terça-feira, 30 de junho de 2015

FUTEBOL 2015 - Messi dá show, Argentina atropela Paraguai e vai à final da Copa América

Se a Argentina devia ao público uma atuação de gala, essa conta está paga. Com um show de Lionel Messi, que teve em Pastore e Di Maria seus coadjuvantes de luxo, os vice-campeões do mundo enfiaram 6 a 1 no Paraguai e estão na final da Copa América, a uma vitória do fim de um jejum de 22 anos sem títulos.
A vaga na final premia uma equipe que foi correta ao longo da competição, mas soube brilhar na hora certa. Depois de uma primeira fase quase burocrática e uma disputa sofrida contra a Colômbia, a Argentina brilhou com Messi de garçom e terá o Chile como rival na decisão do próximo sábado.
É mais uma chance de título para uma geração brilhante que nunca venceu. Apesar de contar com o talento de Messi, Di Maria, Mascherano e outros, a Argentina não é campeã de nada no futebol profissional desde a Copa América de 1993. Desde então, parou no Brasil em duas finais de Copa América (2004 e 2007) e em uma Copa das Confederações (2005). No ano passado, perdeu a Copa do Mundo na prorrogação para a Alemanha.
E agora, ao contrário do que aconteceu no Brasil em 2014, a Argentina avança com Messi inspirado. Nesta terça, o camisa 10 armou o jogo, abriu espaços, deu caneta e participou de quatro dos seis gols de seu time, marcados por Rojo, Pastore, Di Maria (duas vezes), Aguero e Higuain – Barrios descontou. Só faltou o gol. Mas quem se importa?

SAÚDE 2015 - O cérebro começa a envelhecer muito antes do que você imagina

Se você tivesse que chutar a idade a partir da qual as pessoas começam a ficar “caducas”, o que você diria, aos 50 anos? Quem sabe um pouco mais tarde, aos 60 talvez? Pois saiba, caro e jovem leitor, que de acordo com alguns estudos, o cérebro humano começa a envelhecer e entrar em decadência quando ultrapassamos a idade de apenas vinte e poucos anos!
Um desses estudos, apresentado pela Universidade da Virginia, nos EUA, apontou que o declínio de alguns aspectos do desempenho cognitivo começa aos 27 anos de idade. Depois de avaliar dois mil indivíduos de diversas idades, os pesquisadores descobriram que aos vinte e poucos anos, embora os neurônios continuem trabalhando, as conexões que existem entre eles — as chamadas sinapses — vão se tornando menos eficientes.
Isso acaba afetando significativamente diversas atividades mentais, como a capacidade de desenhar e visualizar objetos mentalmente, por exemplo. E, aos 30 anos de idade, a memória e o raciocínio já não são mais os mesmos de poucos anos antes. Outro estudo, conduzido pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, apontou que o declínio cognitivo começa mais cedo ainda, aos 24 anos de idade.
Os pesquisadores canadenses chegaram a essa conclusão depois de avaliar o desempenho de 3.305 indivíduos com idades entre 16 e 44 anos. No estudo, os participantes jogaram um game que recriava situações do cotidiano ao mesmo tempo em que media a habilidade cognitiva dos voluntários — desde a capacidade de concentração até a de realizar várias atividades simultaneamente ou de mudar o foco de questões imediatas para algo mais no futuro.
Tal como haviam previsto, a velocidade com a qual os voluntários tomavam decisões e mudavam de uma atividade para a outra declinava conforme a idade aumentava. E, apesar de pesquisas anteriores já terem demonstrado isso, o estudo dos canadenses detectou que o primeiro declínio ocorre quando atingimos os 24 anos. Além disso, os cientistas descobriram que a partir dessa idade, a cada 15 anos a velocidade cognitiva diminui em aproximadamente 15%
CALMA... CALMA...
Apesar das descobertas reveladas nos estudos, o fato de que o declínio cognitivo comece tão cedo não significa que as pessoas simplesmente se tornem “caducas” aos 20 e poucos anos — afinal, o que não faltam são exemplos de gênios que continuaram lúcidos e produtivos mesmo com idades pra lá de avançadas!
Segundo os pesquisadores, o cérebro — esse órgão sensacional —compensa parte do declínio cognitivo de outras formas, tais como se basear em experiências e conhecimentos pré-existentes para antecipar e até prever o resultado de determinadas atividades ou, ainda, empregar atalhos mentais com o objetivo de dispensar grandes quantidades de informações e apenas avaliar aquelas relevantes para a conclusão de determinadas ações.
Além disso, também existem estudos que revelaram que algumas habilidades cognitivas — como a verbal, por exemplo — podem seguir aumentando conforme envelhecemos. Desta forma, e com base no que os pesquisadores descobriram sobre a forma como o cérebro compensa o “envelhecimento” mental, seguir aprendendo coisas novas e, assim, rechear a mente com mais e mais informações, pode ajudar a nivelar parte da perda cognitiva.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

TECNOLOGIA 2015 - Com os dias contados: começa campanha sobre o fim do sinal analógico de TV


A Anatel informa que desde o mês de maio, entrou no ar a campanha que deve avisar a população sobre o desligamento gradual do sinal analógico da televisão aberta no Brasil.
Começando em 2016 e indo até 2018, o processo vai extinguir completamente o sinal analógico e substituí-lo pelo sinal digital, com imagem e som muito melhores, que já está em pleno funcionamento. Por obrigação do Ministério das Comunicações, todos os veículos de radiodifusão deverão transmitir avisos para quem ainda recebe o sinal analógico indicando o encerramento futuro do serviço.
Quem visualizar o aviso (uma letra “A”, que se abre para mostrar a palavra “Analógico”) deve tomar as providências necessárias para passar a receber o sinal digital no curso de um ano. Usuários de televisões de tubo precisarão adquirir um conversor, caso o aparelho já não o tenha embutido, e possivelmente uma antena específica. Fácil de encontrar, o conversor teve seu preço bastante reduzido nos últimos tempos. É possível encontra-los por valores que variam de R$ 90 a R$120.
Cerca de um terço da população da região metropolitana de São Paulo ainda faz uso do sinal analógico de TV. A ideia é que essa transição não seja completada caso pelo menos 93% das residências não faça uso do sinal digital. Porém, segundo o ministro das comunicações Ricardo Berzoini, a campanha tem como objetivo nos próximos 12 meses colocar 100% das casas dentro do sistema digital.
Estão disponíveis um site e um telefone para ajudar as pessoas com dúvidas sobre esse processo. Acesse http://www.vocenatvdigital.com.br ou ligue 147 para obter mais informações.
O cronograma de desligamento prevê o fim do sinal analógico primeiramente na região do Distrito Federal e depois nos grandes centros urbanos do país. Confira uma lista resumida com a data do desligamento em algumas cidades. A relação completa pode ser encontrada no site da Anatel através desse link.
techmund