Uma quadrilha formada por cerca de dez homens sitiou o distrito de Lago do Mato, em Itatira (a 217 km de Fortaleza), na madrugada de ontem. Os criminosos atacaram uma agência do Banco do Brasil (BB) e explodiram um caixa eletrônico do posto de atendimento avançado do Bradesco. Durante a ação, moradores foram feitos reféns e o destacamento da Polícia Militar foi alvejado. Ninguém ficou ferido. Os suspeitos conseguiram fugir.
Com os casos em Itatira, subiu para 50 o número de ataques a banco registrados este ano no Estado. Ações com o uso de explosivos chegaram a 25.
A ação foi registrada por volta de 0h20min. Comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão da PM, o subtenente Nicodemos Ferreira informou que o grupo chegou à cidade em quatro veículos e uma motocicleta e teria rendido pessoas que estavam na rua para usá-las como reféns.
Em seguida, parte do grupo foi até o Bradesco e explodiu um caixa eletrônico. Após recolherem o dinheiro, seguiram para a agência do BB. No local, eles quebraram as vidraças e tentaram duas vezes explodir os caixas eletrônicos, mas uma falha nos detonadores impediu a ação.
Enquanto isso, o restante dos criminosos foi até o destacamento da PM. “Eles atacaram o destacamento, impedindo qualquer reação dos nossos homens. A viatura, que estava do lado de fora, também foi alvejada. Os reféns foram liberados em seguida. A ação durou cerca de 20 minutos”, contou o subtenente.
Segundo informações da Polícia, o grupo fugiu em um Ford Ecosport e um Volkswagen Golf, ambos de cor prata, e em uma Volkswagen Saveiro, de cor branca. Já a motocicleta que deu apoio à ação seria uma Honda Bros preta.
Segundo o comandante, o grupo possivelmente seguiu em direção à cidade de Madalena, pela CE-366, ou para Santa Quitéria, através de uma estrada carroçável. Os efetivos da PM da região foram acionados, mas os suspeitos não tinham sido encontrados até o fechamento desta matéria.
Após o ataque, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi para a cidade para desarmar os explosivos que não foram detonados no ataque ao BB. Já o posto de atendimento do Bradesco ficou completamente destruído.
VIA:OPOVO