terça-feira, 28 de julho de 2015

MUNDO 2015 - Nasa descobre 'planeta gêmeo' da Terra em 'zona habitável'

'Nova Terra' pode já ter hospedado vida ou ainda ainda poderá fazê-lo, de acordo com descoberta


EUA - Cientistas da Nasa anunciaram a descoberta de um planeta com características tão semelhantes às do nosso que o chamaram de primo-irmão da Terra. O exoplaneta recebeu o nome do satélite da agência espacial, Kepler-452b. Os cientistas acreditam em boas chances para encontrar vida no planeta. Ele orbita uma estrela parecida ao Sol, chamada também de Kepler-452, a 1.400 anos-luz de distancia da constelação de Cygnus, que está a 11 anos-luz da Terra.

O primo da Terra é 60% maior e tem boa chance de ser rochoso, embora sua massa e composição ainda não tenham sido determinados. O anúncio da descoberta da Nasa acontece três dias depois de o astrofísico britânico Stephen Hawking lançar programa de 10 anos à busca de vida inteligente no universo. 

O Kleper-452b demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela. Essa estrela é um pouco mais velha que o Sol (tem “só” 1,5 bilhão de anos a mais), tem a mesma temperatura, é 20% mais brilhante e possui um diâmetro 10% maior. 

Em comunicado da Nasa, Jon Jenkins, chefe do projeto do satélite Kepler, demonstrou otimismo ao afirmar que “devem existir[...] todos os ingredientes e as condições necessárias para a vida neste planeta.” A Nasa estuda outros 11 candidatos à planeta que também estão em zona habitável.

VIA:NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário