Palio ratifica liderança, Onix vira 2º e novo Ka entra para o top 5 pela primeira vez.
Uma verdadeira dança de cadeiras ocorre no mercado de veículos no Brasil neste final de ano. A mais importante delas foi ratificada em novembro: o Palio é agora, pela primeira vez, o carro mais vendido do país, desbancando o Gol, que liderava há 27 anos consecutivos. Com as 15.399 unidades emplacadas no mês passado, o Fiat acumula 161.379 carros em 2014, cerca de 2,1 mil exemplares a mais que o Volks. Mas há mais novidades.
O Onix, da Chevrolet, que é o líder isolado no varejo (onde se conta apenas emplacamentos para pessoas físicas), terminou o mês em segundo lugar, muito perto do modelo da Fiat. Foram 14.484 carros vendidos, recorde na história da marca.
A vida do Onix não será fácil em 2015. A Ford seguiu uma receita parecida no novo Ka, que do antigo só herdou o nome. Com bom custo-benefício, espaçoso e moderno, o hatch teve uma estreia surpreendente e já entrou para o top 5 do ranking de vendas – em novembro foram 10.748 unidades vendidas, 630% a mais do que o antigo Ka havia conseguido no mesmo mês do ano passado.
Velhos nomes
Enquanto isso, Gol e Uno, que duelaram por anos pelas primeiras posições, vivem um período de ostracismo. Mesmo renovados e com várias versões à venda, os dois compactos perderam espaço para novidades como o HB20 e Sandero, além dos modelos citados da GM e Ford.
A boa notícia é que, com mais competidores no mercado, as vendas estão mais distribuídas, o que aumenta a concorrência e beneficia o consumidor. Só falta mesmo ver os preços dos carros baixar, mas isso não deve ocorrer tão cedo – até o IPI voltará em janeiro, provocando uma nova alta de preços.
RANKING TOTAL DE VENDAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário