O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2013 com alta acumulada de 5,91%, após avançar 0,92% no mês de dezembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (10).
Com o resultado, a inflação ficou dentro da meta estipulada pelo governo no ano passado, estimada em 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Esta é a décima vez consecutiva que o governo alcança o objetivo.
De acordo com o IBGE, os grupos que apresentaram maior variação positiva nos preços foram os de Alimentação e bebidas, com alta acumulada de 8,48%, e o de despesas pessoais, com variação de 8,39%.
Já os grupos comunicação e transporte foram os que registraram a menor variação positiva no IPCA, com altas de 1,5% e 3,29%, respectivamente.
Por região, o IPCA apresentou a maior alta anual em Recife, de 6,86%, enquanto Salvador foi o lugar com a menor variação de preços no ano passado, com alta de 5,03%.
INPC
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) encerrou 2013 com alta de 5,56%, ante elevação de 6,20% em 2012, segundo o IBGE. Em dezembro do ano passado, o INPC ficou em 0,72%, ante 0,54% em novembro. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário