento
De acordo com o infectologista Edmilson Migoviski, os sintomas são muito parecidos com os da dengue: febre, mal-estar, dor no corpo e dor de garganta. Mas o que chama a atenção do paciente com chikungunya é a possibilidade de evoluir para muitas dores nas juntas, nas articulações. E qual é o tratamento para esta doença? "Não tem tratamento específico, embora a cura vá ocorrer, porque você tem o seu sistema imunológico que vai atuar. O seu organismo acaba dando conta do recado”, avisa o médico.

O risco aumenta, portanto, em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades.
E preste atenção: depois de ter a doença, a pessoa fica imune ao vírus: “Você consegue montar uma resposta imune com a produção de anticorpos de tal forma que se você tiver uma nova exposição, esse vírus vai ser neutralizado não gerando os sintomas", disse o infectologista.

VIA:G1 ; OMS

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NATUREZA - Tremores de terra atingem costas cearense e pernambucana


O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou, no último domingo, 19, três terremotos a 1.270 quilômetros da costa cearense, e um outro tremor ontem próximo à costa pernambucana. O epicentro da atividade foi localizado a aproximadamente 775 km do nordeste da ilha de Ascensão.

Os tremores foram registrados na cordilheira meso-oceânica. A maior parte deles foi sentida ao norte da costa do Ceará. Os picos de magnitudes dos eventos foram registrados às 19h51min e 20h06min, quando marcaram 4.9 na escala Richter. Em entrevista ao Estadão, o pesquisador da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, justificou a atividade sísmica. “Não há motivos para pânico, mas é sempre bom a gente saber, pois é uma atividade sísmica ativa, que existe no Oceano Atlântico e  pode ser sentida com mais intensidade na nossa costa, como aconteceu em 1972, quando foi registrado um terremoto de sete graus de magnitude”, explicou.

O professor disse ainda ao Estadão que a terra no Nordeste está tremendo diariamente em escalas de dois graus. “São eventos na área de Sobral, no Ceará; e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, que têm áreas sísmicas ativas. Não dá para prever se podem acontecer grandes tremores como estão acontecendo na Cordilheira Meso Oceânica”. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

SOBRAL - "Metrô" de Sobral começa a circular amanhã

Sobral. Após dois anos de espera, o Metrô de Sobral começa a funcionar amanhã, em caráter experimental, das 8h às 12h, horário em que a experiência será gratuita para os usuários. O início das atividades do equipamento está programado para as 8h de amanha na estação da Cohab 3, onde o prefeito Veveu Arruda estará em entrevista coletiva e corrida inaugural.
Segundo a assessoria da Metrofor, o Metrô de Sobral, aproveita hoje a via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, contorna o Centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.
A linha norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida – onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, – ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
De acordo com o prefeito, quando o metrô de Sobral começar a operar integralmente será implantado o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), integrando midi-ônibus e Metrô com sincronização de horários e tarifa única. “Todo o sistema dará uma cobertura de 95% do território de Sobral, o que vai garantir que todo sobralense esteja a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou o VLT”, explica.
O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e um de reserva, é equipado com ar-condicionado e integrará as 12 estações, distribuídas em duas linhas, uma norte e uma sul, numa extensão total de 13,2 quilômetros. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima operacional de 60 km/h.
Conforme conta a secretária de Urbanismo, Gisela Gomes, o município tem um grande ganho com a implantação do equipamento. Ela afirma que com o novo sistema de transporte público, a expectativa é de que as pessoas passem a deixar mais seus automóveis particulares em casa e passem a usar os coletivos. “A cidade possui alguns polos de geração de tráfego que acabou causando a necessidade dessa criação desse sistema”.
via:dne

MUNDO ANIMAL - Maior aranha do mundo mede 30 centímetros e pode ter o peso de um filhote de cão

Cientista da Universidade de Harvard encontra raro exemplar de espécie de tarântula que vive em florestas tropicais


RIO - Um entomologista e fotógrafo do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard deu de cara com o maior pesadelo de muita gente enquanto fazia uma caminhada norturna por uma floresta tropical na Guiana: a maior aranha do mundo.


Piotr Naskrecki conta em seu blog que ouviu um farfalhar do chão da floresta, e, ao ligar a lanterna, descobriu que tinha companhia em sua caminhada noturna, uma Goliath Birdeater da América do Sul, uma aranha cujas pernas podem chegar a 30cm, ligadas a um corpo do tamanho de um “punho grande”. Essas aranhas podem pesar até 200g, sendo tão pesadas quanto um filhote de cachorro pequeno, segundo o cientista.

A animal ainda faz um ruído aterrorizante quando caminha. Suas patas têm “garras duras que produzem um som muito peculiar, como estalos, não muito diferente de cascos de um cavalo batendo no chão”, descreveu o entomologista em seu relato. Por causa de seu tamanho, a Goliath Birdeater (“comedora de pássaros”, em tradução livre) é, provavelmente, a única aranha do mundo que pode ser ouvida ao andar.



Apesar do nome, o cientista explicou que as aves não são uma refeição normal para a espécie Theraphosa blondi, que prefere se alimentar do que encontra no chão da floresta, incluindo insetos, minhocas e rãs. Ainda assim, se ela encontrar um ninho caído no chão, por exemplo, poderia matar todos os passarinhos contidos nele. Sua força tem a capacidade de matar um pequeno mamífero, injetando um veneno através de dentes que podem chegar a 2cm de comprimento.


“Toda vez que eu me aproximava da aranha, ela fazia três coisas. Primeiro, ela começava a esfregar suas pernas em seu abdômem peludo. ‘Ah, que fofo!’, eu pensei da primeira vez que vi a forma adorável como ela se comportava... Até que uma nuvem de cabelos que dão urticária atingiu meus olhos e me fez coçá-los e chorar por vários dias”, relatou o pesquisador. “Como se isso não fosse suficiente, o aracnídeo abaixava suas patas dianteiras e abria suas enormes presas, capazes de perfurar o crânio de um rato, e tentava me espetar com seus instrumentos pontudos”.


Quando são surpreendidas ou ameaçadas, essas aranhas, membros da família tarântula, ou Theraphosidae, podem emitir um ruído de assobio alto, esfregando suas pernas umas nas outras, cobertas por pelos com ganchos microscópicos.

As fêmeas podem viver por 15 a 25 anos, mas os machos morrem logo após atingirem a maturidade e só vivem por cerca de 3 a 6 anos. E, às vezes, as fêmeas comem seus companheiros.

VIA:OGLOBO




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de meteoros surpreende população no Ceará

Durante a noite desta segunda-feira (20), moradores de todo o Estado puderam presenciar a periódica chuva de meteoros Orionídeas, que costuma acontecer nesse período do ano. O fênomeno surpreendeu a população, que acompanhou a queda dos corpos celestes em municípios como Fortaleza, Santa Quitéria, Aracoiaba, Iguatu, Canindé, Aratuba, Viçosa. 
Especialistas afirmam que os restos do cometa Halley são os responsáveis pelo fenômeno originado dentro da constelação de Órion. "A pressão do vento solar aquece, rochas se desprendem formando uma nuvem de detritos e caem na atmosfera", afirma Dermeval Carneiro, físico-astrônomo e diretor do planetário Rubens de Azevedo.
O fenômeno traz rastros de luzes no céu e tem origem no interior na constelação de Órion, ponto de onde os detritos são irradiados, acontecendo devido aos restos expelidos pelo cometa Halley, que passou próximo ao sol em 1985.
Fragmentos não representam perigo
"O período em que isso ocorre vai de 2 de outubro a 7 de novembro, e o pico é justamente na madrugada do dia 21, ou seja, de hoje para amanhã. Órion deve aparecer no lado do nascente por volta da meia noite de hoje. Esses fragmentos, entretanto, não representam perigo, pois são do tamanho de grãos de poeira ou de uma unha", explica Heliomárzio Moreira, coordenador do Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (Gepac) do IFCE e membro do Clube de Astronomia de Fortaleza.
VIA; DNE

NUTRIÇÃO - 5 tipos de alimentos funcionais para o verão


Com a aproximação do verão, aumenta a preocupação em iniciar uma alimentação balanceada. Nesta época, muitos se sentem desconfortáveis em ingerir certos alimentos e essa indisposição pode ser explicada pelo fato de muitos manterem uma dieta inadequada, ou seja, ficam em jejum por muitas horas, pulam o café da manhã, ingerem alimentos pesados e gordurosos e se esquecem de hidratar o corpo. Em casos assim, o consumo de alimentos funcionais é o segredo para driblar a balança, sem se descuidar da saúde.
O organismo pede um consumo maior de líquidos e de alimentos ricos em nutrientes para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Para isso, os alimentos funcionais podem ajudar a repor as vitaminas e minerais. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.
Veja abaixo uma lista das principais vitaminas e minerais que devem estar presentes na rotina dos brasileiros e em quais alimentos são facilmente encontrados no verão:

Vitamina A  
Proporciona diversos benefícios ao organismo, já que atua na visão, no crescimento, e desenvolvimento do esqueleto, entre outros. O nutriente possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas, como catarata, artrite e doenças cardiovasculares. O betacaroteno, seu precursor, quando transformado em vitamina A pelo organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB e dar cor à pele.
Alimentos funcionais com vitamina A: óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada, fígado, cenoura crua, manga, mamão, beterraba, entre outros.

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B7 ou H, B12, PP ou B3)
Os benefícios das vitaminas do complexo B são muito diversificados. Elas auxiliam, de forma geral, a regular o funcionamento do organismo, equilibrando o consumo energético. Como estão envolvidas nos processos de crescimento celular e na formação de células sanguíneas, o consumo dessas vitaminas auxilia a regular o apetite, além de manter a saúde da pele e do cabelo.
Alimentos funcionais com vitamina B: banana, carnes, miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos, cereais e os ovos, batata-doce e abacate.

Vitamina C
Tem função antioxidante que combate os radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento, além de contribuir para a proteção da pele, participando do processo de produção de colágeno. Ela é essencial em todos os aspectos, pois age no bom funcionamento da pele (incluindo crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra os danos causados pelos radicais livres) e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, importante no processo de cicatrização de feridas.
Alimentos funcionais com vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju. E em verduras, hortaliças e tubérculos, a exemplo de cenoura, pimentão, tomate, alface, mandioca e batata.

Vitamina D
O nutriente é produzido pelo corpo quando a pele está exposta à luz solar (raios ultravioletas), sendo responsável por 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe, porém também pode ser encontrado em alguns alimentos de origem animal. Seus benefícios estão relacionados com a saúde dos ossos e dentes. A falta da vitamina D favorece o risco de raquitismo (anormalidades ósseas) em crianças e osteomalácia (falha na produção óssea, resultando em ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos próximos e frequência de fraturas aumentada) em adultos. Em mulheres na pós-menopausa a menor absorção de cálcio pode levar à osteoporose.
Alimentos funcionais com vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, salmão, ostras cruas, ovos e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos.

Cálcio
O mineral é um dos mais importantes na boa alimentação e o mais abundante no organismo humano. Além de seu papel na formação dos ossos, é essencial também para a coagulação sanguínea, formação dos dentes, transmissão dos impulsos neurais, ativação de enzimas. A exposição solar estimula a produção de vitamina D pelo organismo, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
Alimentos funcionais com cálcio: hortaliças de folhas verde-escuras como couve e brócolis, salmão e sardinhas, moluscos e ostras. Outras fontes bastante conhecidas são os leites e derivados como iogurtes e queijos. E não podemos nos esquecer do coco e sua água.
Quando não há a ingestão adequada das necessidades diárias de vitaminas e minerais, é importante incrementar a dieta com um suplemento alimentar, com indicação médica. A medida tem como objetivo manter o aporte ideal de nutrientes essenciais e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do organismo.
VIA:CICLOVIVO