A 18° Campanha Nacional de Vacinação inicia nesta sexta-feira, em todo o Ceará. A mobilização que integra a campanha deve seguir até 20 de maio.
Os grupos prioritários para receberam as vacinas são: crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, carcerária, funcionários do sistema prisional e adolescentes de jovens sob medidas socioeducativas.
Os sintomas da doença são caracterizados por febre súbita, dor de cabeça e musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Os casos mais graves apresentam dificuldade respiratória e risco de óbito.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a vacina não garante a “proteção completa”, mas previne em idosos “aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes, além de reduxir em até 2 dias o tempo de hospitalização.’’
A campanha será oficialmente aberta nesta sexta-feira no Centro de Saúde no bairro Meireles. O evento contará com a presença do prefeito Roberto Claúdio e dos secretários de Saúde de Fortaleza e do Estado.
O “Dia D de Vacinação”, que ocorrerá no sábado, terá vacinação nos 101 postos de saúda capital, além de reforço em 94 minipostos (tendas montados em estabelecimentos comerciais) e dez equipes volantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário