sábado, 24 de outubro de 2015

SOBRAL 2015 - Ceará Pacífico: Raio e Ciopaer começam a operar na Região Norte

No dia em que Sobral comemorou o aniversário de 173 anos do famoso Beco do Cotovelo, o tradicional ponto de encontro da população da cidade para falar sobre os mais variados assuntos, toda a Região Norte ganhou do Governo do Estado do Ceará mais estrutura para a segurança da população.

O governador Camilo Santana,  acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, entregou oficialmente o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), que agora passam a atender a 33 municípios da Região.

"Eu assumi o compromisso de olhar pessoalmente para a segurança pública do Ceará e é o que eu tenho feito desde o primeiro dia do meu governo", disse o governador Camilo Santana durante a solenidade. "Estamos interiorizando o BPRaio e a Ciopaer e eu estou muito feliz em conseguir este feito, apesar das dificuldades. O próximo passo é implantar o Batalhão de Divisas para impedir a entrada de drogas e de outros crimes no Ceará. Nós temos que investir em educação, saúde, na nossa juventude e na geração de empregos para garantir também segurança e qualidade de vida. O Ceará já é a terra da luz e vamos transformá-lo também na terra da paz", completou.

O investimento se insere no Pacto por um Ceará Pacífico, ação intersetorial que envolve Governo do Estado, outros poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada. Os resultados são percebidos em medidas como a adoção das Audiências de Custódia, que minimizam a lotação nas penitenciárias; e na redução de quase 11% nas mortes violentas no Estado, até  setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado - esta ação faz parte do Programa Em Defesa da Vida, capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com o lançamento, a Ciopaer passa a funcionar com base fica a partir deste sábado na região, com aeronave exclusiva para atendimento no Interior Norte. Já para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamentos dos policiais, já está disponível.

O efetivo está treinado e preparado para ganhar as ruas e avenidas dos municípios da Zona Norte. Para o soldado Mardônio Soares, que compareceu à solenidade com o filho Artur vestido a caráter, a população da Zona Norte agora pode ficar tranquila. "Estamos nas ruas para garantir a segurança que a população merece, com o treinamento intensivo e com a certeza de que eles podem contar com BPRAIO para atender a qualquer chamado", afirmou.


CEARA.GOV.BR



BRASIL 2015 - País fecha 95 mil vagas em setembro, pior resultado para o mês desde 1992

Setembro foi o 6º mês seguido em que demissões superaram contratações.
No ano, houve perda de 657 mil vagas e, em 12 meses, de 1,23 milhão.

O Brasil registrou fechamento de vagas formais pelo 6º mês seguido. Em setembro, as demissões superaram as contratações em 95.602, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta sexta-feira (23).

O resultado de setembro foi o pior para este mês desde o início da série histórica, em 1992. Até então, o pior resultado para meses de setembro havia sido registrado em 1995 (67.242 vagas fechadas).

"O dado [de setembro] está mostrando o comportamento do mercado. De fato, os meses de setembro são mais positivos e, neste mês agora, tivemos uma perda de 95 mil empregos. Mas isso também não é nenhuma surpresa, porque temos um comportamento nos últimos meses com uma série mais declinante. Temos um comportamento menos atrativo nos últimos meses. O que a gente tem observado é um comportamento que tem desfavorecido a questão do emprego", observou o Diretor do Departamento de Emprego e Salário da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

Demissões superam 650 mil no ano
No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 657.761 postos com carteira assinada. Foi o pior resultado para este período da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que começa, para o período acumulado do ano, em 2002.
g1.com

BRASIL2015 - Enem começa neste sábado; 963 mil candidatos não viram local de prova

Portões fecham às 13h (horário de Brasília); prova tem 4h30 de duração.
Neste sábado, serão 90 questões de ciências humanas e da natureza.

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (24), mas até 963.979 candidatos ainda não sabem onde farão as provas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 20h desta sexta-feira (23), 12,4% dos 7.746.057 de candidatos inscritos ainda não haviam acessado o sistema para ver o cartão de confirmação das provas.

Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados. Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereçoenem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

G1 preparou uma cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo realtrará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.
g1.com

NATUREZA 2015 - Pior da história, Furacão Patrícia pode destruir cidades do México


O maior furacão da história está se aproximando, neste exato momento, da costa oeste do México. Com ventos de até 325 km/h, o Furacão Patrícia deve chegar ao país nas próximas horas com uma força jamais vista anteriormente. Suas consequências podem ser catastróficas, dizem os especialistas.

O recordista anterior no quesito velocidade era o Tufão Haiyan, que, dois anos atrás, devastou as Filipinas com ventos de até 315 km/h. Na ocasião, o fenômeno natural deixou um rastro de mais de 6 mil vítimas fatais.

Apesar de o Furacão Patrícia já deter o recorde como o mais veloz já registrado no planeta, sua intensidade deve aumentar ainda mais antes de ele começar a perder força. O que mais impressiona em sua formação é que ele cresceu muito rápido em pouquíssimo tempo. Às 10 horas da noite de quarta-feira, por exemplo, ele estava com ventos de “apenas” 100 km/h, aumentando para 140 km/h em somente 4 horas – atingindo, assim, a categoria 1 na Escala de Saffir-Simpson, que mede a intensidade desse tipo de tempestade.
megacurioso.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2015


ECONOMIA 2015 - Bancários rejeitam proposta de reajuste de 8,7% e greve continua

Greve entrou no 16º dia nesta quarta-feira (21).
Negociações serão retomadas às 14h desta quinta (22).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), entidade que representa os bancários, rejeitou a nova proposta de reajuste de 8,75% feita pelos bancos nesta quarta-feira (21). A greve que entrou no 16º dia.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a representação sindical dos bancos, informou que ofereceu "uma nova proposta de reajuste, de 8,75%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, com o objetivo de alcançar um acordo satisfatório a ambas as partes em negociação".


Esta foi a terceira proposta apresentada pelos bancos. Na véspera, a Contraf informou que foi apresentada uma proposta de reajuste salarial de 7,5% e que a mesma foi rejeitada pela liderança do comando de greve.

G1.COM

domingo, 18 de outubro de 2015

TECNOLOGIA 2015 - Falta muito: 42% dos brasileiros não tem acesso à internet

Pode não parecer algo grave, mas 42% dos brasileiros não possuem acesso à internet. Isso é alarmante: significa que quase metade de nossa população não tem acesso ao conhecimento disponível, informações variadas, possibilidade de conhecer outras culturas, realizar pesquisas facilmente e tudo mais que a internet oferece. Este dado surgiu em um relatório divulgado hoje pela ONU.

São 100 páginas que a Organização das Nações Unidas desenha como está a situação da conexão à internet via banda larga tanto no mundo quanto no Brasil. Por aqui, a coisa ainda está feia: apenas 11,5% dos brasileiros possuem conexões de banda larga — e ainda as compartilham com família ou vizinhos.

Já sobre os dados móveis, mais de 78% dos smartphones ou tablets no Brasil possuem conexões "razoáveis" ou "satisfatórias". Contudo, um grupo de 121 países vai ter a banda móvel saturada até o final de 2015 — o Brasil está nesse barco. Isso deve acontecer porque ainda falta uma infraestrutura robusta para atender todos os clientes e manter uma alta qualidade de conexão.
via:tecmundo