sábado, 13 de dezembro de 2014

SAÚDE - Cientistas criam aditivo alimentar que gera saciedade e reduz ingestão de comida

Cientistas britânicos criaram um aditivo para alimentos que aumenta a sensação de saciedade. Os testes iniciais mostraram que a substância ajudou as pessoas a reduzirem sua ingestão de alimentos e desacelerou o seu aumento de peso. 
O aditivo, batizado de IPE, tem como ingrediente principal o propionato, que ao ser produzido no corpo a partir da quebra das fibras no intestino, nos ajuda naturalmente a sentir-nos satisfeitos. Os pesquisadores do Imperial College de Londres e da Universidade de Glasgow, na Escócia, afirmaram que o aditivo tem de ser consumido regularmente para fazer efeito.
O problema é que a forma do IPE é um pó solúvel de gosto desagradável. Os cientistas querem contornar este problema tentando incorporar o aditivo em pães e frapês de frutas. A pesquisa foi divulgada na revista especializada Gut.
Absorção
A parte problemática da pesquisa foi encontrar uma forma de levar o propionato até o intestino grosso, onde vai desencadear a liberação de hormônios que controlam o apetite. Adicionar o propionato à comida não funcionaria, pois a substância seria absorvida cedo demais pelo intestino.
A equipe de pesquisadores encontrou uma forma de ligar o propionato a um carboidrato natural encontrado em plantas, a inulina. A ligação explica o nome IPE, uma sigla inglês que denota um éster formado pela ligação inulina-propionato.
Uma vez ligado, o propionato pode passar pelo sistema digestivo com segurança antes de ser desacoplado da inulina pelas bactérias do intestino grosso.
Nos testes iniciais da pesquisa, 20 voluntários receberam ou a inulina ou o IPE, e então receberam sinal verde para comer o quanto queriam. Os que receberam o IPE comeram cerca de 14% menos.
Na parte seguinte do estudo, 49 voluntários que estavam acima do peso receberam IPE ou inulina, ambos em pó. Eles deveriam adicionar dez gramas (cerca de uma colher de sobremesa) de um dos dois à comida diariamente.
Depois de 24 semanas, seis dos 24 voluntários que receberam inulina tinham aumentado seu peso em mais de 3%, enquanto apenas um dos 25 que receberam o IPE tiveram aumento de peso.
"Sabemos que os adultos ganham entre 0,3 quilo e 0,8 quilo por ano em média, e há uma necessidade real de estratégias que possam evitar isto", disse o coordenador do estudo, Gary Frost, do Imperial College de Londres.
"Moléculas como o propionato estimulam a liberação de hormônios do intestino que controlam o apetite, mas você precisa comer quantidades imensas de fibra para conseguir um efeito forte", acrescentou.
Douglas Morrison, do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade de Glasgow, afirmou que as experiências mostraram que o propionato poderá ter um papel importante no gerenciamento do peso..

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

TV - COM FOGO NÃO SE BRINCA - Filho de Luís Ricardo revela que o pai está com queimaduras de segundo grau


Luís Ricardo Júnior, 19, filho de Luís Ricardo, 51, comentou sobre o estado do pai, que se queimou durante uma participação no “Programa do Ratinho”, na noite da última terça-feira (9).
Em entrevista ao “Ego”, o estudante disse que o apresentador do SBT está bem e segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Ele tem queimaduras de segundo grau nos lábios, bochecha e pescoço. O processo agora é de cicatrização e observação, porque os próprios médicos disseram que queimadura não é algo exato. Pode dar infecção, edema. Então, estamos preservando este momento dele”, explica.
Mesmo com o bom estado de saúde, Luís Ricardo não tem previsão de alta, porém o processo de recuperação pode levar mais algumas semanas. “No máximo em quinze dias, ele estará em casa”, garante Júnior.
O rapaz também afirma que o pai prefere ficar em silêncio e não conceder entrevistas à imprensa. Enquanto isso, ele segue descansando e se recuperando do acidente.


Aliás, as queimaduras aconteceram durante um número de pirofagia (a arte de manusear o fogo). Ao notar que estava em chamas, Luís Ricardo saiu do palco às pressas e foi seguido por Ratinho, 58, e os bombeiros que estavam presentes no estúdio do SBT.

CONFIRA AKI O VIDEO NA ÍNTEGRA:


CEARÁ - Caminhão colide com VLT no Cariri

Juazeiro do Norte. Um caminhão baú colidiu com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície do Cariri, ontem deixando duas vítimas com ferimentos leves. Um dos vagões do trem chegou a descarrilar e teve boa parte dos equipamentos de sua dianteira danificados. Já o caminhão, que vinha com uma carga de iogurte, teve o produto saqueado pelos moradores da localidade, no fim da tarde, momento em que era retirado do local, no bairro São José, na linha entre Crato e Juazeiro.
Cerca de 30 pessoas estavam seguindo para o Crato e não sofreram lesões. Uma das vítimas teve uma luxação no braço e outra uma pancada no rosto. Por conta do acidente, a operação do VLT foi cancelada durante a tarde de ontem.
Equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar os primeiros atendimentos às vítimas do acidente, além da perícia.


Manutenção
O VLT foi levado para o Centro de Manutenção do metrô do Cariri e não há previsão de quando voltará a funcionar. Além disso, segundo o assistente operacional do metrô, Marcelo Bezerra, o trem teve boa parte dos equipamentos operacionais destruídos, incluindo os controles de cabine e vários saiotes, além de duas rodas do veículo ficarem fora.
Dos três VLTs em funcionamento na única linha entre Crato e Juazeiro do Norte, apenas um ficará operando. Outro já esteve com problemas e sem transportar passageiros. As peças para o conserto chegaram recentemente.
VIA:DN

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ECONOMIA - 937 mil contribuintes caem na malha fina do Imposto de Renda 2014

Para saber se estão na malha, pessoas devem consultar página do Fisco.
Se não estiverem no último lote do IR, nem nos anteriores, caíram na malha.


A Secretaria da Receita Federal informou nesta terça-feira (9) que 937,9 mil contribuintes caíram na malha fina do leão neste ano e, com isso, tiveram sua declaração do Imposto de Renda(IR) de 2014 retida para verificações.

O número de restituições retidas em malha em 2014 superou o montante de 711.309 mil documentos no ano passado. Em 2012, 604.299 declarações caíram na malha fina.

Segundo o Fisco, a omissão de rendimentos foi o principal motivo de incidência na malha em 2014, com declarações retidas, o que representa 52% do total de 937 mil declarações que caíram na malha fina neste ano, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas (com 20% das retenções).

Como saber se está na malha fina?

Para saber se está na malha fina, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal e consultar o sétimo e último lote do IR deste ano.

Caso a declaração não tenha sido liberada pelo órgão, e também não tenha figurado nos seis lotes anteriores (entre junho e novembro deste ano), o contribuinte está automaticamente na malha fina.
As consultas podem ser feitas no site do Fisco – clique aqui para acessar. Os valores das restituições, que somam R$ 1,6 bilhão para 1,42 milhão de contribuintes, serão pagos pela Receita Federal em 15 de dezembro.

No Dia do Palhaço, 10 de Dezembro relembre personagens da TV e do cinema

Dia do Palhaço começou a ser comemorado em 1981 no Brasil, e foi uma iniciativa da empresa Abracadabra Eventos em São Paulo, que com o passar dos anos se tornou uma comemoração de outras capitais do país. 
O Palhaço é um ator que faz de tudo para fazer o seu público rir. Ele geralmente trabalha em circos ou em festa de crianças, fazendo vários truques para diverti-las. 
Dia do Palhaço é comemorado em 10 de dezembro no Brasil, e celebra todos os indivíduos que realizam esta atividade.  


CONFIRA HOMENAGEM DO SAUDOSO ANTONIO MARCOS AO PALHAÇO

Antonio Marcos- sonhos de um palhaço

http://www.kboing.com.br/antonio-marcos/1-200540/

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

VEÍCULOS - Ranking de vendas de veículos tem reviravolta no final de 2014

Palio ratifica liderança, Onix vira 2º e novo Ka entra para o top 5 pela primeira vez.



Uma verdadeira dança de cadeiras ocorre no mercado de veículos no Brasil neste final de ano. A mais importante delas foi ratificada em novembro: o Palio é agora, pela primeira vez, o carro mais vendido do país, desbancando o Gol, que liderava há 27 anos consecutivos. Com as 15.399 unidades emplacadas no mês passado, o Fiat acumula 161.379 carros em 2014, cerca de 2,1 mil exemplares a mais que o Volks. Mas há mais novidades.

O Onix, da Chevrolet, que é o líder isolado no varejo (onde se conta apenas emplacamentos para pessoas físicas), terminou o mês em segundo lugar, muito perto do modelo da Fiat. Foram 14.484 carros vendidos, recorde na história da marca.
A vida do Onix não será fácil em 2015. A Ford seguiu uma receita parecida no novo Ka, que do antigo só herdou o nome. Com bom custo-benefício, espaçoso e moderno, o hatch teve uma estreia surpreendente e já entrou para o top 5 do ranking de vendas – em novembro foram 10.748 unidades vendidas, 630% a mais do que o antigo Ka havia conseguido no mesmo mês do ano passado.
Velhos nomes
Enquanto isso, Gol e Uno, que duelaram por anos pelas primeiras posições, vivem um período de ostracismo. Mesmo renovados e com várias versões à venda, os dois compactos perderam espaço para novidades como o HB20 e Sandero, além dos modelos citados da GM e Ford.
A boa notícia é que, com mais competidores no mercado, as vendas estão mais distribuídas, o que aumenta a concorrência e beneficia o consumidor. Só falta mesmo ver os preços dos carros baixar, mas isso não deve ocorrer tão cedo – até o IPI voltará em janeiro, provocando uma nova alta de preços.
RANKING TOTAL DE VENDAS:

VEÍCULOS - Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova

Eles ajudam na frenagem e começam a ser exigidos em 2016.
Inicialmente, serão para 10% desses veículos; em 2019, chegarão a 100%.


O Conselho Nacional de Trânsito determinou, em resolução publicada nesta terça-feira (9), que motos deverão sair de fábrica com sistemas que auxiliam na frenagem. Eles serão exigidos, de forma escalonada, a partir de 2016. Primeiro, para 10% das motocicletas novas. Até 2019, chegarão a 100%.

As motos novas que têm menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das rodas(veja no vídeo acima), ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura.
O que é o ABS
O Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios, em português), obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. Para o especialista em motos Roberto Agresti, colunista do G1, "Testes em piso seco e condição de pavimentação ideal que comparam os espaços de frenagem de uma moto dotada de ABS e outra sem – e com um piloto habilidoso ao guidão – não resultam em grande diferença; contudo, a situação muda de figura se atrás do guidão estiver alguém inexperiente e/ou nem tão hábil, e, principalmente, se o chão estiver molhado".

O ABS permite frear forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é normal.
O que é o CBS
CBS é sigla em inglês para "Combined Braking System" (sistema de freios combinados, em tradução livre). É mais barato e também diferente do ABS. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.

A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o sistema, a moto consegue parar antes.
O acionamento do freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.