quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NATUREZA - Tremores de terra atingem costas cearense e pernambucana


O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou, no último domingo, 19, três terremotos a 1.270 quilômetros da costa cearense, e um outro tremor ontem próximo à costa pernambucana. O epicentro da atividade foi localizado a aproximadamente 775 km do nordeste da ilha de Ascensão.

Os tremores foram registrados na cordilheira meso-oceânica. A maior parte deles foi sentida ao norte da costa do Ceará. Os picos de magnitudes dos eventos foram registrados às 19h51min e 20h06min, quando marcaram 4.9 na escala Richter. Em entrevista ao Estadão, o pesquisador da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, justificou a atividade sísmica. “Não há motivos para pânico, mas é sempre bom a gente saber, pois é uma atividade sísmica ativa, que existe no Oceano Atlântico e  pode ser sentida com mais intensidade na nossa costa, como aconteceu em 1972, quando foi registrado um terremoto de sete graus de magnitude”, explicou.

O professor disse ainda ao Estadão que a terra no Nordeste está tremendo diariamente em escalas de dois graus. “São eventos na área de Sobral, no Ceará; e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, que têm áreas sísmicas ativas. Não dá para prever se podem acontecer grandes tremores como estão acontecendo na Cordilheira Meso Oceânica”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário