sábado, 1 de outubro de 2016


ELEIÇÕES 2016: 56 MUNICÍPIOS TÊM APENAS MULHERES CANDIDATAS AO CARGO DE PREFEITO


A participação da mulher brasileira na política tem aumentado a cada ano. Em cumprimento ao que estabelece a legislação eleitoral, os partidos e coligações têm incentivado uma maior presença feminina não apenas nos diretórios das agremiações, mas também como candidatas a cargos eletivos. 

Nas Eleições Municipais 2016, por exemplo, segundo dados de quarta-feira (28), há 56 municípios de 17 estados com apenas mulheres candidatas ao cargo de prefeito.

A maior participação feminina para uma vaga nas prefeituras está no Rio Grande do Norte. Lá, em oito municípios (Lucrécia, Frutuoso Gomes, Ouro Branco, Serra Caiada, Santa Cruz, São José do Campestre, São Vicente e Taboleiro Grande), apenas mulheres se candidataram ao cargo de prefeito. 

No estado de São Paulo, são sete cidades: Alto Alegre, São João de Iracema, Barão de Antonina, Cássia dos Coqueiros, Magda, Nova Granada e Ocauçu.

As outras unidades da Federação com municípios nessa situação são: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

ELEIÇÕES 2016 - COM QUAL DOCUMENTO VOCÊ PODE VOTAR?


Vamos lembrar o que é importante neste domingo (2) de eleições municipais. Mesmo quem perdeu o título pode votar. O eleitor não pode esquecer de levar um documento com foto – pode ser carteira de identidade, de motorista, de trabalho, até passaporte – mas tem que ser um documento oficial.

E também vai precisar do número do título de eleitor. Se perdeu, não sabe onde guardou, não tem problema. Dá para consultar o número do título e também o local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral.


Lembrando que celular não entra na cabine de votação. Também não pode usar camiseta com propaganda de candidato. No máximo um bottom, um adesivo.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SAÚDE 2016 - Quem gosta de ficar sozinho tem vantagens em relação aos que vivem acompanhados


O que você faz quando quer descansar? Uma pesquisa da fundação Hubbub, revelou algumas informações interessantes sobre o que é descansar de verdadee qual o melhor jeito para fazer isso. Você vai se surpreender.

Como descansar bem?

Descansar é algo subjetivo e varia de pessoa para pessoa. Para alguns, significa acalmar a mente. Para outros, tranquilizar o corpo. Ou ainda os dois. Segundo o estudo, realizado em parceria com a Universidade de Durham, da Inglaterra, que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas, de 134 países, a forma mais eficiente para descansar é: estar sozinho
De acordo com a pesquisa, as pessoas costumam descansar por volta de três horas e seis minutos, a partir de cinco atividades que foram consideradas as mais relaxantes: “ler”; “estar em um ambiente cheio de natureza”, “estar sozinho”, “ouvir música” e “fazer nada”, nessa ordem.
A questão é que, a maior parte das atividades citadas, são feitas quando se está sozinho. Os resultados surpreenderam, principalmente porque as práticas como “encontrar amigos e familiares”, “conversar”, “beber”, ficaram em posições baixas. Situação que se aplicou tanto para pessoas extrovertidas quanto para pessoas menos sociáveis.
“As pessoas disseram que, quando estão sozinhas, em geral elas focam mais naquilo que estão sentindo, no seu próprio corpo e nas próprias emoções”, explica o psicólogo Ben Alderson-Day, um dos autores do estudo, em entrevista para o site de notícias americano da BBC, parceiro da pesquisa.
Entretanto, a ciência não concorda. Foi constatado que, quando o cérebro não está fazendo nada, na verdade ele está. Quanto mais foco em uma tarefa, mais ocupado ele fica, ainda que essa atividade seja o “não fazer nada”.
Outro resultado foi que as pessoas que tinha descansado mais de seis horas no dia anterior não se sentiam tão bem quanto as outras, que descansaram menos. Esses dados e outras análises ainda devem ser publicadas mais para frente, com mais detalhes.
vix.com/ciencia

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

BRASIL 2016 - Eleitores não podem ser presos a partir desta terça



A partir desta terça-feira, 27, eleitores brasileiros não podem ser presos ou detidos, salvo em caso flagrante ou pra cumprimento de sentença criminal. A medida ocorre por conta das eleições deste domingo, 2, e terá vigência até 48 horas após a conclusão das eleições deste ano.

A ação, prevista no Código Eleitoral em vigor desde 1965, foi inserida na legislação em 1932 com o objetivo de coibir a intimidação de eleitores pelos “coronéis” da época.

Até os dias de hoje, ainda são registrados episódios semelhantes, onde autoridades locais tentam utilizar seu peso político para intimidar eleitores, policiais ou oficiais da Justiça Eleitoral.

Atualmente, a medida é questionada por juristas, mas nunca subiu ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal”, diz artigo 236 do Código Eleitoral. 
agenciabrasil