quinta-feira, 9 de julho de 2020

SAÚDE 2020 - COVID 19 - Células T no pulmão protegem crianças de formas graves da Covid-19

Alta concentração de células do sistema imunológico durante a infância e juventude pode explicar por que quadros graves da doença são menos comuns nos pequenos

Diferenças na fisiologia pulmonar e na função imunológica das crianças podem ser o motivo pelo qual quadros graves de Covid-19 são menos frequentes entre os pequenos e adolescentes. Médicos da Universidade do Texas e do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, publicaram um artigo sobre o assunto na edição de julho do American Journal of Physiology-Lung Cellular and Molecular Physiology.

Segundo o estudo realizado pelos especialistas, apenas cerca de 1,7% dos primeiros 150 mil casos do novo coronavírus nos EUA eram bebês, crianças e adolescentes — o que é pouco, considerando que 22% dos norte-americanos fazem parte deste grupo. "Essas taxas profundamente reduzidas de infecção sintomática, hospitalização e morte estão muito além da [representação] estatística, requerem mais exames e podem ser a chave para identificar agentes terapêuticos [para a Covid-19]", escreveram os autores do artigo.

Sars-CoV-2 utiliza a enzima de conversão da angiotensina 2s (ACE2), presente nas nossas células, como porta de entrada para invadir e controlar estas partículas humanas. Segundo o novo estudo, as crianças, entretanto, tem uma quantidade muito menor de ACE2 no corpo do que os adultos.

Além disso, os cientistas observaram que o sistema imunológico dos mais jovens responde ao novo coronavírus de maneira distinta dos adultos. Entre as diferenças está a ação das células T, que são capazes de combater ou limitar a inflamação causada pelo patógeno.

"As células T têm uma resposta viral e também uma resposta moduladora imunológica. Em casos graves de pacientes adultos com Covid-19, vimos que essas células T diminuem, reduzindo a capacidade de combater o vírus", afirmou Harry Karmouty-Quintana, coautor do estudo, em declaração à imprensa. "Nas crianças, essas células T parecem ser mantidas [no mesmo nível], mantendo ainda a capacidade combater o vírus."

via: galileu

domingo, 5 de julho de 2020

SOBRAL 2020 - HINO DE SOBRAL


CEARÁ 2020 - SAÚDE - Avião com 70 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs) chegou em Fortaleza, nesta madrugada


O Governo do Ceará recebeu, na madrugada deste sábado (4), mais um carregamento com 70 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs) adquiridos para dar mais segurança aos profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia de Covid-19.
Os equipamentos serão distribuídos aos hospitais e unidades da rede pública estadual e, também, para ajudar a rede de saúde dos municípios cearenses.
O avião pousou à 1h10, no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, carregado com máscaras, aventais e toucas descartáveis e  máscaras N95.
Esse é o quarto avião que desembarca no Ceará, com carregamentos para ajudar no combate à pandemia. Em abril, chegaram as primeiras 90 toneladas de insumos, testes e EPIs. Já em maiôs, os 200 primeiros respiradores e mais testes rápidos. No final de junho, outros 300 respiradores.

SOBRAL 2020 - ANIVERSÁRIO DE 247 ANOS DE SOBRAL - PARABÉNS SOBRAL



Neste domingo (5 de julho) Sobral vivencia o ducentésimo quadragésimo sétimo (247º) aniversário da sua emancipação política. 

A 14 de novembro de 1772, por ordem do Governador e Comandante Geral de Pernambuco, Manoel da Cunha de Menezes, foi criada a Vila Distinta e Real de Sobral. 

Sua instalação oficial, bem como a eleição e posse da primeira Câmara de Vereadores só aconteceu no dia 05 de julho de 1773.

BRASIL 2020 - "Após 14 anos, transposição do Rio São Francisco entra na reta final"


"O primeiro "milagre" da transposição do Rio São Francisco foi em 2017, quando o rio salvou 500 mil paraibanos da severa estiagem que atingiu o estado. Agora, passados quatro governos e 14 anos da instalação da pedra fundamental, a obra que desloca parte das águas do "Velho Chico" entra na reta final."

"Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou mais um trecho no município de Salgueiro (PE), da obra que foi tirada do papel em 2007 no governo Lula, avançou nas presidências de Dilma Rousseff e Michel Temer, e deve ser concluída na atual gestão. O prazo de conclusão foi adiado várias vezes e agora a nova previsão é junho do ano que vem."

"O São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), percorre 2.800 quilômetros e deságua em Penedo (AL). A transposição é a maior obra hídrica já realizada no país. Soma 477 quilômetros de extensão com 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de energia, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis."

"Assim que for completado, o projeto deve beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, estados historicamente vulneráveis à seca."

"A obra é dividida em dois eixos: o leste, que tem 217 km, deve levar água a 5,5 milhões de habitantes de 170 cidades de Pernambuco e da Paraíba; e o norte, com 260 km, deve garantir segurança hídrica a mais de 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares."

"Orçado em R$ 4,5 bilhões, ao longo dos anos o projeto viu aumentar os custos ambientais e de engenharia. Até hoje o governo federal já desembolsou R$ 10,8 bilhões, mais que dobro do previsto."

"Em março de 2017, Michel Temer fez uma inauguração às pressas do eixo leste. Lula e Dilma também participaram de um ato simbólico de inauguração no mesmo ano para reivindicar a paternidade petista do projeto. Agora foi a vez de Jair Bolsonaro abrir mais uma comporta."

"Cada eixo está 97% finalizado, mas faltam obras complementares que, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, não comprometem a pré-operação. O eixo leste já abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas, cerca de 1/4 do potencial, segundo o governo."


via:gazetadopovo.com.br