Estado possui mais de 30% na participação nas vendas de automóveis premium da região entre 2013 e 2014
Maior mercado consumidor de carros de luxo do Nordeste, com mais de 30% de participação nas vendas de automóveis premium na Região, o Ceará bate recordes em emplacamentos de carros importados de grandes marcas consolidadas no mercado mundial, como Honda, Mercedes-Benz e BMW. O Volume cresceu tanto que o Estado conseguiu quadruplicar a média de vendas por mês na capital cearense entre 2013 e 2014.
Conforme o João França Júnior, superintendente da Welle Motors - única concessionária BMW no mercado cearense -, as vendas de carros da marca BMW no Estado, nos seis primeiros meses de 2014, chegaram a média de 40 carros/mês contra a faixa de 10 carros vendidos mensalmente no mesmo período do ano passado.
"Com isso a BMW, que só não era líder de mercado em Fortaleza, a partir de março, passou a liderar também o mercado cearense. E no último mês de junho o Ceará chegou a ser o primeiro no ranking de automóveis BMW vendidos no Nordeste", comemora o superintendente.
Segundo ele, parte do crescimento está relacionado à mudança de gestão da BMW em Fortaleza pela Welle Motors, que também comercializa as marcas Mini (carro compacto) e Motorrad (moto). Porém, a expressividade da expansão, diz o executivo, se deve a uma conjunção de fatores.
Fortaleza tem tradição
Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Ponte, Fortaleza sempre teve tradição no consumo de carros de luxo e o consumo disparou a partir do Mercosul. "Fortaleza sempre foi um polo de consumo para esse tipo de carro. Hoje, a maioria dos automóveis são equipados com Air bag duplo, (freios) ABS, ar condicionado e direção hidráulica - itens antes considerados de luxo. E com acordos operacionais como o Mercosul, a entrada de importados de luxo foi ainda mais facilitada", reforça.
Fortaleza no topo
Presente em cinco capitais nordestinas, a Mercedes-Benz registrou, no referido período, incremento superior, em termos percentuais, em Teresina (357%), Natal (300%) e Recife (64%). Entretanto, em todos esses mercados o consumo não passou da casa de dois dígitos, ficando abaixo de Fortaleza, quando os números absolutos das vendas são observados.
Na capital do Piauí o total de carros da marca comercializados de janeiro a junho passou de 14, em 2013, para 64, em 2014. Em Natal, no Rio Grande do Norte, o número de unidades passou de 7 para 28 no mesmo período. Na capital pernambucana foram vendidos 97 carros no primeiro semestre desse ano, contra 59 no mesmo acumulado de 2013.
Por sua vez Salvador, na Bahia, ficou atras da performance cearense nos dois quesitos: em termos percentuais e em números absolutos. As vendas da marca na capital baiana passaram de 68 para 88 unidades entre os primeiros semestres de 2013 e 2014, com alta de 29%.
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