O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alcança a maioridade nesta sexta-feira, 22. No período, o CTB ajudou o País a diminuir a proporção de mortes em decorrência a acidentes de trânsito, embora o próprio Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) considera os números alarmantes.
Em todo o País, dados do Denatran mostram que, desde que o CTB entrou em vigor até hoje, a frota de automóveis em circulação no País cresceu 275%, enquanto as mortes decorrentes de acidentes de trânsito aumentaram 40%. O órgão ainda informa que se não fosse o código, a quantidade de vítimas poderia ser maior.
O especialista em trânsito Rodrigo Paschoaoto define o CTB como “muito bom”, embora ele acredite que sejam necessárias mudanças pontuais, principalmente envolvendo as punições aos infratores, como um rigor maior para aqueles que desrespeitam o farol vermelho nos semáforos e a informação da multa aos motoristas.
Para ele, o fato da maioria dos acidentes serem causados por desrespeito a sinalização exige uma punição maior, como ocorre com os motoristas que dirigem embriagados ou sem carteira de habilitação.
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