quarta-feira, 2 de outubro de 2013

DICAS: Cuidado ao comprar seu carro seminovo

Adulteração de quilometragem, pesquisa de mercado e histórico no Detran fazem a diferença

Veículos irregulares estão cada vez mais à disposição no mercado, e quem compra nem sempre consegue descobrir o real estado e a procedência do que está adquirindo. Segundo a Checkauto - empresa do Grupo DEKRA Brasil, especializada em inspeções e vistorias -, as restrições de "Veículos Baixados", "Adulteração de Km" e "Histórico de Leilão" cresceram em julho e tiveram queda em agosto, o que é um bom sinal.

Veículos usados e comprados em leilão devem ser analisados antes da compra, se possível até por um mecânico, para verificar como está o motor FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO

A empresa possui um sistema especializado que traz informações sobre o histórico de seminovos e usados. "Antes de efetivar a compra de um usado, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e ter paciência, pois é um investimento elevado. Aconselhamos que os clientes procurem a Checkauto para evitar dores de cabeça e gastos não previstos", afirma Luís Neca, gerente da Checkauto.


A restrição de "Veículos Baixados" significa que o modelo sofreu danos irreparáveis (um acidente de grande monta) e o chassi foi baixado nos cadastros do Detran, pois apresentam riscos de graves acidentes. Esses veículos não podem continuar nas ruas de maneira alguma. Quando a consulta Checkauto traz essa restrição é uma alerta de extrema relevância para o consumidor, pois é sinônimo de mau negócio.

O golpe da "Adulteração de KM" é uma prática contínua. "Realçamos a importância da verificação dessa restrição, pois é considerada crime, com pena de cinco anos de detenção. Há peças que precisam ser trocadas depois de um determinado tempo de rodagem e, se não forem, podem causar pane mecânica e até acidentes", alerta Neca.

Um veículo oriundo de leilão, não necessariamente significa mau negócio, porém, é preciso atenção redobrada. "O ideal é analisar seu histórico e procedência realizando uma consulta Checkauto e levá-lo para uma vistoria em empresas especializadas", orienta o executivo.


Um dos problemas que mais existem em carros seminovos chama-se adulteração da quilometragem, onde marginais alteram a quilometragem real do carro

Balanço
As restrições "Roubo e Furto em Aberto", "Histórico de Leilão", "Veículos Baixados", "Adulteração de KM" e "Adulteração de Chassi" foram os destaques no acumulado de janeiro a junho deste ano.


O Dossiê Veicular traz informações como problemas administrativos, tributários e judiciais; ocorrências de roubo e furto; multas; históricos de quilometragem; acidentes; sinistro; recall; decodificador de chassi (tecnologia que verifica se o chassi informado realmente confere com a base do Denatran ou DETRAN); duplicidade de motor; registro do veículo; licenciamento.
FONTE: UN. AUTOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário