sábado, 19 de setembro de 2015


SOBRAL 2015 - Projeto Frente Segura é implantado em cruzamentos de Sobral


Esta semana, a Prefeitura de Sobral começou a implantar o ‘Projeto Frente Segura’, com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito do Município. O projeto, que tem à frente a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Sobral, é uma réplica de experiência exitosa aplicada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo.

O ‘Frente Segura’ consiste na criação de um espaço, chamado ‘bolsão’, logo após a faixa de pedestres, destinados aos motociclistas, imediatamente a frente dos automóveis. Segundo o gerente de Educação de Trânsito da CTTU, Márcio Andrade, “o objetivo é reduzir acidentes que envolvam motociclistas, bicicletas e pedestres”, acrescentando que além da sinalização horizontal, que já está sendo feita pela equipe da CTTU, haverá a instalação de placas indicando a exclusividade do espaço.

A CTTU estará realizando ainda campanhas educativas orientando os condutores e pedestres sobre essa mudança.

Confira a  relação dos primeiros cruzamentos que receberão a nova sinalização:
• Av. Menino Deus com Rua Cel. José Saboia
• Rua Cel José Saboia com a Av. Dom José

• Av. Dom José com Rua Cel. José Saboia

• Av. Diogo Gomes com Rua Cel. José Silvestre

• Av. Diogo Gomes com Rua Deolindo Barreto

• Av. Diogo Gomes com Rua Dr. Monte

• Av. Diogo Gomes com Rua Viriato de Medeiros 

• Rua Viriato de Medeiros com Av. Diogo Gomes

• Rua Viriato de Medeiros com Rua José Inácio

• Rua Viriato de Medeiros com Av. Pericentral

• Av. John Sanford com Av. Frederico Ferreira Gomes

• Av. Pimentel Gomes com a Rua Paulo Sanford


via:blogsobral

MUNDO 2015 - Artista cria imagens com momentos duplos de celebredidades

Fulvio Obregon, artista colombiano também conhecido com Fulaleo, ignorou a barreira do tempo para homenagear algumas celebridades mundialmente conhecidas, trazendo-as em dois períodos de suas vidas ('novos' e 'velhos').

A ideia do projeto chamado "Yo & mi outro yo" ("Eu e meu outro eu"), surgiu após Fulaleo ver uma imagem de dois momentos da sua prima, uma ela aparece grávida e a outra já em seu estado atual. Atores, músicos e emprendedores como Bill Gates, Steve Jobs, Al Pacino, Robert De Niro, Mick Jagger e Michael Jackson foram os escolhidas pelo artista.




quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SAÚDE 2015 - Em 2014, diabetes matou mais que HIV, malária e tuberculose juntos


Os números são alarmantes. A cada 7 segundos uma pessoa morre vítima de complicações causadas pelo diabetes no mundo. Em 2014, foram 4,9 milhões de mortes causadas pela doença. No mesmo período, 1,2 milhão de pessoas morreram vítimas de HIV, 584 mil perderam as vidas para a Malária e 1,5 milhão para a tuberculose, segundo os números mais recentes da OMS. Ou seja, o diabetes mata mais do que todas essas outras três doenças somadas.

São esses dados que fazem o presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o escocês Michael Hirst, afirmar que o diabetes é o maior desafio que temos para enfrentar no sistema de saúde em todo o mundo. "Índices de doenças cardíacas estão caindo, câncer está sendo combatido, a tuberculose e a malária, também. Mas, quando falamos de diabetes, os números continuam crescendo cada vez mais. É uma doença que está em ‘desenvolvimento’ e deve ser combatida enquanto há tempo", afirmou Hirst em entrevista ao BOL.

Mais de 387 milhões de pessoas em todo o planeta são diabéticas. No entanto, 46,3% delas não sabem que têm a doença. No Brasil, mais de 12 milhões são diabéticos e 24% não recebeu o diagnóstico.

Em 2035, estimasse que o número de diabéticos e pessoas em estágio pré-diabetes somados ultrapassem 1,1 bilhão de pessoas. No Brasil, no mesmo período, o número de doentes deve subir para 20 milhões.

Essa dificuldade existe porque o tipo mais comum de diabetes, que atinge 90% dos doentes, é o 2, causado principalmente por maus hábitos, podendo atingir qualquer pessoa, independentemente de haver histórico familiar ou não.


Doentes cada vez mais jovens


O que preocupa é que cada vez menos a idade tem sido um fator determinante para o desenvolvimento da doença. A Federação Internacional de Diabetes aponta que aproximadamente 86% dos novos casos foram diagnosticados nos chamados jovens adultos, pessoas com "20 e tantos" anos, que deveriam estar gozando de saúde plena e produzindo economicamente e socialmente.



"É preciso valorizar vegetais e frutas frescas, reduzir a gordura, comer menos açúcar e fazer alguma atividade física ao menos três vezes na semana por 40 minutos", explica o médico Walter Minicucci.


O diabetes não tratada pode causar danos aos olhos, rins, fígado, nervos e grandes vasos vasculares, que podem causar perda de visão, derrames, amputações, insuficiência renal e levar à morte.

VIA:UOL

BRASIL 2015 - Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório

Decisão ocorre semanas antes de troca do equipamento ser exigida.
Desde o fim de 2014, novo tipo de extintor sumiu de lojas e preço subiu.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.

A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.

O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.
via:g1

NATUREZA 2015 - Forte terremoto atinge o Chile e deixa pelo menos 5 mortos


Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile.

Por volta das 00h30 desta quinta, o subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, disse que há 5 mortos confirmados por causa do terremoto, que deixou ainda 1 milhão de pessoas evacuadas. "É o sexto terremoto mais forte da história do país", afirmou.

A magnitude do tremor foi 8,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) --  o serviço sismológico chileno informou 8,4. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O tremor de 2010 foi de magnitude 8,8.

O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos 11 réplicas de tremores com magnitude maior que 4,4, de acordo com o serviço sismológico chileno. De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo teve seu epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.


No Brasil
O tremor foi sentido até em cidades brasileiras. Em Santa Maria (RS), por exemplo, pelo menos dois prédios foram desocupados por moradores. Os bombeiros de São Paulo também receberam cerca de 50 telefonemas com informações sobre tremores na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Ainda houve relatos de tremores no litoral de São Paulo e no Vale do Paraíba.

VEJA O VIDEO DO EXATO MOMENTO:

VIA;G1

BRASIL 2015 - 'Essa magreza é saúde', diz Padre Marcelo Rossi em visita à Paraíba

Sacerdote disse que antes estava inchado por causa de medicamentos.
Livro 'Philia' foi escrito a partir da experiência do padre com a depressão.

Padre Marcelo Rossi declarou, nesta terça-feira (15), que sua aparência magra é um sinal de bem-estar e negou estar doente. O sacerdote visita João Pessoa para lançar seu novo livro, “Philia”. “Essa magreza é saúde. Eu antes estava inchado, com retenção de líquido. Graças a Deus, com a dieta, com alimentação sadia, tirei fora. As pessoas hoje perguntam ‘padre, você está doente?’. Eu estou com saúde”, explicou.

O religioso esclareceu que o inchaço era causado por anti-inflamatórios que ele tomava para aliviar dores que sentia na coluna. “Com autorização médica e com a dor, eu acabava tomando e eu acabei inchando. Hoje, eu não tomo nenhum remédio, graças a Deus”, disse.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ECONOMIA 2015 - Vendas do comércio recuam 1% e têm pior julho desde 2000

Essa é a sexta queda consecutiva do varejo, segundo o IBGE.
No ano, as vendas acumulam queda de 2,4%.


Pelo sexto mês consecutivo, as vendas do varejo brasileiro recuaram. Em julho, na comparação com junho, a baixa foi de 1%, a maior, considerando o mês, desde 2000, quando teve início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (16).

Em relação ao mesmo mês de 2014, a retração foi ainda maior, de 3,5%. No ano, as vendas acumulam queda de 2,4% - a quinta taxa negativa e o pior resultado desde março de 2003, quando a baixa foi de 6,1%. Nos últimos 12 meses, o índice acmula queda de de 1%.

"As vendas do comércio varejista estão 7,2% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em novembro de 2014", informou Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE.

A gerente explicou que apesar de julho do ano passado ter sido impactado pelo "efeito Copa do Mundo", quando ocorreram feriados por causa dos jogos, em 2015, o mês teve o mesmo número de dias úteis do que em 2014. "Isso torna resultado negativo mais relevante."

Móveis e eletrodomésticos
Em relação a julho do ano passado, o varejo caiu na maioria dos ramos pesquisados e ainda remontou aos anos de 2002 e 2003, período ruim para o setor, segundo Isabela Nunes.


As baixas mais expressivas foram vistas nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (-12,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%) e  tecidos, vestuário e calçados (-8,1%).
via;g1

terça-feira, 15 de setembro de 2015


ECONOMIA 2015 - Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, diz Serasa

Comparação é com o mesmo mês do ano passado.
No ano, a alta acumulada é de 16,9%, a maior em 4 anos.


