Os primeiros modelos de televisões com resolução 4K da Sony e sistema Android TV chegaram ao país nesse mes, julho, com preços que variam entre 5 mil reais e 18 mil reais. O evento de lançamento dos aparelhos foi realizado na sede do Google Brasil.
Serão sete opções de TVs com o sistema Android, sendo três com resolução Full HD (50", 55", 75"), que ainda não têm preços definidos, e quatro 4K (49", 55", 65", 75"). Os aparelhos têm design refinado, com bordas finas ao redor da tela e acabamento em metal escovado. Equipadas com o processador X1, as TVs poderão melhorar a qualidade de vídeos transmitidos em Full HD para 4K, por meio de um processo chamado de "up scaling", realizado com a tecnologia proprietária da Sony, a X-Reality Pro 4K.
Brasileiro que trabalha no Google em Mountain View, Fausto Araujo, gerente de produto do Android TV, veio ao país para participar da apresentação dos novos televisores junto com a equipe da Sony. "A gente acredita que a TV será o centro de controle da sua casa em um futuro bem próximo. Você poderá controlar câmeras de segurança e temperatura do ambiente, por exemplo", disse Araujo, contando que o Google já busca parcerias para tornar esse conceito viável no dia a dia dos consumidores.
As televisões que virão com sistema Android TV serão fabricadas no Brasil, na fábrica da Sony em Manaus. "Somos pioneiros no lançamento de televisões com Android TV porque temos a melhor solução em hardware para a melhor solução de software", declarou Marcelo Gonçalves, gerente de comunicação e marketing da Sony Brasil. Perguntado por INFO, Gonçalves não soube estimar quando as televisões com sistema Android TV se tornarão populares no Brasil. Ele disse que a Sony acredita que o OS será bem-sucedido no país, mas que não pode fazer projeções de mercado, ao menos neste primeiro momento.
Por outro lado, Araujo afirmou que as TVs com Android terão preços menores do que 5 mil reais dentro de pouco tempo no Brasil, fator que deve contribuir para o comércio dos aparelhos em larga escala no país. Outras fabricantes devem lançar televisores com o sistema do Google ainda em 2015.
VIA:INFOBRASIL