sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SAÚDE 2016 - Quem gosta de ficar sozinho tem vantagens em relação aos que vivem acompanhados


O que você faz quando quer descansar? Uma pesquisa da fundação Hubbub, revelou algumas informações interessantes sobre o que é descansar de verdadee qual o melhor jeito para fazer isso. Você vai se surpreender.

Como descansar bem?

Descansar é algo subjetivo e varia de pessoa para pessoa. Para alguns, significa acalmar a mente. Para outros, tranquilizar o corpo. Ou ainda os dois. Segundo o estudo, realizado em parceria com a Universidade de Durham, da Inglaterra, que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas, de 134 países, a forma mais eficiente para descansar é: estar sozinho
De acordo com a pesquisa, as pessoas costumam descansar por volta de três horas e seis minutos, a partir de cinco atividades que foram consideradas as mais relaxantes: “ler”; “estar em um ambiente cheio de natureza”, “estar sozinho”, “ouvir música” e “fazer nada”, nessa ordem.
A questão é que, a maior parte das atividades citadas, são feitas quando se está sozinho. Os resultados surpreenderam, principalmente porque as práticas como “encontrar amigos e familiares”, “conversar”, “beber”, ficaram em posições baixas. Situação que se aplicou tanto para pessoas extrovertidas quanto para pessoas menos sociáveis.
“As pessoas disseram que, quando estão sozinhas, em geral elas focam mais naquilo que estão sentindo, no seu próprio corpo e nas próprias emoções”, explica o psicólogo Ben Alderson-Day, um dos autores do estudo, em entrevista para o site de notícias americano da BBC, parceiro da pesquisa.
Entretanto, a ciência não concorda. Foi constatado que, quando o cérebro não está fazendo nada, na verdade ele está. Quanto mais foco em uma tarefa, mais ocupado ele fica, ainda que essa atividade seja o “não fazer nada”.
Outro resultado foi que as pessoas que tinha descansado mais de seis horas no dia anterior não se sentiam tão bem quanto as outras, que descansaram menos. Esses dados e outras análises ainda devem ser publicadas mais para frente, com mais detalhes.
vix.com/ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário