sábado, 9 de agosto de 2014

SAÚDE - Descoberta substância natural que mata mosquito da dengue


Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP)conseguiram um avanço importante ao encontrar uma substância 100% natural que mata o mosquito em estágio de larva e na fase adulta, além de funcionar como repelente.


A descoberta foi feita pelo pesquisador Vinícius Luiz da Silva, em uma parceria entre os laboratórios dos professores Jonas Contiero (Departamento de Bioquímica e Microbiologia) e Claudio José Von Zuben (Departamento de Zoologia), do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. O professor Von Zuben estuda há sete anos aspectos da biologia do mosquito para embasar a implantação de estratégias de controle.

O resultado foi obtido através do uso da substância ramnolipídio, um metabólito microbiano oriundo da bactéria Pseudomonas aeruginosa LBI, associada a solos contaminados por petróleo. A bactéria foi encontrada em um terreno onde antes funcionava um posto de combustível pela equipe do professor doutor Jonas Contiero, do Laboratório de Microbiologia Industrial da Unesp, que há 17 anos realiza pesquisas nessa área.

A substância foi testada contra o mosquito da dengue no Laboratório de Entomologia, sob responsabilidade do professor Von Zuben, e obteve-se resultado positivo. O ramnolipídio conseguiu eliminar as larvas do Aedes aegypti e também o mosquito adulto. As larvas ficam submersas na água e precisam subir à superfície para respirar. O que mantém as larvas na superfície é a tensão da água. A substância quebra essa tensão impedindo a respiração das larvas, que morrem. Com relação ao mosquito adulto, a aplicação do produto quebra a cutícula do inseto, ou seja, a parede externa de proteção do corpo, levando-o à morte.

O sucesso nesses dois testes levou os pesquisadores a testar a eficácia do ramnolipídio como repelente. Os testes foram feitos com ratos brancos de laboratório, que foram anestesiados. O animal que teve a substância borrifada no corpo conseguiu repelir o mosquito, enquanto aquele que estava sem o produto foi picado pelo mosquito. Ou seja, a substância comprovou eficácia como bio-detergente, inseticida e repelente.

O professor Von Zuben explica que o produto poderá, no futuro, ser produzido em larga escala para ser utilizado no controle do mosquito da dengue. Porém, para isso, é preciso baratear os custos de produção, que ainda são muito altos. No momento, 10 miligramas da substância custam cerca de R$ 1.500,00. “O grande desafio é continuar os estudos e tentar otimizar a produção, tornando-a mais rápida e mais barata para a exploração comercial”, declara o pesquisador.

Enquanto o novo inseticida não chega ao mercado, a única forma eficiente de controle é a eliminação dos criadouros do mosquito. Ainda mais porque o inseto tem se adaptado ao clima e ao meio e conseguido se reproduzir mesmo em condições adversas, como a falta de chuva e oscilação de temperatura.


via:portalbrasil

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ISTO É UM RETRATO(é o novo) DA IMPUNIDADE NO BRASIL - Homem rouba motocicleta e deixa bilhete desaforado no interior do Ceará

Um caso inusitado foi registrado no interior do Ceará, no município de Russas, a 160 quilômetros de Fortaleza. Um ladrão roubou uma motocicleta e a abandonou na localidade do Córrego da Catita, zona rural da cidade. O detalhe é que o autor do roubo deixou um bilhete desaforado, com linguagem coloquial, afirmando que o veículo “nondar nem pra fazer um asalto” (sic),  e pedindo para o dono da moto ajeitar essa“poiqueira” (sic).
“Ajeita essa porqueira, macho, não dá nem pra fazer um assalto. buseta. Isso não serve nem pra botar no lixo, seu fulero. Compre uma brozinha, macho. Valeu, compadre”, diz o bilhete.
Em contato com o Tribuna do Ceará, o soldado da Polícia Militar Rogério de Souza Cruz, informou que o roubo aconteceu na última segunda-feira (4), mas o bilhete não consta no relatório policial. “Eu tenho conhecimento dele, por meio doWhatsapp. Realmente a motocicleta foi abandonada, nós a recolhemos e verificamos que havia uma queixa de roubo registrada”, explica.
A moto já foi devolvida ao dono. A polícia continua as buscas pelo autor do roubo, que ainda não teve a identidade revelada.

EM PLENA SECA E COM ECONOMIA SOBE E DESCE - Ceará é o maior mercado de carros de luxo do Nordeste

Estado possui mais de 30% na participação nas vendas de automóveis premium da região entre 2013 e 2014



Maior mercado consumidor de carros de luxo do Nordeste, com mais de 30% de participação nas vendas de automóveis premium na Região, o Ceará bate recordes em emplacamentos de carros importados de grandes marcas consolidadas no mercado mundial, como Honda, Mercedes-Benz e BMW. O Volume cresceu tanto que o Estado conseguiu quadruplicar a média de vendas por mês na capital cearense entre 2013 e 2014.
Conforme o João França Júnior, superintendente da Welle Motors - única concessionária BMW no mercado cearense -, as vendas de carros da marca BMW no Estado, nos seis primeiros meses de 2014, chegaram a média de 40 carros/mês contra a faixa de 10 carros vendidos mensalmente no mesmo período do ano passado.
"Com isso a BMW, que só não era líder de mercado em Fortaleza, a partir de março, passou a liderar também o mercado cearense. E no último mês de junho o Ceará chegou a ser o primeiro no ranking de automóveis BMW vendidos no Nordeste", comemora o superintendente.
Segundo ele, parte do crescimento está relacionado à mudança de gestão da BMW em Fortaleza pela Welle Motors, que também comercializa as marcas Mini (carro compacto) e Motorrad (moto). Porém, a expressividade da expansão, diz o executivo, se deve a uma conjunção de fatores.
Fortaleza tem tradição
Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Ponte, Fortaleza sempre teve tradição no consumo de carros de luxo e o consumo disparou a partir do Mercosul. "Fortaleza sempre foi um polo de consumo para esse tipo de carro. Hoje, a maioria dos automóveis são equipados com Air bag duplo, (freios) ABS, ar condicionado e direção hidráulica - itens antes considerados de luxo. E com acordos operacionais como o Mercosul, a entrada de importados de luxo foi ainda mais facilitada", reforça.
Fortaleza no topo

Presente em cinco capitais nordestinas, a Mercedes-Benz registrou, no referido período, incremento superior, em termos percentuais, em Teresina (357%), Natal (300%) e Recife (64%). Entretanto, em todos esses mercados o consumo não passou da casa de dois dígitos, ficando abaixo de Fortaleza, quando os números absolutos das vendas são observados.
Na capital do Piauí o total de carros da marca comercializados de janeiro a junho passou de 14, em 2013, para 64, em 2014. Em Natal, no Rio Grande do Norte, o número de unidades passou de 7 para 28 no mesmo período. Na capital pernambucana foram vendidos 97 carros no primeiro semestre desse ano, contra 59 no mesmo acumulado de 2013.
Por sua vez Salvador, na Bahia, ficou atras da performance cearense nos dois quesitos: em termos percentuais e em números absolutos. As vendas da marca na capital baiana passaram de 68 para 88 unidades entre os primeiros semestres de 2013 e 2014, com alta de 29%.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

VEÍCULOS - Pelo 2º mês seguido, Palio supera Gol como carro mais vendido

Hatch da Fiat emplacou 15.989 unidades, contra 14.347 carros da VW. 
Gol, entretanto, segue como líder de vendas no acumulado do ano.


Fiat Palio encerrou julho como veículo mais vendido do Brasil, com 15.989 unidades, superando pela segunda vez consecutiva o Volkswagen Gol, que fechou o mês com 14.347 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos. O Chevrolet Onix foi o terceiro mais vendido, com 14.015, se aproximando do concorrente da VW.

No acumulado do ano, o Gol mantém a dianteira do ranking, com 107.949 veículos, mas vê a distância para o rival da Fiat ser reduzida para menos de 10 mil carros. O Palio, que vendeu 1.640 unidades a mais do que o Gol em julho, está a 9.396 atrás do Volkswagen.
Julho foi o terceiro mês do ano em que o Gol não apareceu no topo do ranking da Fenabrave. Em março, o compacto da Volkswagen foi superado pelos Fiat Palio e Strada. No mês passado, apenas o Palio vendeu mais do que ele.
fenabrave