terça-feira, 14 de junho de 2016

CEARÁ 2016 - Fotografia de cearense é finalista de concurso latino-americano


Vandi Jr é servidor UFC e fez a foto durante visita ao processo de seleção do Programa Auxílio Moradia.

O que seria algo para guardar para a vida, na verdade, tornou-se um instrumento de reconhecimento internacional. Escalado para visitar as residências dos alunos durante o processo de seleção do Programa Auxílio Moradia, Vandi Júnior, que é servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, registrou a inspeção por meio de fotos durante uma das viagens que realizou. Entre as imagens capturadas, uma foi eleita finalista em concurso latino-americano de fotografia.

Fotógrafo profissional, Valdi capturou a imagem no momento em que visitava a casa de um candidato à bolsa de estudos, localizada na zona rural da Macrorregião do Sertão de Sobral. Na foto, é possível perceber elementos típicos do sertão nordestino, como o filtro de barro sobre uma mesa e a parede repleta de quadros de símbolos religiosos do interior do estado. 

O servidor enviou sua foto ao Flamob 2016, Festival Latino-americano de Mobgraphia (fotografias realizadas por dispositivos móveis). A imagem foi selecionada, junto a outras 14, na categoria Documental, cujos três finalistas serão divulgados e premiados no dia 17 de junho de 2016, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Programa Auxílio Moradia

A visita que gerou a foto faz parte do processo de seleção de novos alunos para o Programa Auxílio-Moradia, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, que tem por objetivo viabilizar a permanência de estudantes matriculados nos cursos de graduação dos campi no interior, em comprovada situação de vulnerabilidade econômica.

O programa assegura a eles auxílio institucional para complementação de despesas com moradia e alimentação durante todo o período do curso ou enquanto persistir a situação.
tribunadoceara

FUTEBOL 2016 - Dunga não é mais o técnico da seleção brasileira


A vexatória eliminação ainda na primeira fase da Copa América Centenário foi mesmo o ponto final para Dunga e Gilmar Rinaldi na seleção brasileira. Toda a comissão técnica foi afastada em reunião nesta terça-feira (14), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.

Tite, do Corinthians, segue como favorito para assumir o cargo de treinador. A cúpula da CBF segue reunida, claro, em busca de um novo técnico.

O aproveitamento de Dunga em sua segunda passagem pela seleção brasileira acabou mascarado por resultados bons em amistosos. Em competições oficiais, foram 51,2% de aproveitamento — cinco vitórias, cinco empates e três derrotas.



Nos Estados Unidos, a seleção sucumbiu diante do Peru e foi precocemente eliminada na competição centenária. Antes disso, havia empatado com o Equador e goleado o inocente Haiti.

Mas ainda pior é a situação da equipe nas Eliminatórias para a Copa 2018. A seleção ocupa a sexta colocação, com nove pontos, quatro atrás do líder Uruguai. A chance de pela primeira vez ficar fora do Mundial nunca foi tão real.

A decisão foi tomada em comum acordo e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da seleção brasileira. A tendência é que Rogério Micaele, que comandava o time olímpico, retome sua posição para a Rio 2016.

Em nota, a CBF agradeceu "a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho."
R7.COM

SAÚDE 2016 - 14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE










No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 2011 a Espanha foi escolhida.
O Hemoce de Sobral está precisando de doadores de sangue. Segundo informações, o estoque de sangue existente está com nível muito baixo, e isso é preocupante.

PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO: 
– Estar bem de saúde.
– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
– Ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal.
– Ter mais de 50kg.
– Estar bem alimentado.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Atenção!

Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

DOAR SANGUE É SEGURO:  
O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia. 
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

FUTEBOL 2016 - Derrota para o Peru elimina o Brasil ainda na primeira fase da Copa América Centenário

Gol de mão do atacante Ruidíaz definiu mais um vexame da seleção canarinho

O Peru, que até então só havia marcado um único gol na Copa América Centenário, diante da fraquíssima seleção do Haiti, eliminou o Brasil da competição na noite deste domingo (12), em Boston, nos Estados Unidos, depois de vencer por 1 a 0 com gol polêmico do atacante Ruidíaz. 
Antes do início da partida, foi observado um minuto de silêncio em respeito às vítimas do ataque a uma boate gay em Orlando. O atentado que deixou 50 mortes e 53 feridos teve como consequência um cuidado maior da segurança em relação a outros jogos. 
Precisando apenas de um empate para garantir a classificação e a liderança do grupo B, a seleção brasileira entrou em campo com uma formação mais ofensiva. Dunga optou por Lucas Lima como substituto de Casemiro e mudou o esquema tático da equipe do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1. Com isso, o time do Brasil mostrou mais movimentação no campo de ataque desde o apito inicial.
Se no primeiro tempo o rendimento da seleção foi razoável, no segundo a equipe esteve irreconhecível. O time errava passes, marcava mal e dava espaço para o Peru, que foi para cima, animando a torcida, sempre disposta a apoiar.
Lucas Lima sumiu, Gabriel sumiu. O Brasil sumiu e o Peru passou a controlar o jogo, adiantando a marcação e equilibrando a partida.
Precisando da vitória para avançar na competição, o técnico Ricardo Gareca promoveu a entrada de Ruidíaz (ex-Coritiba) no lugar de Édison Flores no ataque. Com isso, o Peru passou a dificultar a saída de bola da seleção brasileira que assistia aos seus zagueiros apostando, sem sucesso, em lançamentos de longa distância.
A mudança proposta por Gareca deu resultado e o gol que o time peruano tanto precisava saiu aos 30 minutos, após jogada em velocidade de Polo pela direita. O camisa 8 chegou à linha de fundo e cruzou à meia altura para Ruidíaz completar para o fundo da rede. O lance gerou muita reclamação por parte dos jogadores brasileiros que acusaram, com razão, toque de mão do atacante. Mas, após muita discussão e conversa entre o trio de arbitragem, o juiz Andrés Cunha validou o gol.
Era a vez do Brasil jogar pressionado e correr atrás do gol de empate. A melhor oportunidade caiu nos pés de Elias, já nos minutos finais, que livre dentro da área completou cruzamento nas mãos do incansável Gallese.
Com o resultado, o Peru se classificou para enfrentar a Colômbia nas quartas de final da Copa América Centenário e o Brasil, terceiro colocado no grupo B com quatro pontos, acabou eliminada ainda na primeira fase. Vexame?
R7.COM

segunda-feira, 13 de junho de 2016

CEARÁ 2015 - Escorpião é o animal que mais ataca no Ceará!

Desde 2007, Ceará registra 28 mil ataques de animais peçonhentos. Nesse período, 33 morreram por ataques de serpentes venenosas.

O escorpião é animal peçonhento que mais ataca no Ceará, e a serpente, a que mais faz vítimas no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O estudo registra ataques de animais de 2007 a junho de 2016, período em que as unidades hospitalares do Ceará receberam 28.402 pacientes atacados por animais peçonhentos.

De acordo com a secretaria, durante esse período, 18,4 mil pessoas foram sofreram picadas de escorpião, 65% do total de pessoas atacadas por esses animais; em seguida aparecem as picadas de serpentes, que atacaram 6,1 mil (23,4%) pessoas no Ceará desde 2007.

Apesar dos ataques de escorpiões serem mais frequentes, as serpentes se mostram mais mortais, causando o óbito de 33 pessoas nos últimos nove anos, 55% do total de vítimas. Em seguida aparecem escorpião (14 óbitos), aranhas (7) e abelhas (4) como animais peçonhentos mais fatais.

Ainda de acordo com o estudo, os acidentes por animais peçonhentos ocorrem durante todo o ano, com maior número de acidentes causados por serpentes em julho. Já para as abelhas, a maior ocorrência se dá no mês agosto; e o escorpião. entre outubro e janeiro.

A Secretaria da Saúde afirma que pacientes picados por esses animais devem ser submetidos à soroterapia e hospitalização.

Proteção
De acordo com a Secretaria da Saúde, uma série de medidas pode evitar a proliferação de animais peçonhentos, evitando ataques dessas espécies:

-Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações;

-Evitar que plantas trepadeiras se encostem às casas e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro;

-Controlar roedores existentes na área;

-Não montar acampamento próximo a áreas onde normalmente há roedores (plantações, pastos ou matos) e, por conseguinte, maior número de serpentes;

-Não fazer piquenique às margens de rios, lagos ou lagoas, e não encostar-se a barrancos durante pescarias ou outras atividades;

-Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (sempre com uso de EPI);

-Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

-Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

-Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;

-Combater insetos, principalmente baratas (são alimentos para escorpiões e aranhas);

-Preservar os predadores naturais dos animais peçonhentos.
g1ce