A inadimplência do consumidor apresentou alta de 16,7% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Serasa Experian. No acumulado do ano até agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice subiu 16,9%. Já na comparação com julho, houve queda de 2,8%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência neste ano em relação ao ano passado, característica que vem predominando deste o início deste ano, é causada pelo cenário econômico bastante adverso à quitação das dívidas do consumidor: taxas de inflação, de juros e de desemprego bem mais altas neste ano. Já a queda em relação a julho é explicada pela menor quantidade de dias úteis em agosto (21 contra 23).

O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 22,5% nos primeiros oito meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2014. Os valores médios dos cheques sem fundos e da inadimplência com os bancos também cresceram 9,7% e 1,4%%, respectivamente. Já o valor médio dos títulos protestados registrou queda de 2,9%.
via:g1

domingo, 13 de setembro de 2015


BEM ESTAR 2015 - Assistir TV ao final do dia pode aumentar nível de estresse

De acordo com uma nova pesquisa, hábitos que deveriam ajudar a relaxar causam sentimento de culpa


Depois de um longo dia de trabalho, sentar no sofá e assistir televisão parece ser uma boa ideia para reduzir o estresse. No entanto, um novo estudo descobriu que, em vez de ajudar a relaxar, o hábito pode piorar a situação. As informações são do Daily Mail.

Para a pesquisa, os estudiosos entrevistaram 471 pessoas sobre como elas se sentiam depois do trabalho e o que faziam para relaxar no final do dia. Os pesquisadores notaram que aquelas que estavam particularmente cansadas após o expediente mostraram maior tendência a sentir que haviam "sucumbido" ao desejo de assistir televisão ou jogar vídeogame. Este grupo de pessoas também reportou que estes hábitos as impediram de cuidar de tarefas mais importantes.

A pesquisa também concluiu que as pessoas que se sentiam mais cansadas e, por isso, poderiam ser mais beneficiadas pelo relaxamendo em frente à TV, na verdade, experimentavam ainda mais sentimento de culpa por considerar o hábito como um sinal de falha em relação ao auto-controle. "A culpa diminui os efeitos positivos da tentativa de relaxamento e reduz a recuperação e a vitalidade", explicou o estudo, publicado no Journal of Communication.

Estudos anteriores apontavam que assistir televisão ou jogar vídeogame ajudavam as pessoas a se desligar do trabalho e relaxar. Essas pesquisas também mostravam que ganhar um jogo ou assistir a um filme que provocasse reflexão oferecia às pessoas a sensação de controle durante o lazer, fazendo com que se sentissem mais energizadas.
via:terra

SAÚDE 2015 - Advertência em maço faz 52% de fumantes pensar em parar

Lei nacional que obriga os fabricantes de cigarros a veicularem nos maços imagens dos malefícios do tabaco faz com que usuários reflitam sobre o assunto, diz IBGE




Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as propagandas exigidas por lei, via Ministério da Saúde, nos maços de cigarro produzidos no Brasil, se não surte o efeito de fazer com que as pessoas parem de fumar, ao menos têm feito o brasileiro refletir sobre o assunto. De acordo com o levantamento, 52,1% dos fumantes do País pensam em parar com o tabagismo ao ver as fotos no verso.


Com fotos agressivas no sentido de mostrar que, além de conter mais de quatro mil substâncias tóxicas, o tabaco pode causar abortos, diversos tipos de câncer , causar impotência, dentre outros malefícios, as advertências com imagens fortes são obrigatórias desde fevereiro de 2002 em todo o território nacional. E são percebidas, ainda de acordo com o IBGE, por 86,2% dos fumantes.

O Brasil foi o segundo país no mundo a adotar tal procedimento, após a campanha ter obtido êxito no Canadá. “Isso tem feito as pessoas ao menos pararem para pensar no tema”, explicou a coordenadora da pesquisa do IBGE Maria Lúcia Vieira. Atualmente, mais de 20 países ao redor do mundo fazem tal tipo de advertência nos maços.

Em 2008, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obrigou ainda que mensagens como “este produto intoxica a mãe e o bebê causando parto prematuro e morte” tornou a advertência ainda mais impactante. Em 2012, um levantamento feito pela The International Tobacco Control (ITC), em 21 países, revelou que 39% dos fumantes disseram não ter acendido um cigarro no momento em que se depararam com as imagens nos maços.

De acordo com o mesmo levantamento do IBGE, o Brasil possui hoje 21,9 milhões de fumantes – o que representa 15% da população, um decréscimo de 3% em relação ao mesmo índice de 2008 (18%).
via:ibge