quinta-feira, 10 de março de 2016

VEÍCULOS 2016 - Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos em fevereiro de 2016

Onix encerra mais um mês na liderança, seguido por HB20, Ka e Palio.
Entre as motos, a Honda CG 160 foi a mais popular.


O Chevrolet Onix foi o veículo mais vendido em fevereiro de 2016. O hatch da GM emplacou 10.326 unidades. Entre as motos, a líder foi a Honda CG 160, com 13.377 unidades. Os dois modelos também aparecem na liderança do acumulado do ano.

Entre os carros, a surpresa na lista dos 10 mais vendidos é o Ka, na terceira colocação, a frente do Fiat Palio. O ranking também traz alguns modelos que custam mais de R$ 65 mil, como Toyota Corolla, Honda HR-V e Jeep Renegade

Já para as motos, ao contrário de outros meses, há apenas uma "cinquentinha" entre as 10 mais comercializadas. É a Shineray XY 50, na quinta colocação.



quarta-feira, 9 de março de 2016

BRASIL 2016 - Anatel anuncia medidas de combate a roubo e furto de celular

Está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos, bastando ao usuário informar o número da linha para a operadora


Desde 8 de março,está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos, bastando apenas ao usuário informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõe o identificador chamado Imei – espécie de chassi dos aparelhos, que pode ser visualizado ao se digitar *#06#. Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja descarregado.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio pode ser feito junto às operadoras e, também, na Polícia Civil da Bahia, Ceará e Espírito Santo, onde já há acesso ao sistema. Em breve, o mesmo poderá ser feito nas delegacias de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como por meio da Polícia Federal.

Basta ao usuário fazer uma ocorrência nas delegacias para, automaticamente, o celular ser incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos tanto em território nacional como em 44 outros países. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras.
Fechando o cerco
“Estamos adotando duas formas de combate a roubos e furtos. A primeira, bastando apresentar às operadoras ou delegacias o número do celular, em vez dos 15 números do identificador, para bloqueá-lo. A segunda, ao obrigarmos que transportadores e lojistas incluam, na nota fiscal, esse identificador. Isso possibilitará a identificação dos aparelhos em caso de roubo de cargas ou em lojas varejistas”, disse o presidente da Anatel, João Rezende, ao anunciar as medidas hoje em Brasília
economia.terra

terça-feira, 8 de março de 2016

CEARÁ 2016 - Chuvas no Ceará em fevereiro ficam 51,1% abaixo da média histórica

Em 11 municípios, volume de chuvas ficou acima da média histórica.
Sete municípios cearenses correm risco de desabastecimento.

No mês de fevereiro, as chuvas ocorridas no Ceará representaram a metade do volume esperado para o período, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica para fevereiro é de 118.6 milímetros e a chuva ocorrida no mês passado foi de 58 milímetros, o que representa uma queda de 51,1% no volume.

No mês de janeiro, o volume de chuva registrado no Ceará foi o dobro da média histórica, o melhor janeiro dos últimos 11 anos. Segundo a Funceme, a  média histórica para o mês é de 98,7 milímetros; em 2016, as precipitações em janeiro em todo o estado somaram 206,5 milímetros. 

Apesar do pouco volume de chuva no Estado em 2016, em 11 dos 184 municípios cearenses, o volume de precipitações acumuladas no mês ficaram acima da média histórica. Em Russas, por exemplo, choveu 174.6 milímetros no acumulado do mês, o que representa um volume 67,5% superior à média do período, de 104.2 milímetros. No acumulado do mês, o maior volume de chuva foi registrado no município de Meruoca, na Região Norte do Ceara: 243.0 milímetros,  6,7% acima da média de 227.8 milímetros.

Açudes
Atualmente, a média geral de volume de água nos 153 reservatórios monitorados pela Companhia e que abastecem o Ceará, se mantém em 12,5%. O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, sofre as consequências da estiagem prolongada.

Localizado no município de Jaguaribara, a 260 quilômetros de Fortaleza, o reservatório tem capacidade para armazenar 7,5 bilhões de metros cúbicos de água, mas atualmente acumula apenas 663,45 milhões, que representa apenas 9,9% da sua capacidade de armazenamento, o pior índice desde que foi inaugurado há 12 anos, de acordo com informações da Cogerh.
via:g1ceara