sábado, 3 de maio de 2014

BRASIL - Cai nível de água do Sistema Cantareira (SP) para 10,5%

Maio começa com nova queda nos reservatórios do Sistema Cantareira. Os mananciais nesta sexta-feira (2) marcam 10,5% da capacidade total de armazenamento, o menor valor já registrado na história do sistema. Na mesma data de 2013, os reservatórios estavam com pouco mais de 62%.

Uma pesquisa feita pelo climatologista da Somar, Paulo Etchichury, mostra que de maio a agosto o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caíram cerca de 10%, isso indica que os mananciais poderão secar nos próximos três meses, caso nada seja feito pelas autoridades. A Sabesp anunciou em março obras para utilizar o volume morto, algo que deve garantir o fornecimento de água para a Grande São Paulo até novembro.

O ritmo de queda no volume do Sistema Cantareira foi retardado pela queda nas temperaturas, que a partir de agora ficam mais amenas. Enquanto nos meses de outono e inverno o declínio a cada 30 dias é de aproximadamente 3%, entre janeiro e fevereiro deste ano a capacidade de armazenamento de água nos mananciais caiu 8%, saiu de 22% para 16%.

Na capital paulista, os termômetros em janeiro ficam em média entre 18°C e 27°C. Já em maio, por causa do outono, as temperaturas mínimas, ou seja, as registradas na madrugada, ficam em torno dos 13°C e as tardes não marcam máximas muito acima dos 23°C. “Então por mais que as chuvas diminuam, o consumo deve cair também com a chegada do frio”, explica Etchichury.

A partir de agora, a atmosfera já começa a apresentar características da estação seca, as noites ficam estreladas e os dias serão de sol e baixa umidade do ar. A previsão climática indica chuvas acima do normal para São Paulo em maio, mas isso não quer dizer acumulados elevados a ponto de reverter a situação de seca nos reservatórios, apenas as médias que são baixas nesta época do ano e qualquer chuva mais intensa faz o volume de água ficar além do esperado.

Em volumes absolutos, estima-se acumulados de chuva em torno dos 100mm nos próximos 30 dias. Na Cantareira, o normal para este mês é chover em torno dos 80mm, mas nem que valor seja alcançado o sistema sairá da situação crítica, pois tanto março, quanto abril, tiveram precipitações dentro do esperado para o período.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

CEARÁ - SAÚDE - Ministério da Saúde suspende recursos destinados a 40 municípios cearenses



De acordo com portaria do Ministério da Saúde publicada na manhã desta sexta-feira (2) no Diário Oficial da União, está suspensa a transferência de recursos financeiros para 40 municípios cearenses por estes apresentarem irregularidades no setor.
Entre as falhas estão o não cadastramento dos serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e a alimentação inadequada do Sistema de Informação Ambulatorial.
Desta forma fica suspensa a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, dos meses de janeiro a abril de 2014, para aqueles que se encontram irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março.
Em todo o País, 1.027 municípios receberam a punição. A portaria, que entra em vigor já nesta sexta-feira com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano atinge aos seguintes municípios cearenses:
Acarape
Acopiara
Antonina do Norte
Ararendá
Aratuba
Arneiroz
Baixio
Barro
Canindé
Cariús
Catarina
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Graça
Horizonte
Ibicuitinga
Iguatu
Ipaumirim
Itatira
Jati
Jucás
Madalena
Mauriti
Milagres
Mombaça
Moraújo
Orós
Paraipaba
Paramoti
Porteiras
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Senador Sá
Trairi
Tururu
Umari
Umirim
Viçosa do Ceará
VIA: M.S.

quinta-feira, 1 de maio de 2014


INFO - Windows XP vulnerável para sempre após bug do Internet Explorer

Estamos de volta com um ALERTA: uma falha permanente foi encontrada no navegador Internet Explorer, da Microsoft. Isto está deixando os computadores mais antigos vulneráveis a ataques hackers.
Esta brecha de segurança encontrada nas versões 6 a 11 do browser permite que cibercriminosos tomem controle de máquinas infectadas. Isto forçará a fabricante do Windows a liberar um pacote pata a correção do problema. Mas, o fim do suporte para o Windows XP, vai deixar seus usuários vulneráveis por tempo indeterminado.

O bug pode ser explorado por cibercriminosos já que pode conceder permissões de administrador do sistema. Com isso, eles seriam capazes de controlar os computadores remotamente, apagar e modificar arquivos e instalar programas maliciosos para roubar os dados pessoais do usuário da máquina.
Apesar dos PCs com Windows XP serem mais propensos a ataques pela falta de suporte, um quarto dos usuários de Internet do mundo – fatia que corresponde ao total de usuários IE – estarão vulneráveis à ameaça até que uma atualização corretiva chegue, o que pode levar até um mês.
A Microsoft alerta ainda que as versões mais visadas são do IE 9, 10 e 11, em qualquer sistema operacional desktop da empresa.
O que fazer?
Enquanto o update não chega, a utilização do Internet Explorer é contraindicada. Além disso, vale lembrar que usuários do Windows 8.1 devem fazer o download do pacote de atualizações “Update 1″ para tornar seus PCs aptos a baixar correções de segurança da Microsoft. Já usuários do Windows XP devem usar outros navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox para evitar maiores problemas, ou fazer o upgrade para o Windows 7.

BRASIL - SAÚDE - Campinas chega a 17 mil casos de dengue na maior epidemia da história

Região Norte é a mais afetada do município, de acordo com a Prefeitura.
Secretaria de Saúde investiga quatro mortes e um óbito já foi registrado.


Campinas será a base da seleção portuguesa e nigeriana durante a Copa do Mundo
Em meio a maior epidemia de dengue da história da cidade, a Prefeitura de Campinas(SP) divulgou novo balanço e o número de casos confirmados chegou a 17.136 de 1º de janeiro até esta segunda-feira (28). No levantamento anterior, de 17 de abril, eram 14.002. A Secretaria de Saúde investiga quatro mortes e um óbito de morador do município já foi registrado.
Diferentemente dos balanços anteriores, a região Norte agora é a mais afetada da cidade e são 4.505 casos confirmados. Em seguida vem a Noroeste, com 4.269, Sudoeste (3.552), Sul (3.010) e Leste (1.800). Segundo a Prefeitura, durante combate à doença foram visitados 120 mil imóveis para retirada de criadouros desde o ano passado.
Ainda de acordo com a administração municipal, foram feitos mutirões de limpeza em 200 bairros de todas as regiões da cidade, com ênfase no Campo Belo, Campo Grande e Ouro Verde. Com autorização da Justiça, agentes de saúde têm entrado em imóveis fechado para eliminar focos de dengue. A Prefeitura mencionou ainda a autorização para contratar 122 novos profissionais de enfermagem.

Recomendações
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.
Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o cuidado do gestor local com ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.
VIA:G1


quarta-feira, 30 de abril de 2014

FORTALEZA - Bairro de Fortaleza homenageou Ayrton Senna pra se livrar do estigma da violência

Conhecido por uma chacina, o bairro Pantanal, em Fortaleza, mudou de nome para Planalto Ayrton Senna, em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1



Há exatos 20 anos, a vida do piloto Ayrton Senna da Silva terminou quando a sua Williams se chocou violentamente na curva Tamburello, do autódromo de Ímola, na Itália. No entanto, o tricampeão mundial de Fórmula 1 segue vivo em diversas formas no cotidiano brasileiro.
Apesar de não existirem registros de que o ídolo do automobilismo tinha ligações com o Ceará, um bairro da periferia de Fortaleza recebeu o seu nome. Anteriormente conhecido como Pantanal, o Planalto Ayrton Senna passou a ser chamado dessa forma, de maneira oficial, a partir de 2003.
A mudança foi feita para tentar tirar da comunidade o estigma de violência, que ficou marcado em 1993, quando dois homens numa moto assassinaram três adolescentes em um local próximo à comunidade. O episódio ficou conhecido como a ‘Chacina do Pantanal’.
A ideia era que o nome do campeão mundial das temporadas de 1988, 1990 e 1991, sempre ligado à ações beneficentes, poderia ajudar a diminuir o citado estigma e o preconceito que os moradores do bairro passaram a sofrer.
Pantanal ou Planalto Ayrton Senna?
Entretanto, vários moradores ainda se referem à localidade pela antiga nomenclatura. “Moro e trabalho aqui no Pantanal há três anos”, fala o feirante Alexandre Fortunato, citando que a área é muitas vezes confundida com outros bairros da região, como José Walter.
A opinião não é compartilhada pela dona de casa Elisabete Souza. “Sempre que me perguntam, respondo: moro no Planalto Ayrton Senna, afinal é o nome dele”, garante ela, que reside na localidade há 22 anos.
Insegurança
Se muitas vezes discordam sobre o nome do bairro, os moradores reclamam de algo em comum: a insegurança. “Infelizmente, aqui é perigoso, não se pode descuidar”, lamenta Alexandre.
VIA:TRIBUNA CEARA

CEARÁ - PM do Ceará determina limite de velocidade para motos e viaturas

A Polícia Militar do Ceará baixou determinação estabelecendo limite de velocidade para motos e viaturas. A nota é assinada pelo coronel José Maria Barbosa Soares e se refere às unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

A medida foi tomada na última quarta-feira (23) e publicada nesta segunda-feira (28). A ordem é que os comandantes de motos e viaturas “só excedam o limite de velocidade da via em que estão circulando por um motivo extremamente relevante”.

A determinação indica ainda que sejam comunicados o oficial de serviço da unidade e, também, o coordenador da PM na Ciops explicitando o motivo e o percurso a ser realizado.

O CPE é um comando que envolve batalhões como o Raio, o Choque e a Polícia Rodoviária.

Fonte: Tribuna do Ceará

segunda-feira, 28 de abril de 2014

VEÍCULOS - CUIDADO, RODAR POUCO ESTRAGA O MOTOR!

A publicitária Fernanda Pereira mora pertinho do seu trabalho na capital paulista. Entre ida e volta, o percurso não chega a seis quilômetros. Mesmo assim, ela prefere ir dirigindo. Recentemente, começou a ouvir uns barulhinhos estranhos em seu carro e, quando soube do diagnóstico, teve a desagradável surpresa: o motor estava com problemas devido ao uso restrito. Fernanda tirou pessoalmente a prova de que rodar pouco estraga a motorização, não é apenas um mito.

Para saber quem corre o mesmo risco, antes é preciso conhecer o que se entende por rodar pouco. “O que prejudica são os trajetos curtos, que fazem com que o motor não atinja sua temperatura ideal de trabalho. Quando a gasolina não aquece totalmente, ela forma uma camada preta, uma incrustação que dificulta a refrigeração. O motor que trabalha em temperatura mais baixa carboniza mais”, explica o professor de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Silvio Sumioshi.
Integrante do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, o também professor universitário Marcelo Alves ressalta que pode haver fadiga prematura de algumas peças e do próprio propulsor. “Ao rodar percursos muitos curtos, e por pouco tempo, o motor não atinge a condição ideal de funcionamento. Isso pode ser prejudicial por conta de fadiga prematura de alguns componentes. A má aplicação do motor pode fazer com que ele trabalhe mais próximo do seu limite de projeto por um tempo maior, o que faz com que a vida útil seja reduzida”, comenta. Alves afirma ser difícil quantificar a quilometragem ou o tempo necessários para evitar esse desgaste do motor. Já Sumioshi acredita que, de maneira geral, é preciso rodar aproximadamente dez quilômetros. “É o mínimo para evitar danos ao motor, principalmente no inverno, quando ele demora mais para aquecer”, complementa.
Mas se você é do tipo que deixa o carro parado por muitos dias, não precisa se preocupar. A não ser que o veículo fique encostado por meses. “Deixar o veículo parado durante meses, sem nenhum uso, mantido sempre desligado, também é prejudicial, pois muitas das peças de borracha e polímeros tendem a se degradar. Assim, mangueiras e vedações podem romper e, com o vazamento de água ou óleo, o motor pode ser danificado. Combustível e lubrificante também estragam e o seu uso nessa condição faz o motor falhar”, ensina o professor da Poli-USP.
A dica neste caso é ligar o carro com certa frequência; mas é preciso mantê-lo ligado por um bom tempo. “Não adianta deixar só dois ou três minutinhos ligado, pois isso só piora o problema, entrando na questão de não aquecer direito”, lembra Sumioshi. E, quando for colocar o motor para funcionar, não se esqueça de verificar se algum fluido vazou. Caso tenha ocorrido vazamento, o ideal é consultar o mecânico. Não havendo vazamentos, é importante ter alguns cuidados ao ligar o motor. O lubrificante estará praticamente todo decantado no cárter. A sugestão, nesse caso, é acionar o motor de partida sem que o veículo funcione –, isso faz com que o óleo seja bombeado para todas as partes do motor. Nunca se deve acelerar fundo nessa situação, nem sair forçando o motor.
Agora, se o seu problema é utilizar o carro pouquíssimos quilômetros por dia, o professor da FEI recomenda tentar fazer percursos mais longos. Ou, então, deixar o carro em casa quando for apenas até a padaria próxima de casa, por exemplo.
Sumioshi recomenda ainda abastecer com gasolina aditivada e usar produtos específicos para a limpeza do motor. “O aditivo da gasolina ajuda a reduzir a carbonização e a limpar a tubulação e os injetores. Para que o combustível aditivado cumpra esse papel, dê preferência para grandes distribuidoras e marcas conhecidas. Esses produtos que misturam na gasolina para a limpeza do motor também são eficientes”, afirma. Levar o carro ao mecânico para uma limpeza profissional também é uma das recomendações do especialista.
VIA:revistaautoesporte

domingo, 27 de abril de 2014


VEÍCULOS - Confira as dicas de manutenção de acordo com a quilometragem do seu carro


Confira quais são as principais ocorrências de manutenção desde que o carro é comprado novo, até completar 100.000km:

Até 10.000km

O carro vive sua primeira idade e estreita as relações com seu dono. Neste período será feita a primeira troca do óleo e de seu filtro. Mesmo os fabricantes que recomendam a substituição aos 15.000km sabem (e avisam no manual) que, em caso de uso severo, o serviço deverá ser feito na metade do tempo. Por "uso severo" entenda-se situações como rodar a maior parte do tempo no trânsito pesado, percorrer distâncias curtas que mal dêem para o motor atingir a temperatura ideal de uso e circular por estradas empoeiradas. Ou seja, coisas comuns para a maior parte dos carros. Na revisão, será verificado o básico: luzes, estado das pastilhas de freio, fluidos e possíveis vazamentos. A probabilidade de surgirem defeitos é pequena, salvo em situações como falhas na fabricação ou montagem.

10.000km a 20.000km

A ação dos elementos externos começa a fazer diferença, e os primeiros problemas podem aparecer.
- Recebemos muitas reclamações de proprietários de carros flex que rodam sempre com álcool. O sintoma principal é a perda de rendimento, e na maior parte desses casos há entupimento em algum dos bicos injetores. Em 90% das vezes, a razão é a mesma: uso de combustível adulterado, batizado com água - explica o mecânico Carlos José Andrade, especializado em sistemas de injeção.
É hora de regular os faróis e verificar os freios e a embreagem. É raro que haja problemas com uma quilometragem tão baixa, mas pode ocorrer desgaste precoce devido às condições de uso. Neste intervalo de tempo, poderá ser feito o rodízio dos pneus e, se necessário, o alinhamento e o balanceamento.

20.000km a 40.000km

É o momento de dar uma boa geral no carro, com troca das velas e dos filtros de combustível e ar. Na média, o automóvel estará com pouco mais de um ano de uso, e será preciso substituir as palhetas dos limpadores do para-brisa e o líquido do radiador.

- Quando a mistura de água e aditivo do radiador não é trocada anualmente ou na quilometragem recomendada pelo fabricante, pode haver até formação de uma crosta no interior das mangueiras. isto eleva a pressão no sistema e pode causar entupimentos - diz o mecânico Eduardo Roberto Souza.
Dê uma atenção especial às coifas que recobrem partes da transmissão. Basta uma linha de pipa enrolada à peça para provocar rasgos e deixar expostas partes caras e sensíveis à sujeira, como a junta homocinética.

40.000km a 60.000km

O carro já tem mais de dois anos de uso, passou por diversas trocas de óleo e, pelo menos, três revisões - se tudo seguiu o cronograma pré-determinado. É a idade da razão, quando quem pretende continuar com o carro deverá observar o estado de partes pouco conhecidas, como a válvula termostática. Responsável pelas trocas de água entre o radiador e o motor, esta peça pode apresentar desgaste e travar, principalmente se o proprietário deixar de substituir a água do radiador. Esse é o ciclo natural: uma falha anterior de manutenção cobrará seu preço alguns quilômetros adiante. Na maioria dos carros, será a vez de substituir a correia que aciona o comando de válvulas e também a responsável pelo funcionamento dos periféricos - alternador, bomba d'água, bomba da direção hidráulica e compressor do ar-condicionado.

60.000km a 80.000km

Se o motorista teve a sorte de escapar dos buracos e manteve seus pneus livres de bolhas e rasgos, a vida útil do conjunto estará perto do fim. A suspensão também poderá apresentar problemas, com o desgaste natural dos amortecedores e de seus respectivos batentes. Na revisão, o estado da junta do cabeçote e dos retentores do motor deverá ser visto cuidadosamente, para evitar vazamentos. Mangueiras de combustível também serão alvo de inspeção rigorosa, pois podem ressecar com o tempo e o uso. Até as braçadeiras merecem atenção - e reajustes.
- Se for preciso substituir a junta do cabeçote, é importante optar sempre pelo componente original, recomendado pelo fabricante. Peças de qualidade inferior podem apresentar desgaste precoce ou vedação insuficiente - explica Eduardo.

80.000km a 100.000km

Provavelmente, o carro terá seu segundo dono. Ou então, o primeiro já olha para o automóvel na garagem e pensa em trocá-lo. Em qualquer situação, os cuidados serão os mesmos: repetir boa parte dos procedimentos anteriores de acordo com o intervalo e verificar o comportamento de alguns componentes que ainda são os originais. A bateria estará no fim de sua vida útil. Vale conferir, em uma oficina especializada, como está sua capacidade de armazenar energia. Caso seja preciso trocá-la, opte por uma que tenha as mesmas especificações da original. Falhas no motor podem indicar problema no sensor de oxigênio (sonda lambda). Se aparecerem ruídos oriundos das rodas, os rolamentos devem ser verificados. Nos carros com freios traseiros a tambor, é bom observar o estado das sapatas. Nos dianteiros, vale checar se os discos ainda estão íntegros.
VIA:OGLOBOECONOMIA